1 / 20

Não Perca seu Tempo

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração. Não Perca seu Tempo. Professor Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Eliane de Carla Afonso/Bolsista PET-GAEA Janeiro 2011. Por que não agora?. 88% dizem adiar atividades que não gostam de fazer;

mada
Download Presentation

Não Perca seu Tempo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Não Perca seu Tempo Professor Evaristo Marzabal NevesApoio Didático: Eliane de Carla Afonso/Bolsista PET-GAEA Janeiro 2011

  2. Por que não agora? • 88% dizem adiar atividades que não gostam de fazer; • 70% deixam para depois aquilo que poderiam fazer na hora; • 59% dizem atrasar a realização de tarefas porque se dispersam na internet; Os principais motivos dados pelos brasileiros para adiar tarefas:

  3. 56% se queixam de falta de energia para começar; • 49% postergam ações muito longas ou desafiadoras; • 41% evitam tarefas que podem gerar discussões ou conflitos; • 40% só cumprem as pendências quando elas viram urgências; • 40% dizem que executam suas tarefas se as planejarem; • 37% assumem que o motivo é preguiça.

  4. 20 Passos para acabar com o hábito de enrolar e ganhar mais tempo para aproveitar a vida.

  5. Defina prioridades ;- Entender como as atividades de seu dia podem ajudar a atingir seus grandes objetivos é uma estratégia poderosa para deixar de adiar tarefas. • Estabeleça prazos;- Sem eles nada sai do papel.

  6. Mantenha o foco;- Classifique suas obrigações: - Importantes: devem ser o foco, porque trazem benefícios para você. - Urgentes: significam que você já perdeu o prazo e, por isso, deve atacá-las imediatamente. - Circunstanciais: são compromissos ou tarefas que não têm nenhuma relação com seu projeto pessoal.Evite.

  7. Pense em etapas;- Divida as tarefas em passos rápidos de cumprir. Elas ficam menos assustadoras. • Faça uma lista diária;- Planeje como usar o dia, de acordo com a importância das tarefas. • Seja realista;- Planejar mais tarefas diárias do que é possível cumprir só trará dois resultados: trabalho por fazer e frustração.

  8. Antecipe urgências;- Elas aparecerão. Uma boa medida é deixar 30% de suas horas de trabalho disponíveis para resolver esses problemas. • Não confie na memória;- Use a agenda, o celular e o computador para gerenciar suas atividades. Os sites “Nozbe.com” e “Rememberthemilk.com” guardam listas.

  9. Premie – se;- Estabeleça prêmios para etapas cumpridas. Vale um jantar em um lugar especial ou mais tempo para dormir. • Repita: “É só começar”;- Os psicólogos dizem que assim que começamos uma tarefa percebemos que ela não é tão repulsiva quanto parecia. Obrigue-se a começar.

  10. Faça uma coisa por vez;- Não somos multitarefas. Estudos sugerem que quem faz várias atividades ao mesmo tempo tem um desempenho ruim em todas. • Livre-se do vício do e-mail;- Conferir sua caixa de entrada a cada duas horas é o suficiente. Se algo for muito urgente, as pessoas ligarão.

  11. Resista às redes sociais;- Não é preciso ficar online o tempo todo. Já há sites que atualizam várias redes de uma só vez, como o Tweetdeck.com . • Bloqueie a internet;- Para escapar da tentação de navegar a esmo, use aplicativos como Freedom (macfreedom.com), que bloqueia a internet por até oito horas. O Selfcontrol (visitsteve.com/made/selfcontrol) barra apenas os sites que você escolher.

  12. Conte o tempo;- Ajuda a perceber que gastamos mais minutos do que pensamos com distrações e que cumprir tarefas simples é mais rápido do que imaginávamos. • Mantenha a ordem;- Uma pessoa pode perder 40 minutos por dia procurando por materiais e informações.

  13. A regra dos 15 minutos;- É o tempo de fazer coisas chatas, como arrumar a casa. Ajuda a manter a ordem. • Crie hábitos;- Insista na rotina de organização por várias semanas até ela se tornar automática.

  14. Valorize o lazer;- Reserve horários para se divertir. Relaxar ajuda a aumentar a produtividade. • Perdoe-se;- Quem se perdoa por uma enroladinha age rapidamente para cumprir a tarefa que postergou.

  15. “ É fundamental tirar algumas horas na sexta-feira, no sábado ou domingo para programar a semana. Esta providência, básica e simples, evitará surpresas desagradáveis, do tipo esquecer de fazer uma atividade importante para a aula ou mesmo de estudar para uma prova. O segredo é disciplina e planejamento. E isso requer comprometimento.” (Chrystian Barbosa – autor de livros sobre “Administração do tempo”)

  16. “Pessoa desorganizada, indisciplinada e proscratinadora acumula estresses, caminho rápido para a ansiedade, `síndromes´ e estado depressivo.”

  17. Sobre Ansiedade Venda de calmantes dispara no Brasil (Folha UOL, 17/01/11) • 2006: número de caixinhas vendidas = 13,57 milhões. • 2010 : número de caixinhas vendidas = 18,45 milhões (+36% sobre 2006). • Rivotril responde por 77% (± 14 milhões/ano).

  18. Venda do ansiolítico Donazepam é o 2º mais comercializado entre as vendas sobre prescrição. Primeiro lugar o anticoncepcional Microvior (20 milhões) • O ansiolítico causa dependência, provoca sonolência, dificuldade de concentração e falhas de memória. • Hipótese para explicar aumento de consumo: as pessoas querem cada vez mais soluções rápidas para aliviar a ansiedade. As pessoas trabalham até tarde, chegam em casa ansiosas e querem dormir logo. Não relaxam, não se preparam para o sono. Criam uma dependência psíquica.

  19. Tem sido indicado para vários transtornos mentais, síndrome do pânico, distúrbio bipolar, depressão (usado como coadjuvante de antidepressivos). • Efeitos colaterais: sonolência, movimento anormais dos olhos, movimentos involuntários dos membros, fraqueza muscular, fala mal articulada, tremor, vertigem, perda de equilíbrio, dificuldade no processo de aprendizagem e de memória.

  20. Bibliografia: • Capítulo 3 – A Tríade do Tempo – Livro “A Tríade do Tempo” de Christian Barbosa – Ed. Campus. • Artigo “ Chega de enrolar”. Revista Época, n° 660, 10.01.11, p. 78-85.

More Related