1 / 22

Hipóteses e cientistas

Hipóteses e cientistas. José Ricardo Inacio Ribeiro (UNIPAMPA – São Gabriel). “O mundo não foi criado nem por algum deus nem por algum homem, mas sempre existiu e sempre será um fogo eternamente vivo, acendendo conforme uma lei, apagando conforme outra lei.”. O Universo entre os povos antigos.

morse
Download Presentation

Hipóteses e cientistas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Hipóteses e cientistas José Ricardo Inacio Ribeiro (UNIPAMPA – São Gabriel) “O mundo não foi criado nem por algum deus nem por algum homem, mas sempre existiu e sempre será um fogo eternamente vivo, acendendo conforme uma lei, apagando conforme outra lei.”

  2. O Universo entre os povos antigos • Um deus ou vários deuses fazem a separação do céu e da terra a partir de um “abismo de águas”; • As águas do abismo primordial são separadas em águas celestes e águas terrestres; • Uma “morada” onde são colocados os corpos celestes, animais, plantas e finalmente o homem; • Finis Creationis telluris est gloria Dei ex operae naturae per Hominum solum (=a finalidade da criação é preparar o palco para a chegada do homem).

  3. Kheperu=evolução

  4. PANGÊNESE E A HERANÇA DO PECADO CAPITAL

  5. irradiação adaptativa Novo centro de origem e dispersão com diferenciação Pangênese e herança dos caracteres adquiridos

  6. Santo Agostinho e as barreiras

  7. “A sua voz estende-se por toda a Terra e suas palavras até as extremidades do mundo.” (Salmo 18: 5) A palavra de Deus Não há seres humanos no lado oposto da Terra (antípodas) X O Hemisfério Sul é desabitado!!!!

  8. A imunização do traducianismo bíblico Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI zona tórrida

  9. Francisco López de Gómara (1553) Bloco único continental Atlântida “Parte intercontinental” que permitiu os homens e animais dispersarem-se para o Atlântico Girolamo Fracastoro (1530)

  10. Girolamo Fracastoro Talvez haja chegado a vossos ouvidos o nome de Atlântida; pois provinha dessa antiga descendência racial (do rei Atlante). Também nós (os índios americanos), diz-se, saímos dessa estirpe, através de uma longa sucessão de gerações desse povo a um tempo feliz e querido dos deuses, enquanto seus maiores veneravam o céu e costumavam fazer aos deuses, piedosamente, gratas oferendas. Mas depois que os descendentes, com o fausto e os dissolutos costumes, começaram a ofender os deuses, tais e tantas calamidades os perseguiram; por essa causa, difícil serme-ia abarcá-la em meu relato. A ilha, então chamada Atlântida, do nome de um antigo rei, sacudida por um grande terremoto, afundou, tragada pelo oceano, que ela sulcava com seus navios, rainha da terra e do mar (apud Papavero, 1991, p. 53).

  11. O criacionismo de Isaac de la Peyrère Como explicar a imensa diversidade de formas animais encontrada nas Américas? Por que eram tão diferentes das do Velho Mundo? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec. 12:7)

  12. Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte chegou a todos os homens, porque todos pecam – pois antes da lei ter sido dada, o pecado estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, a morte reinou do tempo de Adão ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecavam por romper uma ordem como fez Adão, que foi o padrão daquele que estava por vir. Epístola de Paulo aos Romanos (5, 12-14) 1)Dilúvio não é universal; 2)Adão não fora o antepassado de todos os homens, mas só dos judeus; 3)Nações anteriores ao Adão não foram destruídas pelo dilúvio. regiões biogeográficas “centros de criação”

  13. OS PRÉ-SOCRÁTICOS ARCHÉ = “O PRINCÍPIO” razão para explicar o Universo

  14. Essência é abstrata (número) razão

  15. água O mundo é animado Conhecimento obtido pela razão e da natureza

  16. protocoisa (o apeíron)

  17. ar

  18. terra

  19. seleção natural atomistas fogo Princípio da identidade

More Related