1 / 37

Rodas da Paz 29 de abril de 2014

Rodas da Paz 29 de abril de 2014. A Cidade e as Ruas. Aquarela mostra o aspecto de uma rua no centro em meados do século 19. Efeitos Colaterais.

may-neal
Download Presentation

Rodas da Paz 29 de abril de 2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rodas da Paz 29 de abril de 2014

  2. A Cidade e as Ruas Aquarela mostra o aspecto de uma rua no centro em meados do século 19

  3. Efeitos Colaterais • Redução do IPI e controle dos preços da gasolina: no Brasil, foram 10 milhões de novos carros nos dois últimos anos, o que significa cerca de 2 carros para cada neném nascido no mesmo período.

  4. 65 mil

  5. +20 mortes/100 mil hab

  6. Uruguai: 4,3

  7. Alemanha: 6

  8. Colômbia: 11,7

  9. EUA: 13,9

  10. Afeganistão: 39

  11. Libia: 40,5

  12. Etiópia: 35

  13. As mortes anuais no trânsito no Brasil equivalem a 4 anos de guerra do Iraque.

  14. Mais bicicletas, menos acidentes!

  15. Mais bicicletas, menos gastos com saúde

  16. Aumento sistemático da população com excesso de peso e obesidade nas últimas décadas.

  17. 90%

  18. 2h43min

  19. Custos Ambientais da Poluição, estresse, perda de produtividade, redução da atividade econômica, etc, etc...

  20. Por que investir em transporte por bicicleta? • Redução nos índices de acidentes e mortes; • Do ponto de vista ecológico, reduz a poluição do ar, sonora e visual; • Permite maior integração social; • Ganhos em termos de qualidade de vida; • Revitalização e liberação de espaços públicos; • Maior autonomia financeira e de horários para usuários; • Varejo aquecido e geração de emprego.

  21. Acesso em 10 minutos a pé e de bicicleta

  22. Fonte: “La bicicleta como modo de transporte Directrices para su implantación” “Plan Director Ciclable 2003-2016” Bizkaia 2002

  23. TRABALHADORES • até R$ 1.200 • Norte e Nordeste • 50% para transporte

  24. Como integrar a bicicleta na vida cotidiana?

  25. Ciclovias não são solução milagrosa! Metas não apenas em km de ciclovias, mas em redução de acidentes e aumento dos deslocamentos por bicicleta.

  26. Ciclovias não são solução milagrosa! Ciclovias mal planejadas, sem prioridade, podem desestimular o uso.

  27. Ciclovias não são solução milagrosa! Crédito: Uirá Lourenço

  28. Integração da bicicleta na cidade

  29. Planejamento urbano numa dimensão humana ⇒ Mudança de paradigma de segurança: reduzir a quantidade e a velocidade dos automóveis, que são os principais fatores responsáveis pela violência no trânsito e não limitar a fluidez das pessoas; ⇒ Garantir a circulação segura de bicicletas e outros veículos não motorizados em toda a cidade; O Artigo 44 do CTB: "Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência."

  30. Planejamento urbano numa dimensão humana • a 32km/h, 5% dos pedestres atingidos morrem, 65% sofrem lesões e 30% sobrevivem ilesos; • a 48km/h, 45% morrem, 50% sofrem lesões e 5% sobrevivem ilesos; • a 64km/h, 85% morrem e os 15% restantes sofrem algum tipo de lesão.

  31. Planejamento urbano numa dimensão humana ⇒ Implantar ruas de pedestreem áreas centrais, revitalizando os centros urbanos; ⇒ Programas amplos de educação; ⇒ Consolidação dos corredores e faixas exclusivos de transporte público; ⇒ Restrição de vagas de estacionamento gratuitas e vagas de garagem; ⇒ Isenção tributária: ampliar o acesso dos brasileiros à bicicleta; ⇒ Destinação de vagas para bicicletas em áreas residenciais e comerciais; ⇒ Intermodalidade e integração com transporte público.

  32. Oficina de construção de rotas no Rio de Janeiro Controle e participação social Crédito: Transporte Ativo

  33. As duas matérias saíram no mesmo dia, 19 de abril de 2014. Obrigado! www.rodasdapaz.org.br contato@rodasdapaz.org.br

More Related