1 / 17

Perturbações no equílibrio dos ecossistemas As catástrofes Naturais

Perturbações no equílibrio dos ecossistemas As catástrofes Naturais. Introdução.

makya
Download Presentation

Perturbações no equílibrio dos ecossistemas As catástrofes Naturais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perturbações no equílibrio dos ecossistemasAs catástrofes Naturais

  2. Introdução A Terra é um planeta extremamente activo e por vezes essa actividade manifesta-se sobre a forma de fenómenos naturais com consequências prejudiciais ao bom e harmonioso funcionamento dos ecossistemas e das populações humanas. A estes fenómenos chamamos de catástrofes naturais. O desenvolvimento científico-tecnológico do Homem tem permitido perceber melhor estas catástrofes: as suas causas, a sua detecção, como funcionam, as zonas do globo onde há mais probabilidade de se verificarem. São muito importantes as atitudes de prevenção e de protecção durante uma catástrofe natural. A divulgação por parte dos Media também é muito eficaz. Mesmo assim, o rasto destas catástrofes é destrutivo e os seres vivos continuam a tentar travar a mais difícil das batalhas, a da sua sobrevivência.

  3. As erupções vulcânicas Ocorre uma erupção, quando materiais vindos do interior da Terra são expelidos para o exterior. Podem ser libertados materiais gasosos, sólidos (piroclastos) e líquidos (lavas). Uma erupção pode originar: sismos e tsunamis; nuvens ardentes; lahares; alterações sensíveis no clima. Podem ser tomadas medidas de prevenção, protecção e previsão para evitar grandes prejuízos das erupções vulcânicas. Em Portugal Continental, o risco de erupções vulcânicas é mínimo, mas em Portugal Insular há um maior risco das mesmas. Nos Açores, alguns destes planos de protecção e prevenção estão a ser desenvolvidos.

  4. Os Sismos Os sismos são vibrações rochosas resultantes das libertações bruscas e curtas de energia acumulada no interior da Terra. Um sismo pode provocar tsunamis, avalanches ou derrocadas e alterar o curso dos rios. Para prevenir podemos examinar os registos sísmicos anteriores para construir cartas de risco sísmico, para construir edifícios com protecção anti-sísmica, as populações devem fazer simulações de sismos para saber o que fazer em caso de sismo.

  5. As Tempestades As tempestades são fenómenos naturais em que se manifesta uma grande e brusca actividade atmosférica e as consequências podem ser desastrosas ao nível das populações humanas e dos ecossistemas. São apresentadas sob a forma de furacões ou de tornados. Podem estar associadas a trovoada, a precipitação de chuva , neve e granizo e é claro a ventos muito fortes que destroem tudo à sua passagem nos ecossistemas e nas populações humanas. Os Media são os grandes responsáveis pela divulgação das tempestades às populações humanas. As pessoas por vezes são obrigadas a evacuar, pois em pouco tempo muda a direcção, a intensidade e a velocidade duma tempestade. Os animais têm instintos que pressentem as tempestades e assim conseguem fugir , no entanto , isto não é uma teoria certa e ninguém livra as plantas das tempestades . Os prejuízos são muito elevados.

  6. As inundações As inundações são subidas do nível normal das águas que transcendem assim o seu curso, alargando-o e expandindo-o, submergindo as áreas circundantes e as margens. As causas podem ser maremotos, tempestades e trombas de água, excesso de precipitação, falta de limpeza e o assoreamento dos leitos fluviais e as construções sem planeamento, construídas a ocupar parte do leito fluvial, o que constitui uma obstrução ao próprio leito. A evacuação e o apoio militar são essenciais para resolver esta situação. Para prevenir deve-se informar as populações sobre como detectar uma inundação por causas que estejam evidentes e que possam causar a inundação. Deve-se elaborar mapas de zonas em risco de serem inundadas e os construtores devem cumprir a lei que não permite a construção de infra-estruturas com pisos e andares de altura superior a uma eventual inundação.

