1 / 12

Metodologia e Estruturação das Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Nível Médio

Metodologia e Estruturação das Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Nível Médio. Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS.

maren
Download Presentation

Metodologia e Estruturação das Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Nível Médio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Metodologia e Estruturação das Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Nível Médio

  2. Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS • No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida, seja pela regulamentação das normas como a LOAS atualizada, pelas resoluções do CNAS, sendo a mais relevante ultimamente a nova NOB/SUAS; seja pelas crescentes demandas que se impõem para execução dos serviços socioassistenciais com qualidade. • Baseados nessa premissa, o MDS, vem empreendendo esforços cada vez maiores para concretização da NOB/SUAS – RH, destacando recentemente a PNEP/SUAS e o CapacitaSUAS . • Nesse percurso, ganha relevância esse processo, mas principalmente qual a contribuição que diferentes ocupações empreendem para qualificar os serviços socioassistenciais.

  3. Oficinas Regionais com osTrabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS • Os Encontros Regionais, seguindo a concepção democrática que norteia as ações do MDS, foi pactuado em reunião da Gestão do Trabalho com os Estados realizada em 26 e 27 de novembro, os locais que ocorreriam esses encontros, sendo:

  4. Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS • Objetivos : • Gerais: • Coletar e sistematizar, relativamente aos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio, no âmbito do SUAS, dados e informações relacionados a atribuições e atividades desempenhadas, capacidades e competências necessárias, e perfil profissional requerido, tendo em vista qualificar o processo de tomada de decisão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) quanto ao reconhecimento das ocupações de nível médio essenciais à implementação do sistema; • Coletar e sistematizar, relativamente aos trabalhadores alocados nas diferentes ocupações de nível médio, no âmbito do SUAS, dados e informações relacionados a atribuições e atividades desempenhadas, capacidades e competências necessárias, e perfil profissional requerido, tendo em vista qualificar o processo de planejamento de ações de formação e capacitação dirigidas a esses trabalhadores.

  5. Oficinas Regionais com os Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS Objetivos : Específicos: Identificar as atribuições e atividades desempenhadas pelas diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias; Identificar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias ao desempenho das atribuições e atividades destinadas às diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias; Identificar o perfil profissional necessário ao desempenho das atribuições e atividades destinadas às diferentes ocupações de nível médio alocadas nas funções de gestão, de controle social e de provimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistencias.

  6. PROGRAMAÇÃO

  7. PROGRAMAÇÃO

  8. METODOLOGIA • Desenvolver dinâmica que permita, a partir da fala dos trabalhadores, o registro e a sistematização: • das atividades e atribuições que desenvolvem no âmbito da ocupação na qual estão alocados; • do perfil profissional e das competências necessárias ao trabalho que realizam.

  9. METODOLOGIA • Condições para a realização da dinâmica: • Organizar Oficinas de Trabalho para cada uma das Funções de Trabalho especificadas abaixo: • Função de Gestão: 1.Auxiliar administrativo(lotados em equipamentos e nas sedes); 2. Auxiliar de contabilidade; 3. Auxiliar de informática/digitador; • Função de Provimento dos Serviços e Benefícios: 1. Orientador Social; 2. Facilitador de Oficinas; 3. Cuidador Social; 4. Educador; 5. Cadastrador. • Função Controle Social: a) pessoal de nível médio de apoio às secretarias executivas dos conselhos de Assistência Social.

  10. DINÂMICA DAS OFICINAS

  11. DINÂMICA DAS OFICINAS

  12. Obrigado!

More Related