90 likes | 188 Views
Evento Severo na Área Central do Estado de São Paulo Observado no Inicio da Noite de Natal: Tornado de Lins : 25/12/2008. Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio Mateus da Silva Teixeira.
E N D
Evento Severo na Área Central do Estado de São Paulo Observado no Inicio da Noite de Natal:Tornado de Lins: 25/12/2008 Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio Mateus da Silva Teixeira Foto: Snapshot do video enviado pela Defesa Civil de Lins
Caracterização Sinótica e Previsão para 25 de dezembro de 2008 “No decorrer desta quinta-feira (25/12), o deslocamento para nordeste da nova onda frontal que se formou a sudeste do RS no dia de ontem (24/12), dará origem ao novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que manterá a instabilidade entre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em algumas localidades nestas áreas poderá chover forte, com descargas elétricas e eventual queda de granizo.” Fonte: CPTEC/INPE
Características da TempestadeAssociada ao Tornado • A tempestade que atingiu a área rural localizada 6km ao sul-sudoeste de Lins exibiu núcleos de refletividade >45 dBZ durante a sua curta trajetória, com topos (15 dBZ) acima de 10 km. • Exibiu características típicas de uma tempestade severa, tais como, presença de eco em gancho (campo de refletividades) e rotação ciclônica no período de 18:46 a 18:53 (19:46 a 19:53 horário de verão, HL), observado no campo de velocidades radiais, associada a presença de um mesociclone.
Características da Tempestade(continuação) • O parâmetro CAPE (Convective Available Potential Energy), extraído da análise do modelo Meso-Eta para a área de Lins, mostra valores em torno de 3000 J.kg-1 para a tarde de dia 25 de dezembro, já evidenciando a grande instabilidade convectiva presente e necessária ao desenvolvimento de convecção profunda, que pode resultar em tempo severo. • Um alerta para tempestades severas foi emitido para a Defesa Civil em Lins aproximadamente às 19:15 horas.
Sequencia temporal das imagens do radar Doppler de Bauru (19:14 às 20:29 hora local, HL), mostrando a tempestade que produziu o tornado. A região atingida fica a 6 km ao sul-sudoeste do centro de Lins. Durante o evento observou-se também granizo no solo. Tornado Linha de base para corte vertical
Estrutura Vertical Estrutura vertical da tempestade, ao longo da linha de base (mostrada no slide anterior) que produziu o tornado em Lins(marcado célula C).
Velocidades Radiais “Assinaturas” observadas com o radar Doppler de Bauru, associadas à tempestade severa próximo à área urbana de Lins, mostrando a presença de pares de velocidades radiais de sinais opostos (+/- na escala de velo-cidades) e alinhados ao longo de dois azimutes - couplets, identificando a presença de rotação na tempestade, entre as observações das 18:46 e 18:53 (elipse preta) - 19:46 e 19:53 HL.
Evolução Temporal da Célula que deu Origem ao Tornado O valor da máxima refletividade, 53 dBZ é observado às 19:46 HL, e o seu colapso próximo das 20:00 HL coincidente com a queda de granizo observada após a rápida passagem do tornado atingindo o solo. Observações confirmadas pela Defesa Civil de Lins e por observadores voluntários.
Levantamento dos Danos no Solo Os danos causados pela passagem do tornado sobre uma área rural de Lins, localizada 6km ao sul-sudoeste da região urbana é apresentado no texto Tornado_Lins_28122008.pdf disponível no endereço: www.ipmet.unesp.br/tornado_Lins