810 likes | 1.87k Views
Microeconomia Aula 1. Prof. Fábio Dáquilla fabiodaquilla@yahoo.com.br. Editais 2009 Parte Geral Microeconomia : 1. Teoria do consumidor. 2. Teoria da firma. 3. Estrutura de mercado e formação de preço, análise de concentração. 4. Teoria dos jogos. Específica Área Econômica
E N D
MicroeconomiaAula 1 Prof. Fábio Dáquilla fabiodaquilla@yahoo.com.br
Editais 2009 Parte Geral Microeconomia: 1. Teoria do consumidor. 2. Teoria da firma. 3. Estrutura de mercado e formação de preço, análise de concentração. 4. Teoria dos jogos. Específica Área Econômica 1. Teoria do consumidor. 2. Teoria da firma. 3. Estrutura de mercado e formação de preço. Análise de concentração. 4. Teoria dos jogos. 5. Falhas de mercado: informação assimétrica, seleção adversa e risco moral (moral hazard). 6. Externalidades e bens públicos.
O que é Economia? Ciência Escassez Recursos limitados 3 perguntas Necessidades humanas ilimitadas Bens e serviços
1. (FUNIVERSA - 2011 - EMBRATUR - Economista / Economia ) Acerca de introdução aos problemas econômicos, de escassez e escolha e de livre mercado, assinale a alternativa correta. a) Bens é a denominação usual de produtos tangíveis, resultantes das atividades primárias, secundárias e terciárias de produção. b) As necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são escassos, ou seja, não são encontrados em grande abundância. c) Por mais desenvolvidas que sejam as sociedades, sejam elas constituídas pelos sistemas de economia de mercado socialista ou capitalista, formulam cinco perguntas fundamentais para minimizar o problema da escassez de recursos. d) Serviços é a denominação usual de coisas intangíveis, resultantes das atividades primárias e terciárias de produção. e) As necessidades humanas são limitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são encontrados em grande abundância, não havendo, portanto, o problema de se tornarem escassos.
Microeconomia Comportamento do indivíduo Consumidores e Firmas Macroeconomia Comportamento dos agregados Políticas econômicas
Custo de Oportunidade É o custo de abdicar de algo Conflito de escolhas É medido pela MELHOR escolha que se perde Trade-off
2. (CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário) A respeito dos conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subsequentes. Quando pessoas altamente qualificadas e bem pagas se dispõem a pagar mais caro por bens e serviços entregues em domicílio, para evitar filas em lojas e supermercados, observa- se um comportamento que reflete o fato de que esses indivíduos se confrontam com um custo de oportunidade do tempo mais baixo.
3. (ESAF - 2009 - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental ) Os produtos X e Y são produzidos em determinado país empregando-se apenas a mão-de-obra local. Em um dia, cada trabalhador é capaz de produzir 3 unidades do bem X ou, alternativamente, 5 unidades do bem Y. Nesse caso, pode-se afirmar que: a) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem X é de 3/5 unidades do bem Y. b) o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem Y é de 3/5 unidades do bem X. c) o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem Y é de 5 unidades do bem X. d) o custo de oportunidade de se produzir três unidade do bem X é de 3 unidades do bem Y. e) não é possível calcular o custo de oportunidade da produção do bem X ou do bem Y, pois o enunciado não informa a oportunidade perdida com essa produção.
4. (CESPE - 2003 - Instituto Rio Branco) Quando as datas do concurso de admissão à carreira de diplomata coincidem com aquelas do concurso para assessor legislativo, o custo de oportunidade de fazer a segunda seleção aumenta substancialmente para os candidatos que tencionam submeter-se aos dois certames.
5. (CESPE - 2010 - Banco da Amazônia ) Considere que o estado do Pará pode produzir, em um ano,200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 600 milhões de sacasde açaí, ou uma combinação desses dois produtos. O estado doMaranhão pode produzir 200 milhões de sacas de castanha-do-paráou 200 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses doisprodutos. A partir dessas informações, julgue os itens que seseguem. 4. Caso o estado do Maranhão se disponha a trocar uma saca de castanha-do-pará por duas sacas de açaí do estado do Pará, então essa transação será igualmente vantajosa para os dois estados. 5. Os custos de oportunidade da produção de uma saca de castanha-do-pará para os estados do Pará e Maranhão serão, respectivamente, iguais a 1⁄3 e 1 saca de açaí.
Vantagens Comparativas Vantagem comparativa x absoluta Especialização Críticas
6. ( Prova: CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco - Diplomata) Por elevar o custo de oportunidade do consumo, a especialização constitui uma das bases do comércio internacional, o que contradiz a lei das vantagens comparativas.
7. ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - Petrobrás - Economista) A tabela abaixo mostra os custos, em homens-hora locais, de produzir carros e milho, no Japão e nos Estados Unidos. A partir desses dados, pode-se concluir que o(s) a) Japão tem vantagem comparativa em milho. b) Japão tem vantagem absoluta em ambas as atividades. c) custo de oportunidade de produzir carros no Japão, em termos de milho, é menor que nos EUA. d) EUA têm vantagem comparativa em ambas as atividades. e) EUA têm vantagem comparativa em carros.
