340 likes | 1.03k Views
Figuras de pensamento. Profª Cláudia Rodrigues. Figuras de pensamento. ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm vida e morte. Toda guerra finaliza por onde deveria ter começado: a paz.
E N D
Figuras de pensamento Profª Cláudia Rodrigues
Figuras de pensamento ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm vida e morte. Toda guerra finaliza por onde deveria ter começado: a paz. Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças.
PARADOXO Consiste em se expressar opinião contrária ao senso comum, tendo por aparência o erro. Pra se viver o amor / há que se esquecer o amor. Para tão grande amor, tão curta vida.
EUFEMISMO Consiste em suavizar a expressão de uma idéia chocante ou desagradável. Depois de alguns momentos de delírio, entregou a alma a Deus. Ele não respeitou como deveria os bens públicos.
IRONIA Consiste na expressão contrária do que se pensa, com certo tom de sátira. Que belo espetáculo cívico a pichação dos muros da cidade. Cada vez que você interrompe o colega, sem pedir licença, percebo como é bem-educado. Parece realmente um santinho digno de altar.
HIPÉRBOLE É o exagero na expressão de uma idéia. Vamos tomar alguma coisa que eu estou morrendo de sede. Ela desconfia da própria sombra. Chorarei pelo resto da vida, disse a moça.
PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO Consiste em atribuir aos seres inanimados ou irracionais, ações próprias dos seres humanos. O luar amacia o mato sonolento. As árvores são imbecis: Despem-se justamente quando começa o inverno. Os móveis roubaram o espaço da sala.
APÓSTROFE Consiste em fazer uma interpelação a uma pessoa ou coisa real ou fictícia. “Tendes piedade, Senhor, de todas as mulheres”. “Mundo! Que és tu para um coração sem amor”. “Ó liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome”.
GRADAÇÃO É a colocação de idéias em ordem ascendente ou descendente de importância. Eu era pobre, era subalterno, era nada. Nada fazes, nada tramas, nada pensas. O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha o milionário.
RETICÊNCIA É a suspensão do pensamento deixando-o mais ou menos vago. “De todas, porém, a que me cativou logo foi uma...”. “Quem sabe se o gigante Piaimã, comedor de gente,...” “A vida é surgir... viver... morrer...”