120 likes | 214 Views
O significado profundo de não-violência. BK Tijuca Palestra Multimídia, 21/10/2010. “Decênio internacional da cultura da não-violência e da paz em prol das crianças do mundo”. Primeira década do século XXI: de 2001 a 2010. Proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em
E N D
O significado profundo de não-violência BK Tijuca Palestra Multimídia, 21/10/2010
“Decênio internacional da cultura da não-violência e da paz em prol das crianças do mundo” Primeira década do século XXI: de 2001 a 2010 Proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de novembro de 1998.
Não-Violência refere-se a uma série de conceitos sobre moralidade, poder e conflitos que rejeitam completamente o uso da violência nos esforços para a conquista de objetivos sociais e políticos. O termo não-violência é comumente associado à luta pela independência da Índia, que foi liderada por Mahatma Gandhi, e à luta pelos direitos civis dos estadunidenses de origem africana, liderada por Martin Luther King Jr.
Satyagraha Satya: verdade Agraha:firmeza, constância Este termo, um dos principais ensinamentos de Gandhi, designa o princípio da não-agressão, uma forma não-violenta de protesto, que não deve ser confundida com uma adesão à passividade, é uma forma de ativismo que, muitas vezes, implica a desobediência civil.
Satyagraha “Satyagrahi" ("aquele que pratica a "satyagraha") é a pessoa que, após ter procurado a verdade em espírito de paz e benevolência, e tendo compreendido tal verdade em termos de um mal ou um erro a ser corrigido, afirma a sua verdade em confronto aberto com o mal através da prática da não violência , já que a utilização da violência resultaria precisamente de uma percepção distorcida da verdade.
Martin Luther King Jr. previu que manifestações organizadas e não-violentas contra o sistema de segregação predominante no sul dos EUA, atacadas de modo violento por autoridades racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião pública favorável ao cumprimento dos direitos civis.
“Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O fundamento de toda prática espiritual é o amor”.
Princípios da não-violência PAZ NOSSAS QUALIDADES INATAS AMOR VERDADE