1 / 43

Cinética Química 1

Cinética Química 1. Professor Luiz Antônio Tomaz. O que é cinética química?. Etimologicamente,. 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade). 2. Do francês chimique = química (por extensão, estudo dos fenômenos químicos). Cinética química é, portanto,.

menefer
Download Presentation

Cinética Química 1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cinética Química 1 Professor Luiz Antônio Tomaz

  2. O que é cinética química? Etimologicamente, . . . 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão, estudo dos fenômenos químicos)

  3. Cinética química é, portanto, ... Parte da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

  4. Reações química cotidianas e velocidade ... As RQ’s podem apresentar diferentes velocidades. Daí, a importância de estudá-las, visando ao seu melhor aproveitamento.

  5. Reação muitíssimo lenta . . . A formação da ferrugem pode demorar anos. 4Fe + 3O2  2Fe2O3

  6. Reação muito lenta . . . A fermentação do suco de uva para produzir vinho demora meses. C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2 glicose etanol

  7. Reação lenta . . . A conversão de vinho em vinagre ocorre em alguns dias, quando o etanol (álcool do vinho) é oxidado a ácido acético (ou etanóico). [O] C2H5OH  CH3COOH álcool ácido etanóico

  8. Reação moderada . . . Na combustão da vela esperamos horas para que a parafina* reaja completamente com oxigênio do ar. *principal componente é C21H44 C21H44  2CO2 + H2O parafina

  9. Reação rápida . . . O “escurecimento” de uma fruta demora minutos e é devido à conversão da hidroquinona* em benzoquinona**. *claro **escuro

  10. Reação muito rápida . . . Decomposição da água oxigenada é imediata. catalase* H2O2  H2O + O2 *enzima catalisadora.

  11. Reação ultra-rápida . . . Os “air bags” são equipamentos de segurança que envolve reação química que dura frações de segundo. 6NaN3(s) + Fe2O3(s) 3Na2O(s) + 2Fe(s) + 9N2(g)

  12. Expressão da velocidade Costuma-se expressar a velocidade de reações em função das concentrações.

  13. Expressão da velocidade Velocidade de uma RQ é a grandeza que mede as quantidades* de reagentes (e de produtos) por unidade de tempo. * Geralmente em mols/L

  14. Conceito de velocidade de uma reação química

  15. Exercício resolvido . . . Dada a reação química: 2N2O5(g) 4NO2(g) + O2(g). Foram realizados experimentos com a reação e, à medida que o tempo passou, as concentrações de reagentes e de produtos foram medidas.

  16. Exercício resolvido . . . Os dados constam na tabela.

  17. Exercício resolvido . . . 1. Qual a velocidade média no intervalo 0min a 5min? 2. Qual a velocidade média no intervalo 20min a 30min?

  18. Outro exercício resolvido . . . Considere a equação química. 2NO2(g) + 4CO(g) N2(g) + 4CO2(g) A formação de N2 tem velocidade média igual a 0,05 mol/min. A massa de CO2(g), em gramas formada em 1(uma) hora é: • 8,8 (B) 44 (C) 84,0 • (D) 132,0 (E) 528,0

  19. Outro exercício resolvido . . . Resposta certa: letra E. 1.ª parte: 2.ª parte:

  20. A Teoria das Colisões Dada a reação química . . . H2(g) + I2(g) 2 HI(g) Para facilitar a “visualização” da mesma optamos pelo modelo de Dalton . . . I I H H  + I I H H

  21. A Teoria das Colisões Colisão muito suave . . . I I H H  + + H I I H Reação não ocorre.

  22. A Teoria das Colisões Colisão com má orientação . . . I I H H  H + + I I H Reação não ocorre.

  23. A Teoria das Colisões Colisão efetiva . . . I H I H  + I H I H Reação ocorre.

  24. A Teoria das Colisões 1. Se a energia não for suficiente, a colisão pode acontecer, mas não há rompimento das ligações dos reagentes para que ocorra reação. 2. Essa quantidade mínima de energia necessária para que ocorra rompimento das ligações é a energia de ativação.

  25. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Superfície de contato . . . Quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação.

  26. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Superfície de contato . . . Quanto maior é a superfície de contato, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior é a velocidade da reação. 

  27. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Temperatura . . . Da mesma forma, quanto maior a temperatura, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior. É por isso que cozinhamos os alimentos.

  28. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Regra de Van’t Hoff “A cada aumento de 10°C na temperatura de uma reação química, a velocidade tende* a se duplicar.” *Não necessáriamente.

  29. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Estado físico dos reagentes . . . O estado gasoso é vantajoso para as reações , pois as partículas possuem maior energia e maior liberdade de movimentos, o que favorece maior número de choques efetivos.

  30. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Estado físico dos reagentes . . . Na explosão da gasolina, no interior do motor, é desejável que a mesma se encontre no estado gasoso. Gasolina no estado gasoso.

  31. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Pressão. . . Quanto maior for a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.

  32. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Luz . . . Algumas reações são favorecidas pela luz, como a decomposição da água oxigenada, por isso os frascos que você encontra nas farmácias são escuros.

  33. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Luz . . . A reação de decomposição da água oxigenada pela luz é fotólise.

  34. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Eletricidade . . . Eletrólise da água. É uma maneira de fornecer energia de ativação, por exemplo, para a decomposição da água.

  35. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . . Catalisadores são substâncias que aceleram a velocidade das reações. Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela.

  36. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . . O catalisadores diminuem a barreira de energia a ser vencida. Os catalisadores são substâncias que “entram e saem“ da reação, ou seja, as substâncias catalisadoras são recuperadas no final da reação.

  37. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . . Ea = energia de ativação. Enzimas ou catalisadores biológicos aceleram as reações bioquímicas.

  38. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores no cotidiano . . . Catalisadores de automóveis diminuem a poluição, convertendo gases tóxicos em outros menos tóxicos.

  39. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores no cotidiano . . . Composição:Resina (branca): resina epóxi e cargas minerais; Catalisador (cinza): poliamida e cargas minerais.

  40. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Atenção ! ! ! Há também os chamados inibidores de reação Às vezes, são necessárias substâncias que tornam as reações mais lentas. São chamados inibidores de reação.

  41. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Inibidores . . . A vitamina C (ácido ascórbico) funciona como inibidor de reação, impedindo o escurecimento da maçã. Veja o experimento ilustrado.

  42. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Concentração . . . Devido à grande importância, daremos atenção especial aos efeitos da concetração sobre a velocidade das reações. Realizaremos, inclusive, um estudo matemático. Até lá, então !

  43. Turma 201.

More Related