120 likes | 187 Views
O CRISTIANISMO. Professor: José Edimilson Kober. O Cristianismo nasceu na Palestina , que fica no Oriente Médio, onde hoje se encontra o Estado de Israel. Lá a situação era dramática. Nela vivia o povo Judeu (hebreu) , que estava dominado pelos romanos. A DIÁSPORA=DISPERSÃO.
E N D
O CRISTIANISMO Professor: José Edimilson Kober
O Cristianismo nasceu na Palestina, que fica no Oriente Médio, onde hoje se encontra o Estado de Israel. Lá a situação era dramática. Nela vivia o povo Judeu (hebreu) , que estava dominado pelos romanos.
A DIÁSPORA=DISPERSÃO • Perseguidos, muitos judeus preferiram fugir da Palestina. Essa dispersão dos judeus pelo mundo afora é chamada de diáspora. • Nos séculos IV a.C. e III a.C., por exemplo, havia uma quantidade enorme de judeus vivendo em Alexandria. Como você sabe, a Alexandria ficava no Egito mas era um cidade grega. Lá, muitos judeus absorveram valores da cultura grega. • Em 66 d.C., no tempo de Nero, os judeus da Palestina se rebelaram contra o domínio romano. Foi uma revolta heróica, com armas na mão, lutando até a morte pela liberdade. Em 70d.C. a revolta foi vencida. Os romanos foram impiedosos. Executaram centenas de prisioneiros. Executaram centenas de prisioneiros e destruíram o templo de Salomão. Em 132 d.C. houve outra revolta e aí os romanos praticamente destruíram toda a cidade de Jerusalém. A partir desses acontecimentos, muitos judeus fugiram da Palestina.
A diáspora levou os judeus à Europa. Espalharam-se por Portugal e Espanha, depois pela Alemanha, Polonônia e Rússia. Na Europa, também foram discriminados. Atualmente, a maioria dos judeus vive nos EUA e na Rússia. Em Israel mora um terço de todos os judeus do mundo.
QUANDO JESUS NASCEU? • Numa época difícil de opressões dos romanos, muitos judeus aguardavam a chegada do Messias. Acreditavam que ele apareceria em breve. Foi então que surgiu um homem chamado Jesus de Nazaré. • Quando Jesus nasceu? Cuidado! Lembre-se de que não existe o ano 0. Existe o ano 1 d.C. e, antes dele, o ano 1! É isso mesmo. Quando fizeram o calendário que utilizamos até hoje, foi cometida uma imprecisão. Na verdade, Jesus nasceu de Maria, em Belém, no ano 4 ou 5 antes da era que leva seu nome. • Portanto, amigo leitor, para saber há quanto tempo Jesus nasceu, você deve somar o ano atual (no calendário) com 4 ou 5.
No novo testamento, só aceita pelos cristãos, Jesus não escreveu nada. • Nos quatro evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João), a vida de Cristo e suas idéias são contadas de maneiras diferentes.
As autoridades religiosas judaícas repudiavam o cristianismo. Diziam que Cristo era um falso Messias. • Pedro, um dos discípulos de Cristo, procurou organizar uma igreja que reunisse essas pessoas. Assim, Pedro foi preso e crucificado.
O cristianismo era considerado uma ameaça a sociedade romana. • Afinal, os cristãos contestavam a escravidão, a autoridade máxima do imperador, a ganância e a vida imoral dos ricos.Tiveram início as perseguições. • Milhares de cristãos pagaram um alto preço por sua fé ousada. Foram presos, torturados e mortos.
No Coliseu, as multidões tinham o prazer sádico de assistir aos cristãos sendo torturados. Criancinhas sendo comidas por animais ferozes; mulheres nuas e amarradas, tendo cada pedaço do corpo arrancado por um alicate; homens besuntados de óleo e queimados vivos.
A fé clandestina: as catacumbas • Em Roma, os cadáveres eram cremados (queimados até virar cinzas). Os cristãos preferiam enterrar os corpos. Os primeiros cemitérios cristãos eram as catacumbas. Tratava-se de túneis escavados na rocha, alguns metros abaixo da superfície da terra. • Nos tempos de grande perseguição, muitos cristãos utilizaram as catacumbas para se esconderem.
Em 313, o imperador romano Constantino abraçou o cristianismo. • A partir daí, o Estado parou de perseguir os cristãos. Influenciado pela nova doutrina, Constantino decretou o fim do trabalho aos domingos, uma importante medida, que aliviava um pouco a vida dos escravos. O que mostra que o cristianismo dos ricos e poderosos nem sempre era pura hipocrisia. A influência do cristianismo realmente poderia mitigar algum sofrimento dos humildes.
Bibliografia: Schmidt, Mario Eurley.Nova História Critica,editora nova geração.S.P.2001