140 likes | 233 Views
32. Teoria Macroeconômica da Economia Aberta. Figura 1 O Mercado de Fundos de Empréstimos. Oferta de fundos para empréstimos (poupança nacional). Demanda por fundos empréstimos (investimento interno e investimento externo líquido). O Mercado de Fundos de Empréstimos.
E N D
32 Teoria Macroeconômica da Economia Aberta
Figura 1 O Mercado de Fundos de Empréstimos Oferta de fundos para empréstimos (poupança nacional) Demanda por fundos empréstimos (investimento interno e investimento externo líquido)
O Mercado de Fundos de Empréstimos O Investimento Externo Líquido é a compra de ativos estrangeiros por residentes internos menos acompra de ativos nacionais por estrangeiros.
Influência da Taxa de Juros nos Investimentos Além de influenciar a poupança nacional, a taxa de juros real de um país afeta o Investimento e o Investimento Externo Líquido. Para isso, considere dois fundos de investimentos – um nos EUA e outro na Alemanha. Quando a taxa de juros nos EUA aumenta o título dos EUA torna-se atraente para os dois fundos. Assim, reduz o Investimento Externo Líquido no país.
O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira IEL = EL Quando a economia dos EUA tem um superávit comercial (exportações líquidas positivas) os estrangeiros estão comprando mais bens e serviços dos Estados Unidos do que os americanos estão comprando bens e serviços dos estrangeiros. Desta forma, haverá mais moeda estrangeira no país.
O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira EL>0 A compra de ativos estrangeiros por residentes internos menosa compra de ativos nacionais por estrangeiros.
O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira EL<0 A compra de ativos estrangeiros por residentes internos menos a compra de ativos nacionais por estrangeiros.
O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Exemplo Suponha que a Embraer, a fabricante de aeronaves do Brasil, venda alguns aviões para uma empresa aérea japonesa. Nessa venda, a empresa brasileira entrega aviões a uma empresa japonesa e a empresa japonesa entrega ienes. Observamos que as duas coisas acontecem ao mesmo tempo: alteração da exportação líquida do Brasil e alteração do Investimento Externo Líquido.
Figura 2 O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Taxa de Câmbio Real Oferta de dólares (do investimento externo líquido) Demanda por dólares (exportações líquidas) Quantidade de Dólares trocado por Moeda Estrangeira
Figura 2 O Mercado de Câmbio de Moeda Estrangeira Mercado de Fundos de Empréstimos Oferta vem da Poupança Nacional Demanda vem do Investimento Interno e do Investimento Externo Líquido Mercado de Câmbio Oferta vem do Investimento Externo Líquido Demanda vem das Exportações Líquidas
Figura 3 Investimento Externo Líquido e a Taxa de Juros Investimento Externo Líquido Positivo Investimento Externo Líquido Negativo