70 likes | 480 Views
Conservação da Massa para um Volume de Controle. De acordo com as considerações feitas na aula passada, temos que: N = M e η = 1, portanto:. Da lei da conservação da massa:. Chega-se à formulação para V.C. da conservação da massa ou Equação da Continuidade :.
E N D
Conservação da Massa para um Volume de Controle De acordo com as considerações feitas na aula passada, temos que: N = M e η = 1, portanto: Da lei da conservação da massa: Chega-se à formulação para V.C. da conservação da massa ou Equação da Continuidade: O princípio da conservação da massa diz que a soma da variação da quantidade de massa dentro do V.C. com a quantidade de massa que atravessa a S.C. seja zero.
Formas Especiais da Equação da Conservação da Massa 1. Escoamento incompressível: 2. Regime permanente: 3. Escoamento uniforme (escoamento uniforme numa seção implica que a velocidade é constante sobre toda a área da seção). quando ρ também é constante na seção, a integral de superfície fica:
Exemplo1 Água flui a uma velocidade uniforme de 3 m/s para dentro de um bocal que tem seu diâmetro reduzido de 10 cm para 2 cm. Calcule a velocidade da água que sai pelo bocal e a vazão. (Quadro negro)
Exemplo 2 Água flui para dentro e para fora de um aparelho, como mostrado na Fig. Calcule a taxa de variação da massa de água ( dm / dt ) no aparelho. (Quadro negro)