170 likes | 348 Views
José Armando Valente. Por quê o computador na educação?. É preciso desmistificar a visão dos pais e alunos em relação a utilização da sala de aula digital. As novas tecnologias chegaram para revolucionar o processo ensino/aprendizagem. Por quê usar o computador na educação?
E N D
José Armando Valente Por quê o computador na educação?
É preciso desmistificar a visão dos pais e alunos em relação a utilização da sala de aula digital As novas tecnologias chegaram para revolucionar o processo ensino/aprendizagem.
Por quê usar o computador na educação? Existe realmente algum benefício auferido ou é uma questão de modismo? Que benefícios serão conseguidos com a introdução do computador na educação?
Será que o computador não está sendo usado como mais um método educacional como tantos outros já utilizados? A interação do aluno com o computador promove a construção do conhecimento.
Cético Indiferente Otimista Visões da informática em Educação:
Completo desinteresse e apatia frente aos computadores, esperam para ver o que acontecerá. VISÃO INDIFERENTE
A criança vive no século XXI e os recursos que a escola dispõe são do século XVIII. Visão cética: o receio da substituição do professor pela máquina.
Rejeição ao desconhecido, medo da mudança. Formação de crianças desumanas e robóticas, por meio da substituição do contato humano pela frieza da máquina.
Uso do computador é visto como modismo e copiado de outros lugares sem adaptação e senso crítico. VISÃO OTIMISTA: são os entusiastas que se lançam na utilização das tecnologias sem uso da razão e, por vezes, sofrem com as frustrações.
O computador é um meio didático que deve ser utilizado para agregar informações, ao despertar a curiosidade e motivar o aluno tornando as aulas mais interessantes. Computador na escola não significa aprender A RESPEITO DE computadores / computação mas sim aprender COM os computadores.
O desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a resolução dos problemas O computador deve ser incorporado à prática pedagógica.
INSTRUCIONISTA: uso do computador como máquina de ensinar, sem alterar a metodologia tradicional de ensino de forma tutorial. PARADIGMAS DO USO DO COMPUTADOR
O aluno começa a pensar sobre suas próprias idéias ao ver o computador como um meio de aprendizado. CONTRUCIONISTA: o aprendiz constrói o saber através do fazer, motivado pelo seu interesse.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas. O computador deve ser visto pelos professores como um novo paradigma que promove a aprendizagem.
A capacidade de criar e pensar não se constrói do dia pra noite mas, inicia-se no primeiro dia de vida. A escola continua formando alunos pouco criativos e escassos na capacidade de pensar.
Cabe ao professor inovar-se, abrir-se ao novo, adaptar-se e modificar sua visão de mundo tendo o computador como um aliado na sua prática pedagógica, não como um rival e substituto.
Felizmente, estamos aqui, tendo esta oportunidade de inovar, buscando a melhor maneira de aplicar o uso dessas tecnologias na educação.