1 / 1

A pesquisa visa investigar como a psicanálise articula

Vontade , livre-arbírtrio e responsabilidade na ética da psicanálise Tiago Rodrigues Macedo Iniciação Científica/ CNPq Orientador : Maurício José d' Escragnolle Cardoso . A noção de um sujeito como fundamento do conhecimento e do

naiara
Download Presentation

A pesquisa visa investigar como a psicanálise articula

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Vontade, livre-arbírtrio e responsabilidade na ética da psicanáliseTiago Rodrigues MacedoIniciação Científica/ CNPqOrientador : Maurício José d'Escragnolle Cardoso A noção de um sujeito como fundamento do conhecimento e do livre arbítrio é eminentemente moderna, conforme indicam autores como Heidegger e Foucault. Acreditamos que a psicanálise, ao atestar a impossibilidade de transparência do sujeito para consigo mesmo, uma vez que este ignoraria as determinações psíquicas que condicionariam o seu agir, descentra o ideal de autonomia e racionalidade do iluminismo. Isso, no entanto, coloca-nos problemas acerca da moralidade e da responsabilidade que os indivíduos teriam por seus atos. Buscamos investigar o modo com que os conceitos de liberdade, autonomia e responsabilidade se articularam em obras de alguns momentos representativos de nossa cultura , a saber: as tragédias gregas, através dos comentários de Pierre Vernant; Aristóteles, como representante da ética antiga; e Kant, autor central para a compreensão da modernidade. Após, comparamos os autores estudados com alguns textos de Freud e com o Seminário 7, de Lacan, a fim de problematizarmos as implicações ético-políticas que nos trazem a teoria psicanalítica. A pesquisa visa investigar como a psicanálise articula os conceitos de sujeito, vontade, autonomia, moralidade e responsabilidade, além do modo com que tais conceitos se relacionam com a tradição do pensamento ocidental. Busca-se compreender algumas implicações éticas, jurídicas e políticas oriundas da teoria psicanalítica, bem como o significado da afirmação comum de queestaimplicariaum descentramento do sujeito e um retorno a uma ética trágica. Método Revisaobibliografica de artigos e livros concernentes ao tema estudado. Concluimos que a psicanálise se aproxima de aspectos das tragédias gregas. Assim como certos personagens de Sofócles, o paciente submetido à análiseirá se responsabilizar por atos que não compreende. E do mesmo modo que a tragédia grega surge concomitante ao aparecimento dos primeiros tribunais gregos, trazendo em seu conteúdo contradições e conflitos jurídicos, a teoria psicanalítica problematizará as relações entre o moral e o jurídico. Freud, S. (1981). Obras completas. Madrid:Ed. Biblioteca Nueva. Lacan, J. (1960) Seminário 7, A ética da psicanálise. Rio de Janeiro Jorge Zahar Vernant, J.-P. & Vidal-Naquet, P. (2002). Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Ed. Perspectiva.

More Related