1 / 21

PESQUISA DOCUMENTAL

PESQUISA DOCUMENTAL. Ana Beatriz Hermínio Michele Cristina Pedroso Patrícia Adriana Abdalla Suelen Maria Ritter 3.º ano- Pedagogia. Definições:. Pesquisa :

mahala
Download Presentation

PESQUISA DOCUMENTAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PESQUISA DOCUMENTAL Ana Beatriz Hermínio Michele Cristina Pedroso Patrícia Adriana Abdalla Suelen Maria Ritter 3.º ano- Pedagogia

  2. Definições: • Pesquisa: “1- ato ou efeito de pesquisar; 2- investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir fatos relativos a um campo do conhecimento”. (Dicionário Aurélio) “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa só é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.” (GIL, 2008, p.17)

  3. Definições: • Documento “qualquer escrito utilizável para consulta, estudo, prova, etc.”(Dicionário Aurélio) “Quaisquer materiais escritos que possam ser utilizados como fonte de informação sobre o comportamento humano.” (PHILLIPS 1974, p.87 apud LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p. 38).

  4. Com isso... O que é uma pesquisa documental?

  5. Pesquisa documental • É semelhante a pesquisa bibligráfica, mas apresenta sua singularidade: documentos. • Seu desenvolvimento da pesquisa documental utiliza diversificadas e dispersas fontes. • Nem sempre fica clara a distinção entre a pesquisa bibliográfica e a documental, já que, a rigor, as fontes bibliográficas nada mais são que documentos impressos para determinado publico. Alem do mais, boa parte das fontes usualmente consultada nas pesquisas documentais, tais como jornais, boletins e folhetos, pode ser tratada como fontes bibliográfica. Nesse sentido, é possível ate mesmo tratar a pesquisa bibliográfica como um tipo de pesquisa documental, que se vale especialmente de material impresso fundamentalmente para fins de leitura. (GIL, 2008, p. 46)

  6. Vantagens: fonte rica e estável de dados; subsistem ao decorrer do tempo; custo baixo; não exige contato com os sujeitos da pesquisa. • Desvantagens: não-representatividade e subjetividades dos documentos “Ainda em relação a esse problema, convém lembrar que algumas pesquisas elaboradas com base em documentos são importantes, não porque respondem definitivamente a um problema, mas porque proporcionam melhor visão deste problema ou, então, hipóteses que conduzem a sua verificação por outros meios.” (GIL, 2008, p. 47)

  7. Delineação da Pesquisa Documental • determinação dos objetivos: objetivos específicos e teste de hipóteses. • elaboração do plano de trabalho: levantamento de aspectos que serão abordados nos documentos. • identificação das fontes: levantamento dos documentos.

  8. localização das fontes de obtenção do material: seleção dos materiais úteis a pesquisa; • tratamento dos dados: primeiro a pré-análise na qual se faz a escolha dos documentos, se formula hipóteses e se prepara o material para analise. A segunda consiste na exploração do material que se dá na escolha, classificação e enumeração das unidades. Por fim, a terceira etapa é a o tratamento, análise e interpretação dos dados.

  9. confecção das fichas e redação do trabalho: se aplicam no caso de pesquisas qualitativas. Nas pesquisas quantitativas, são elaboradas geralmente tabelas; • construção lógica e redação do trabalho: nas pesquisas quantitativas, os dados são organizados em tabelas e permitem o teste de hipóteses estatísticas. Nas pesquisas qualitativas se costuma ter uma movimentação entre observação, reflexão e interpretação de acordo com o andamento da análise.

  10. Exemplo de artigo:“O método de análise documental: seu uso numa pesquisa bibliográfica” PIMENTEL, A Cadernos de Pesquisa, n.° 114, p. 179-195, novembro/2001

  11. Objetivos: compreender a relação entre psicologia e educação, entre as décadas de 50 e 80. Foi desenvolvida uma análise documental de atuação e produção da coordenadora do Programa Alfa – Ana Poppovic A primeira etapa da pesquisa teve como objetivo encontrar as fontes e os documentos. Para cada documento foi criada uma ficha de leitura contendo resumo, referencia bibliográfica e transcrições de alguns trechos que poderiam ser utilizados depois. Qualitativamente, foram identificadas as influências teóricas de pautaram sua produção.

  12. Posteriormente o material foi reorganizado conforme a leitura dos documentos, e esta seguiu o critério de assunto, separando-os por aspectos de tema e conceitos das publicações. Depois de toda a organização e sua reorganização, foram feitos quadros de autores e palavras-chave Quantitativamente, foi analisada a freqüência com que os autores eram citados nas obras de Poppovic, e como apresentavam alterações referenciais no decorrer delas.

  13. Primeiramente foram grifadas no texto, conceitos que resumiam, mostravam ou definiam idéias relevantes do assunto, que representavam uma classe desses conceitos. O tratamento dos dados se deu de forma de empregamento de técnicas para desvendar o aspecto principal que servisse para a pesquisa Possibilitando estabelecer a compreensão da obra de Poppovic.

  14. Portanto a realização de um trabalho sobre Poppovic mostra-nos como foi o inicio da pesquisa no passado recente, principalmente da aprendizagem no inicio da escolarização na qual ao realizar projetos de intervenções foi possível transcrever a dicotomia entre a teoria e a prática que esta presente na ação educacional no campo do conhecimento psicológico, tal como no programa Alfa.

  15. Trabalho de Conclusão de Curso • Escola Estadual “Brasil”: entre memórias e imagens – Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida.

  16. Não parece haver alguma especificação do que é pesquisa documental e o porquê da preferência do autor por essa metodologia. • “Embora pouco explorada não só na área de educação como em outras áreas de ação social, a análise documental pode-se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.” (LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p.38)

  17. Metodologia • Análise documental • Iconografia • História Oral

  18. Objetivos • Conhecer e compreender a escola com mais profundidade; • Estrutura física, planejamento, profissionais e seu cotidiano; • Remontar sua história desde 1935 até 2006; • Analisar as mudanças da educação brasileira nesse período.

  19. Dificuldades • “Constituir o registro dos fatos dessa escola foi uma tarefa prazerosa, porém nada simples. Devido à ausência de fontes bibliográficas, tivemos que juntar a sua história que estava fragmentada como um quebra-cabeça em que cada peça estava representada por fotos e relatos de cada um dos integrantes desse jogo [...]” (p. 289)

  20. Conclusão do TCC • “De todo o registro dessa história, empenhamo-nos primeiramente em demonstrar a origem da escola e, posteriormente, o “porquê” de sua denominação “BRASIL”. Certificando-nos de sua origem e das razões de seu nome, concentramos nossos esforços em interrogá-la ao longo de todos esses anos [...]” (p. 287)

  21. Bibliografia • ABREU, S. E. A. Pesquisa e Análise Documental. In: XVI Seminário de Práticas Docentes: competências docentes no século XXI e em outros também, 2008, Anápolis. Anais do XVI Seminário de Atualização de Práticas Docentes. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis, 2008. p. 26-28. • ALMEIDA, W. R. A. Escola Estadual “Brasil”: entre memórias e imagens. 1. ed. Limeira: Editora e Gráfica Expressão, 2007. • GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª edição. São Paulo. 2002. • LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A., Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. E.P.U., 1986. • PIMENTEL, A. “O método de análise documental: seu uso numa pesquisa bibliográfica”. Cadernos de Pesquisa, n.° 114, p. 179-195, novembro/2001 • SILVA, E. L. e MENEZES, E. M. “Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação”. UFSC, Florianópolis 2001. p.41-42.

More Related