130 likes | 411 Views
PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO. INTRODUÇÃO. Por que gerenciar custos?. Abertura de mercados. Ambientes de acirrada competição. Necessidade de otimizar gestão empresarial.
E N D
INTRODUÇÃO Por que gerenciar custos? Abertura de mercados Ambientes de acirrada competição Necessidade de otimizar gestão empresarial Nesse ambiente há necessidade de informações relevantes para gerenciar custos e rentabilidade de produtos, linhas e serviços de clientes, entre outras formas de segmentação
Necessidade de Precisão na apuração dos custos • OS CUSTOS APURADOS DEVEM SER CONFIÁVEIS; • É PRECISO SISTEMA DE GESTÃO DE CUSTOS. • Calcular o custo unitário total de cada produto, assumindo o custo unitário total como resultante da soma dos custos variáveis aos custos fixos, ou a soma dos custos diretos aos custos indiretos, atribuídos aos produtos.
DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS VARIÁVEIS • A atribuição dos custos variáveis aos itens fabricados é efetuada facilmente por meio das fichas técnicas (também conhecidas como “árvore dos produtos”, “estrutura física” e “lista de componentes” de cada produto. Mesmo que algumas empresas considerem outros fatores, geralmente são computadas na ficha técnica somente as matérias-primas e embalagens requeridas para fabricação dos produtos.
DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS FIXOS • O gestor da fábrica de canetas terá dificuldades para apurar os custos fixos, como salários dos operários, depreciação de equipamentos, manutenção fabril, aluguel do prédio industrial e outros, aos produtos fabricados.
Os Custos Fixos a serem alocados ao produto “Caneta Azul” ? A dúvida que surgirá consiste na determinação do valor dos fatores de produção utilizados que cabe para cada unidade fabricada.
Como alocar os Custos Fixos aos Produtos? • É necessário recorrer a procedimentos específicos, conhecidos como Métodos de Custeio
O QUE SÃO MÉTODOS DE CUSTEIO? • Método é um vocábulo de origem grega e resulta da soma das palavras meta (resultado que se deseja atingir) e hodós (caminho). É, portanto, o caminho para chegar aos resultados pretendidos. Custeio significa atribuir valor de custo a um produto, mercadoria ou serviço. Para efetuar tal atribuição de valor utiliza-se a ficha técnica (para os custos diretos ou variáveis) ou recorre-se a métodos de custeio (no caso dos custos indiretos ou fixos.
MÉTODOS DE CUSTEIO MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE Absorção (e suas variações) ABC (Activity-based Costing ou Custeio Baseado em Atividades) UEP (Unidades de Esforço de Produção) Variável ou Direto (Marginal)
Virtudes e Limitações dos Métodos de Custeio • Os quatro métodos de custeio mencionados possuem virtudes e limitações, cabendo à empresa que pretende utilizá-los averiguar qual se adapta melhor às necessidades informativas e às peculiaridades das operações executadas.