IMPORTANTE Revela as possibilidades produtivas 2 bens Progresso tecnológico Custos de oportunidade Formato Côncavo Eficiência Ótimo de Pareto
8. (FCC - 2010 - METRÔ-SP - Analista Treinee) A curva de transformação de uma economia mostra que, se os fatores de produção forem fixos e não houver inovações tecnológicas, a) o custo de oportunidade é crescente. b) o custo de aumentar a produção de um bem, em termos da redução da produção de outro bem, será decrescente. c) a taxa de transformação de um bem em outro será constante. d) independentemente do comportamento da demanda agregada, a economia estará sempre produzindo o máximo possível. e) o custo de oportunidade será nulo.
9. (FCC - 2007 - MPU - Analista Pericial) A curva de possibilidades de produção de uma economia a) tem sua concavidade voltada para cima. b) implica que os custos de transformação de um produto em outro são decrescentes. c) expressa os desejos da sociedade em consumir dois bens alternativos. d) implica que o aumento da produção de um bem só é possível às expensas da redução da produção do outro. e) baseia-se na hipótese de que a quantidade de fatores de produção é variável no curto prazo.
Raciocínio “marginal” Custo e Benefício marginal – Custos e benefícios obtidos por uma unidade a mais (na margem) Relações com a quantidade
Consequências da CPP Lei dos rendimentos marginais DECRESCENTES Custo de oportunidade CRESCENTE
10.(FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Treinee - Economia ) Em relação à curva de possibilidades de produção (ou curva de transformação) da economia, é correto afirmar: a) Um ponto à esquerda da curva representa uma combinação da produção de dois bens que não pode ser alcançada pela economia no curto prazo. b) A produtividade física marginal de cada recurso produtivo decresce com a maior utilização de cada um deles pela economia. c) É possível aumentar simultaneamente a produção de dois bens mesmo que os recursos da economia estejam sendo utilizados com a máxima eficiência que a tecnologia disponível permite. d) O custo de oportunidade da produção de um bem diminui à medida que mais recursos produtivos da economia são utilizados na produção do outro. e) Ela expressa as combinações de produção de dois bens que correspondam à máxima utilidade possível para os consumidores.
11. (CESPE - 2010 - Banco da Amazônia ) Se toda a população economicamente ativa da região amazônica estiver empregada, então os pontos de possibilidades de produção dessa economia regional estarão sobre a sua curva de possibilidades de produção.
12.(CESPE - 2011 - STM - Analista) No fluxo circular de bens e serviços, as firmas demandam fatores de produção que são ofertados pelas famílias e, nesse processo, os fluxos monetários vão das empresas para as famílias.
13.(CESPE - 2010 - Banco da Amazônia) O modelo do fluxo circular da renda e do produto não pressupõe uma economia aberta com governo.
Comportamento em geral crescente Não necessariamente é reta Curto x Longo prazos Função de produção
Comportamento em geral decrescente Não necessariamente é reta Curto x Longo prazos Função de demanda
Excessos de oferta e demanda Ponto de equilíbrio
Deslocamentos Variáveis endógenas e exógenas Deslocamento DAcurva eNA curva
Importante! Quantidade Ofertada ≠ Oferta Quantidade Demandada ≠ Demanda
Intervenções do Governo Impostos Cotas – Quantidades mínimas e máximas Congelamento de preços Preço mínimo e máximo Salário mínimo
Ineficiência econômica Mercados Negros Custos não-financeiros Corrupção Desemprego Prateleiras vazias Fuga da CPP
14. (FCC - 2007 - MPU - Analista Pericial) O deslocamento para a esquerda da curva de oferta de um bem num mercado de concorrência perfeita pode ser ocasionado, tudo o mais constante, por a) uma diminuição do preço do bem substituto. b) um aumento do número de consumidores do bem. c) um aumento do preço do bem complementar. d) uma redução dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação. e) um aumento da tributação indireta.
15. (CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco - Diplomata) A comercialização dos bilhetes das companhias aéreas realizada por via eletrônica, ao reduzir os custos dessas empresas, desloca, para baixo e para a direita, a curva de oferta de passagens aéreas.
16. (FCC - 2010 - SEFAZ-SP - Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem a) ao longo da curva de demanda, quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. b) em função de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera a renda dos consumidores. c) ao longo da curva de demanda, quando se altera o preço de bens complementares. d) em função de deslocamentos da curva de demanda, quando se altera o preço dos insumos de produção desse bem. e) ao longo da curva de demanda, quando se modificam as preferências dos consumidores.
17. (FMP-RS - 2011 - TCE-RS) Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. A seguir indique a opção com a sequência certa: ( ) A renda desloca a curva de oferta. ( ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado. ( ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. a) F – F – V – V b) F – V – V – F c) V – F – V – F d) V – V – F – F e) F – V – F – V
18. (FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista) A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posição original. Uma das causas possíveis é o aumento do a) preço do bem substituto. b) poder aquisitivo real dos consumidores. c) número de consumidores. d) preço do próprio bem. e) preço de um bem complementar.
19. (CESPE - 2003 - Instituto Rio Branco - Diplomata) Considerando os conceitos básicos da análise econômica e de sua evolução, julgue os itens a seguir. O pacote recente do governo brasileiro que injetou crédito de R$ 400 milhões para a compra de eletrodomésticos deslocará a curva de demanda de eletroeletrônicos para cima e para a direita, e a curva de oferta desses bens, para baixo e para a esquerda.