140 likes | 458 Views
Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras. Construção de instrumentos musicais. Construindo um Pau de Chuva.
E N D
Experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras Construção de instrumentos musicais
Construindo um Pau de Chuva... • Construir instrumentos musicais e/ou objetos sonoros é atividade de grande importância, que desperta a curiosidade e interesse das crianças. Além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes à produção do som e suas qualidades, a construção de instrumentos musicais estimula a pesquisa, a imaginação, a capacidade de planejar, organizar e criar (BRITO, 2004).
Construindo um Pau de Chuva... • Os paus de chuva são presentes na música indígena do Brasil e de muitos outros povos da América. Os índios brasileiros constroem seus paus de chuva usando um tubo de madeira, mas com as crianças podemos usar tubos de papelão. Esse instrumento produz um som suave que se assemelha ao som da chuva.
Construindo um Pau de Chuva... • Necessitamos de: -Rolo de papelão; -Papel alumínio ou arame; -Tesoura; -Sementes, grãos (arroz, feijão) ou areia; -Cartolina; -Fita crepe; -Cola; -Tintas.
Construindo um Pau de Chuva... • Feche um lado do tubo usando um pedaço de papelão, um pote plástico, uma tampa ou qualquer material que possa ficar firme. Prenda bem usando fita crepe. Dentro do tubo coloque as sementes, grãos ou areia e o arame ou papel alumínio amassado. Cada material produzirá um timbre diferente. A quantidade do material colocado no interior do tubo também definirá sua sonoridade, o que também deverá ser testado. Depois de fechado pode-se decorar o pau de chuva com diferentes materiais. As crianças poderão decorá-lo com guache, colar papel colorido, barbantes, durex colorido. Use cola branca para dar um acabamento duradouro e brilhante.
Nessa experiência as crianças podem aprender a: • Interessar-se por brincadeiras, objetos relacionados às tradições culturais; • Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos; • Construir progressivamente sua própria identidade como membro de um grupo;
O professor necessitará organizar situações em que as crianças possam: • ter acesso a informações sobre sua própria e outras culturas; • identificar relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos; • conhecer e valorizar as manifestações de sua comunidade como parte do patrimônio cultural da humanidade (visitas a museus, a centros de artesanato; • vivenciar diversas manifestações culturais, como brincadeiras, jogos e canções tradicionais de sua comunidade e de outros grupos.
Ampliando as experiências de aprendizagem • Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança. Ex: Manipular diferentes objetos; fazer movimentos ritmados; escolher os materiais.
Ampliando as experiências de aprendizagem • Experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. EX: Experimentar objetos sonoros; inventar canções; explorar sons; ampliar o repertório musical; explorar diferentes suportes para pintar, colar, desenhar.
Ampliando as experiências de aprendizagem • Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Ex: Escrever a letra da música (A Dona Aranha) que será cantada e acompanhada com o pau de chuva; Relatar como foi produzido o instrumento; Registro e apresentação do instrumento.
Ampliando as experiências de aprendizagem • Experiências que possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade. Ex: Pesquisar sobre os índios brasileiros; aprender os vários aspectos dessa cultura.