150 likes | 247 Views
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA. A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR MOMENTO. ( KRISHNMURTI ).
E N D
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR MOMENTO. (KRISHNMURTI)
A evolução da tecnologia caminha passo a passo com a educação.Com o uso da escrita difundiu-se rapidamente, a história da humanidade possibilitando ao homem as informações, como a comunicação através da escrita de manuais, livros, jornais, correspondências. O que fez com que a educação ganha-se um grande avanço, especialmente com a produção do livro impresso. • “Com o mercantilismo, o homem sentiu necessidade de desenvolver novas técnicas e construir maquinas mecânicas que possibilitassem a realização de cálculos matemáticos mais confiáveis. A produção de imagens em câmeras também marcou o desenvolvimento tecnológico, porque é graças a esse primeiro passo que ocorreram a expansão e a utilização das imagens tão presentes nos dias de hoje.”( Sandra Regina dos Reis Rampazzo.)
A tecnologia avançou de um jeito que deixou o homem perplexo com a rápida velocidade que aproximou-se do ser humano,o aperfeiçoamento da fotografia, do cinema, a comunicação, o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, a eletrônica, o fax, os computadores e como se não basta sem surge a comunicação através da internet, com imagem e voz ao vivo.
Como ensinar matemática nos dias de hoje, para crianças da primeira série do ensino fundamental:
Trabalhar com as crianças os números, é estar fazendo com elas uma ponte de conhecimento em seu dia-a-dia. • Como diz “Piaget,o número é uma estrutura mental construída pela criança a partir da capacidade natural de pensar.Daí conclui-se que a idéia de número não se ensina, mas é aprendida naturalmente por meio da abstração reflexiva”.
Entendemos que a construção do conceito de número envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, que poderão ser conquistados com atividades de classificação e seriação. • Para melhor compreensão sobre esses,conceitos vamos mostrar como trabalhar as atividades numéricas através da classificação e a seriação: • a) Reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção como por ex:
Organizar frascos plásticos garrafas de refrigerantes,enumerando e que contenham uma quantidade de liquido colorido digamos diferente utilizando uma ordem, do mais cheio para o menos cheio, do menos cheio para o mais cheio.Podemos utilizar outros materiais como, figuras de objetos, de alimentos, de higiene,formar uma fila entre as crianças do maior para o menor do menor para o maior,etc.
Sabemos que hoje os materiais dourados são desenvolvidos de peças de madeira,representando quatro sugestões: cubo,placa, barra e cubinho. • 1 cubinho de madeira representando o milhar • 10 prismas representando as centenas • 100 prismas representando as dezenas • 500 cubos pequenos representam as unidades Objetivos de trabalhar com esses materiais é desenvolver na criança a: Idéia de contar números de 1 a 10;
Efetuar adição e subtração; Ter noções de unidades e dezenas; Trabalhar números decimais. Como desenvolver as atividades: Primeiro a professora mostra todo o material dourado, explica como deve ser utilizado e solicita que as crianças coloquem sobre a mesa um determinado número de peças digamos 10 peças.Simultaneamente, a professora escreve, no quadro de giz, o numeral que pediu.Repetir o exercício com todos os números e 1 a 10.
Para fazer adições a professora sugere os alunos, que coloquem em cima da mesa 2 elementos. Depois mais 3 elementos.Em seguida a professora faz no quadro as operações com o símbolo da adição e explica novamente como o aluno trabalha a adição.EX: 1+1+1+1+1=5.3+2=5. 2+2+1=5. • Na subtração, a professora organiza o material e entrega novamente como na adição,pedindo que as crianças coloquem sobre a mesa 4 elementos.E escreve no quadro o nº 4 e o símbolo da subtração. Em seguida pede para os alunos tirarem 2 elementos, assim continua sucivamente com todos os minuendos e subtraendos.
Ex: 3-1=2. 4-2=2. 5-3=2. 6-4=2. 7-5=2... • Dezenas com o mesmo material trabalhamos as dezenas entregar 10 unidades as crianças e uma barra da dezena, pedir que comparem pelo tamanho e o número, depois concluir que quando temos 10 unidades juntas, chamamos de dezena. • Ainda podemos trabalhar as dezenas e todos os números desenvolvendo atividades de canto ex:
“A galinha do vizinho bota ovo amarelinho; bota um; bota dois; bota três; bota quatro; bota cinco; bota seis; bota sete; bota oito; bota nove; bota dez “. ou “um, dois, feijão com arroz,três, quatro, feijão no prato, cinco, seis, feijão inglês, sete, oito, comer biscoito, nove, dez, comer pastéis.(Brasil,1998”.
O objetivo de trabalhar a matemática com crianças da 1º série, é estimular o desenvolvimento cognitivo, lógico e aquisição de noções, na qual contribui na concentração da atenção para que absorva de forma co-participate todo e qualquer calculo matemático em seu processo de aquisição.
As tecnologias como recurso no meio educacional em sala de aula.
AVALIAÇÃO • A avaliação é processo continuo, no qual requer considerar o desenvolvimento da criança com o envolvimento e o interesse.Por tanto para avaliar um aluno da 1º série o professor tem que analisar, observar,e compreender de que forma é voltado seu pensamento.