  7. Secas Seca é uma situação em que o estado meteorológico é seco e quente o que pode ser prejudicial à agricultura, ao abastecimento rural/urbano de água e causar grandes problemas na saúde das pessoas. As causas para esta situação prendem-se com a precipitação, assim como o elevado grau de calor presente no ar. As secas têm consequências como a falta de água potável disponível para os seres vivos, a susceptibilidade para ocorrência de incêndios florestais, a diminuição de biodiversidade, o abandono dos meios rurais e a queda na produção agrícola e a desertificação. A poupança da água nas regiões com susceptibilidade a secas e que têm reservas de água é essencial. Elaborar mapas de zonas susceptíveis a secas e em caso de seca prestar ajuda humanitária.

  8. Os incêndios Um incêndio é um conjunto de fogos (matéria no estado de plasma) que se propaga e arde diversos materiais. Os incêndios podem ser ateados por mão humana ou podem ser causados por tempo seco e quente ou ainda por falta de limpeza florestal. A permanência de resíduos combustíveis humanos nas florestas pode ser outra causa. Os incêndios podem queimar as florestas provocando um grave desequilíbrio nos ecossistemas por morte dos seres autotróficos e por falta de purificação do ar. Podem ser letais para os seres vivos e queimar habitações humanas e outras infra-estruturas. Os incêndios contribuem para a infertilidade dos solos e para a poluição atmosférica. Podemos prevenir os incêndios mantendo limpa a floresta e vigiando-a. Em caso de incêndio devemos ligar para o 112 ou 117 para chamar os Bombeiros.

  9. Conclusão Este trabalho elucida duma maneira simples o que são as diversas catástrofes naturais , as suas causas, as suas consequências e a sua prevenção. As catástrofes naturais podem ser destrutivas tanto para o Homem , como para os Ecossistemas e os restantes seres vivos. Podemos prevenir estas catástrofes, mas não podemos evitá-las, pois a sua origem é natural e temos de aprender a viver com elas.

  10. Bibliografia Imagens retiradas de : http://images.encarta.msn.com/xrefmedia/sharemed/targets/images/pho/t014/T014502A.jpg http://masseynews.massey.ac.nz/2007/Massey_News/issue-03/images/Ruapehu-lahar-Neall.jpg http://ciencias3c.cvg.com.pt/images/osvulc17.jpg http://geosun.sjsu.edu/~sedlock/112/images/abe05.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9c/SismoTurquia03.jpg/250px-SismoTurquia03.jpg http://www.prof2000.pt/users/esf_cnat/sismo1.gif http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/New%20Orleans%20-%20katrina.JPG http://meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/katrina-furac%E3o.jpg http://criptopage.caixapreta.org/secao/tornados/imagens/Tornad3.jpg http://213.58.135.100/images_sid/articles/194491/katrina+inundacao.jpg http://www.porto.taf.net/dp/files/20061125-douro.jpg http://gadjuh.files.wordpress.com/2007/04/seca.jpg http://anaeluciana.files.wordpress.com/2007/07/bombeiro.jpg http://sorrisosebocas.blogs.sapo.pt/arquivo/incendio2.jpg http://multimedia.iol.pt/tvi/oratvi/multimedia/imagem/id/1997292/360

  11. Bibliografia Informação retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismos Farndon, John, “tempestades”, in “Dicionário escolar da Terra”, Ed. Civilização, Porto, Abril de 2004, pp. 152-153. Beaumont, Émilie, “Uma Natureza transtornada”, “Uma classificação que mete medo!”, “Zonas de alto risco”, “Lutar contra a queda de detritos vulcânicos”, “Combater as escoadas de lava”, “Fugir à cólera dos Vulcões”, in “Os Vulcões”, Ed. Fleurus, 2004, pp. 34-35, pp. 58-67. Motta, Lucinda, dos Anjos Viana, Maria, “O que são catástrofes naturais?”, “Sismos e Vulcões-que medidas de prevenção e protecção?”, “O que são Tempestades?”, “Quais as causas e consequências das inundações?”, “Quais as causas e consequências das secas?”, in “Perturbações no equilíbrio dos Ecossistemas”, in “Bioterra 8”, Porto Editora, Porto, 2007, pp. 82-90.

More Related