220 likes | 317 Views
Hipóteses e cientistas. José Ricardo Inacio Ribeiro (UNIPAMPA – São Gabriel). “O mundo não foi criado nem por algum deus nem por algum homem, mas sempre existiu e sempre será um fogo eternamente vivo, acendendo conforme uma lei, apagando conforme outra lei.”. O Universo entre os povos antigos.
E N D
Hipóteses e cientistas José Ricardo Inacio Ribeiro (UNIPAMPA – São Gabriel) “O mundo não foi criado nem por algum deus nem por algum homem, mas sempre existiu e sempre será um fogo eternamente vivo, acendendo conforme uma lei, apagando conforme outra lei.”
O Universo entre os povos antigos • Um deus ou vários deuses fazem a separação do céu e da terra a partir de um “abismo de águas”; • As águas do abismo primordial são separadas em águas celestes e águas terrestres; • Uma “morada” onde são colocados os corpos celestes, animais, plantas e finalmente o homem; • Finis Creationis telluris est gloria Dei ex operae naturae per Hominum solum (=a finalidade da criação é preparar o palco para a chegada do homem).
irradiação adaptativa Novo centro de origem e dispersão com diferenciação Pangênese e herança dos caracteres adquiridos
Santo Agostinho e as barreiras
“A sua voz estende-se por toda a Terra e suas palavras até as extremidades do mundo.” (Salmo 18: 5) A palavra de Deus Não há seres humanos no lado oposto da Terra (antípodas) X O Hemisfério Sul é desabitado!!!!
A imunização do traducianismo bíblico Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI zona tórrida
Francisco López de Gómara (1553) Bloco único continental Atlântida “Parte intercontinental” que permitiu os homens e animais dispersarem-se para o Atlântico Girolamo Fracastoro (1530)
Girolamo Fracastoro Talvez haja chegado a vossos ouvidos o nome de Atlântida; pois provinha dessa antiga descendência racial (do rei Atlante). Também nós (os índios americanos), diz-se, saímos dessa estirpe, através de uma longa sucessão de gerações desse povo a um tempo feliz e querido dos deuses, enquanto seus maiores veneravam o céu e costumavam fazer aos deuses, piedosamente, gratas oferendas. Mas depois que os descendentes, com o fausto e os dissolutos costumes, começaram a ofender os deuses, tais e tantas calamidades os perseguiram; por essa causa, difícil serme-ia abarcá-la em meu relato. A ilha, então chamada Atlântida, do nome de um antigo rei, sacudida por um grande terremoto, afundou, tragada pelo oceano, que ela sulcava com seus navios, rainha da terra e do mar (apud Papavero, 1991, p. 53).
O criacionismo de Isaac de la Peyrère Como explicar a imensa diversidade de formas animais encontrada nas Américas? Por que eram tão diferentes das do Velho Mundo? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec. 12:7)
Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte chegou a todos os homens, porque todos pecam – pois antes da lei ter sido dada, o pecado estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, a morte reinou do tempo de Adão ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecavam por romper uma ordem como fez Adão, que foi o padrão daquele que estava por vir. Epístola de Paulo aos Romanos (5, 12-14) 1)Dilúvio não é universal; 2)Adão não fora o antepassado de todos os homens, mas só dos judeus; 3)Nações anteriores ao Adão não foram destruídas pelo dilúvio. regiões biogeográficas “centros de criação”
OS PRÉ-SOCRÁTICOS ARCHÉ = “O PRINCÍPIO” razão para explicar o Universo
água O mundo é animado Conhecimento obtido pela razão e da natureza
protocoisa (o apeíron)
seleção natural atomistas fogo Princípio da identidade