150 likes | 235 Views
REUNIÃO Mindelo, 10 DE JANEIRO DE 2013. ORDEM DE TRABALHOS Avaliação da Atividade “1 Pov , 1 Seleção, 1 Coração”. Pedido de Reunião do “Grupo de Reflexão sobre a Regionalização” . Atividades de Deslocação à Periferia. Agenda de Atividades 2013. Outros.
E N D
REUNIÃO Mindelo, 10 DE JANEIRO DE 2013
ORDEM DE TRABALHOS Avaliação da Atividade “1 Pov, 1 Seleção, 1 Coração”. Pedido de Reunião do “Grupo de Reflexão sobre a Regionalização” . Atividades de Deslocação à Periferia. Agenda de Atividades 2013. Outros
Avaliação da Atividade “1 Pov, 1 Seleção, 1 Coração”. Atividade foi muito bem sucedida, cumpriu todos seus objetivos. Evento foi referenciado em Órgãos de Comunicação Nacionais (citar) e Internacionais (citar). Feedback da População, dos Jogadores e Comitiva e da Federação Caboverdiana de Futebol foi de agradecimento, e de grande emotividade. Foi salientado o facto de nunca se ter visto ou sentido semelhante apoio, a tal dimensão, a uma seleção cabo-verdiana, em qualquer outra modalidade desportiva, em todo o Cabo-Verde (by….). Ponto de Situação dos Pagamentos: Recibos, Faturas. No que diz respeito a fatura a ser liquidada pela CVMOVEL (Patrocínio T-Shirts), foi consensual que já poderia ser encaminhado, resolvida a reclamação sobre a suposta fraca visibilidade/presença da marca durante o evento.
Avaliação da Atividade “1 Pov, 1 Seleção, 1 Coração”. Peça Jornalística do Evento divulgadas pela TCV - Imagens do Evento com Som de Funaná: Distorce o objetivo do PF ao associar o ritmo caraterístico do Carnaval, a Batucada, ao apoio aos Tubarões Azuis, ou seja, o de valorizar uma das vertentes à qual a cultura sanvincentina é associada. Com a peça da TCV mais facilmente se confunde com um evento realizado na capital, ao ter como som de fundo um ritmo caraterístico daquela região.
Avaliação da Atividade “1 Pov, 1 Seleção, 1 Coração”. Peça Jornalística do Evento divulgadas pela TCV - Imagens do Evento com Som de Funaná: QUE FORMA DE REAÇÃO da parte do PF? Opiniões: Não há necessidade de reação, devemos sim valorizar e divulgar todos os aspetos positivos do evento, focando nos resultados em vez de se deter em ações passadas na Praia. É fulcral uma reação, dado que o acontecido poderá ter sido propositado. Mostrar e Criticar o acontecido através da Banda Desenhada Ponto Fuga.
Avaliação da Atividade “1 Pov, 1 Seleção, 1 Coração”. QUE FORMA DE REAÇÃO da parte do PF? Consenso: Solicitar o vídeo à TCV. Caso se confirme a perceção do grupo, divulgar a peça conforme veiculada pela TV Nacional e de seguida publicar a sátira através da BD. Procurar outro caminho para o texto da BD. e.g. “M gostátont d kel evento k m resolvébaoiál na TCV, ma afinal m uví foi funaná.” 4. Ponto de Fuga deverá recolher junto a diversas fontes imagens captadas durante o evento , fazer seu trabalho de edição por forma a ter um material digno que reflita a real dimensão e valor do evento.
2. Pedido de Reunião do “Grupo de Reflexão sobre a Regionalização” Foi solicitado, pelo grupo supracitado, uma reunião com o Ponto de Fuga, no sentido de discutir afinidades que possam existir entre os objetivos de ambos, por forma a concertar possíveis pontos de ação comuns. PF concordou em reunir-se com o Grupo no dia 14 de Janeiro, 2ªfeira, 19h30 no Castilho. Representantes do PF que estarão presentes: Deluca, Dirce, Edson, Eleana, Kimze, Pepe, Tony. A salvaguardar: PF não possuí uma posição concertada sobre o tema Regionalização.
3.Atividades de aproximação do PF à Periferia Evento: Angariação de Alimentos para Instituições (Precisa de Melhor Definição). Data Prevista: 22 de Janeiro. Parcerias: Rappers Unidos (facilita acesso e aproximação à periferia) Walt AllBlacks.
3.Atividades de aproximação do PF à Periferia Opiniões: Focar em Instituições/Causas/Grupos em maior situação de risco e não as que recebem maior atenção. O timing de realização do evento é curto, podendo-se repetir a experiência da atividade de Natal. Atividades do género devem ser concertadas com Instituições que trabalham nesta área, de modo a ultrapassar a desarticulação existente atualmente, com consequente sobreposição de programas sociais com mesmos objetivos e público-alvo, que acabam por beneficiar sempre as mesmas pessoas, em detrimentos de outras igualmente carenciadas. As atividades devem ser desenhadas por forma a que seu resultado seja sentido a médio-longo prazo.
4.Agenda de Atividades2013 / 1º Trimestre Temas Propostos (servirão de base para Atividades a Desenvolver): Tertúlias nas Universidades (Arranque em Março de 2013). Degradação do Vulcão do Calhau. Mau cheiro na estrada para Lazareto. Retrato real de São Vicente – captação, compilação e divulgação de imagens da periferia de São Vicente (poderá ser iniciado com a atividade de deslocação á periferia do dia 22/01/13). Desemprego em São Vicente. Regionalização (Fórum). Participação nas Sessões da Assembleia Municipal. Temas: Obras do Polidesportivo do Norte; Relvado para Estado do Fontinha (treinos da seleção); Negócios Informais nas Ruas do Mindelo. Turismo para São Vicente. Inoperância de Instituições como AJEC e ADEI em São Vicente. Património: Dinâmica (Palácio, Réplica da Torre de Belém), Recuperação. (fazer levantamento)
5.Outros CARATÉR URGENTE: RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS. Deverão ser elaborados documentos texto, fotos e vídeo, quando possível. Garantir que hajam resultados práticos das atividades (pressão-ação). Ponto de Fuga já dispõe de um espaço para realização das reuniões, espaço cedido pelo Grupo Cimboa, PCA - Plataforma de Cultura e Artes. Espaço de Trabalho, Reuniões e Acesso à Internet.
5.Outros Para cada atividade do PF podem ser criadas Comissões, cujos integrantes devem ser membros do grupo com competências na área. Isto não excluí a contribuição dos restantes Membros. É apenas no sentido de facilitar, tornando as ações do grupo ainda mais dinâmicas e eficazes. Regras de aprovação dos Posts no Espaço Ponto de Fuga, no Facebook: Não são permitidas promoções (no sentido comercial) de produtos, serviços, entidades públicas, privadas ou particulares.
5.Outros Para análise individual e posterior decisão do Grupo: Projeto Cidadania Ativa – Intervenção na Cidade Enquadrado na Responsabilidade Social das Empresas Parceria: PCA – Plataforma Cultura e Artes Empresas: Enacol e Sita Atividade: Tanques da Enacol passarem a funcionar como Painel para Artistas. Possível tema: Traço artístico da história de Bunkering em São Vicente.
FRASES “Ponto de Fuga” “Ponto de Fuga deverá funcionar como uma placa giratória em áreas específicas, de interesse para São Vicente.” By Pedro Monteiro
FRASES “Ponto de Fuga” “A periferia é onde está o maior desafio de São Vicente.” By Tony Fortes