330 likes | 507 Views
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I. Deus. Objetivo Geral. Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas. . Roteiro 1 – Existência de DEUS;. Programa Fundamental – Tomo I
E N D
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Deus Objetivo Geral Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.
Roteiro 1 – Existência de DEUS; Programa Fundamental – Tomo I Módulo III – Deus - Quatro Roteiros Roteiro 2 – Provas da existência de Deus; Roteiro 3 – Atributos da divindade; Roteiro 4 – A providência divina.
Idéias Principais Estudadas • A existência de Deus é um sentimento inato em todos nós. • Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras. • Não há efeito sem causa. • Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
DEUS Quem, senão Deus, criou obra tamanha, O espaço e o tempo, as amplidões e as eras, Onde se agitam turbilhões de esferas, Que a luz, a excelsa luz, aquece e banha? Quem, senão ELE fez a esfinge estranha No segredo inviolável das moneras, No coração dos homens e das feras, No coração do mar e da montanha? Deus!... somente o Eterno, o Impenetrável, Poderia criar o imensurável E o Universo infinito criaria!... Suprema paz, intérmina piedade, E que habita na eterna claridade Das torrentes da Luz e da Harmonia! Antero de Quental
Quais as principais idéias de Antero de Quental (espírito) nessa poesia acerca de DEUS?
Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?“Não; falta-lhe, para tanto, o sentido.” Esclarecimentos Doutrinários Embora ainda não possa o ser humano compreender a natureza íntima de Deus, porque lhe falta para isso o sentido, pode formar idéia de alguns de seus atributos. LE Q.10
Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? (LE q.11)Quando seu espírito não mais estiver obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, então o verá e o compreenderá.” Esclarecimentos Doutrinários Mas, no estágio em que ele se encontra , a idéia que faz dos atributos divinos ainda é imperfeita, embora creia abranger tudo, no entanto, há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente.
Esclarecimentos Doutrinários “(...) A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir essas perfeições em grau supremo, por que, se tivesse uma só de menos, ou não a tivesse em grau infinito, não seria superior a tudo e, por conseguinte, não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não pode achar-se sujeito a nenhuma vicissitude, nem sofrer nenhuma das imperfeições que a imaginação possa conceber.” Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus atributos? LE Q. 13
Atributos da Divindade • Eternidade; • Imutabilidade e imaterialidade; • Unicidade e Onipotência; • Suprema e soberana inteligência; • Soberana justiça e bondade; • Perfeição infinita;
Argumentação • Deus é eterno: Se tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. • Deus é imutável: Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade. • Deus é imaterial: Se fosse de natureza material estaria sujeito às transformações da matéria e, portanto, não seria imutável. LE Q.13
Argumentação • Deus é único: Se houvesse muitos deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo. • Deus é onipotente: Se não tivesse o soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto Ele, ou seja, poderia não ter feito todas as coisas e as que não tivesse feito seriam obra de outro Deus. • Deus é soberanamente justo e bom: A sabedoria providencial das leis divinas, reveladas tanto nas menores com nas maiores coisas, não permite duvidar nem de sua justiça, nem de sua bondade. LE Q.13
LE: Questão 4 Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Resposta dos Espíritos “Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”
Fotografia é da galáxia NGC 1672 g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL17605-560...
Via-Láctea ... nossa galáxia
LE: Questão 5 Que consequência se pode tirar do sentimento intuitivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? Resposta dos Espíritos “Que Deus existe; pois, de onde lhes viria esse sentimento, se não se apoiasse em alguma coisa? É ainda uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.”
LE: Questão 6 O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não seria fruto da educação e das idéias adquiridas? Resposta dos Espíritos “Se assim fosse, por que os vossos selvagens teriam esse sentimento?”
LE: Questão 7 Poder-se-ia encontrar nas propriedades íntimas da matéria a causa primeira da formação das coisas? Resposta dos Espíritos “Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira”
LE: Questão 8 Que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, ou seja, ao acaso? Resposta dos Espíritos “Outro absurdo. Que homem de bom senso pode considerar o acaso como um ser inteligente? E, além disso, o que é o acaso? Nada!”
LE: Questão 9 Onde se vê, na causa primeira, uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? Resposta dos Espíritos “Tendes um provérbio que diz: Pela obra se conhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si e é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”
Conceito de providência divina Conforme nos esclarece Kardec, em “A Gênese”: “A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas. É nisso que consiste a ação providencial.” KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro, 50. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 2, item 20, p. 73
Definição de solicitude [s.f.] Cuidado atencioso, afetuoso; zelo: solicitude materna. Empenho, interesse, atenção: tratou o caso com solicitude. KOOGAN/HOUAISS. Enciclopédia e dicionário ilustrado. Direção geral, Abrahão Koogan; supervisão editoral, Antônio Houaiss. 4. ed. Rio de Janeiro: SEIFER, 2000.
A ação da Providência Divina... A ação providencial de Deus, na visão poética de Emmanuel*, pode ser percebida nas várias situações do cotidiano de nossas vidas, tanto no domínio da natureza como no campo do pensamento humano. * XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Item: Divino amparo, p. 97-98.
Manifestações da Providência Divina... No domínio da Natureza: É “o Amor Infinito, buscando suprimir as situações deprimentes da natureza.” No campo do Pensamento: É “o Infinito Amor, buscando extinguir as condições inferiores da Humanidade.” XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Item: Divino amparo, p. 97-98.
No domínio da Natureza: Cachoeiras cobrem abismos. Fontes alimentam a terra seca. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina.
No domínio da Natureza (cont.): Astros clareiam o céu noturno. Flores valorizam espinheirais. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina.
No campo do Pensamento: Pais transfigurados em gênios de ternura. Professores desfazendo as sombras da ignorância. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina.
No campo do Pensamento (cont.): Médicos a sanarem doenças. Almas generosas socorrendo a necessidade. XAVIER, Francisco Cândido. Justiça divina.
LE: Questão 963 Deus se ocupa pessoalmente de cada homem? Não é Ele muito grande e nós pequenos demais para que cada indivíduo em particular tenha alguma importância a seus olhos? Resposta dos Espíritos “Deus se ocupa de todas os seres que criou, por menores que sejam. Nada é demasiado pequeno para a sua bondade.” KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. ed. especial. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Questão 964.
LE: Questão 964 Há necessidade de que Deus se ocupe de cada um dos atos? A maioria desses atos não são insignificantes para Ele? Resposta dos Espíritos “Deus tem suas leis que regulam todas as vossas ações.” [...] KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. ed. especial. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Questão 964.
Ação da Providência Divina para o homem Provimento (Misericórdia) Felicidade DEUS O Ser Humano (Livre-arbítrio) Infelicidade Leis Divinas (Justiça) As provações da vida representam, assim, cuidados de Deus para com todos os seus filhos, oferecendo-lhes benditas oportunidades de progresso espiritual.