250 likes | 353 Views
Professora: Vilma Paixão. Pré-vestibular Quilombo Ilha. TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO. I. COMPLEMENTO VERBAL - Objeto direto ( O D) É o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo direto . ( sem auxílio da preposição) - Objeto indireto (OI)
E N D
Professora:Vilma Paixão Pré-vestibular Quilombo Ilha
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO I. COMPLEMENTO VERBAL - Objeto direto (OD) É o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo direto. ( sem auxílio da preposição) - Objeto indireto (OI) É o termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto. (sempre com auxílio da preposição)
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO Exemplos: VTD Não perco um jogo do Corinthians. OD VTI Assisto a todos os jogos. PRE. OI
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO OBSERVAÇÕES: 1. O objeto direto pode ser substituído pelos pronomes pessoais átonos (o, a, os, as) ou pelo pronome demonstrativo ‘o’. Exemplo: Nós encontramos o médico = Nós o encontramos
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO 2. O objeto direto pode estar acompanhado das preposições “a”, e “de” cuja supressão não causa prejuízo à estrutura gramatical, ainda que contrarie um hábito. - Ela amava a alguém desta sala. - Judas traiu a Cristo.
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO Para nos assegurarmos de que são realmente objetos diretos, mesmo acompanhados da preposição transforma-se a frase para a voz passiva analítica: - Vos ativa – Todos amam a Deus. - Voz passiva – Deus é amado por todos.
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO 3. Objeto direto pleonástico – por razões estilísticas, o objeto pode vir repetido através de um pronome pessoal oblíquo átono. - As redações, ainda não as trouxe. - Defeitos, quem não os tem?
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO 4. Objeto direto reflexivo e recíproco – quando o objeto direto é representado por um pronome que reflete ação sobre o sujeito, diz-se que é reflexivo porque o sujeito recebe a ação verbal.
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO Agora, se o sujeito se referir a mais de uma pessoa, que pratique e sofra mutuamente a ação verbal, tem-se o objeto direto recíproco: - Ele se enganou nos cálculos. (reflexivo) - Os inimigos se avistaram ao aeroporto. (recíproco)
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO 5. O objeto indireto pode ser substituído por um pronome pessoal oblíquo átono - “lhe”, “lhes”. Ex.: - Dei àquele aluno uma bolsa.(=Dei-lhe uma bolsa) - Agradeci ao diretor as recomendações. (Agradeci-lhe as recomendações)
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO 6. Pode ocorrer também o objeto indireto pleonástico, recíproco e reflexivo. Observe estes exemplos: - Ao avarento, não lhe devo nada. (pleonástico) - Os dois se gostam há muito tempo. (recíproco) - O líder atribui-se muita importância. (reflexivo)
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO II. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo da oração que se liga a um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), sempre por meio de preposição, para completar o sentido desse nome. O povo tinha necessidade de alimentos. Nome Complemento Nominal
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO Não estava contente com a sorte. Nome Complemento Nominal
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO III. AGENTE DA PASSIVA É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição, com o fim de indicar o elemento que executa a ação verbal. VOZ PASSIVA As terrasforam desapropriadaspelo Governo. sujeito loc. Verbal voz passiva agente da passiva paciente
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO VOZ ATIVA: O governo desapropriou as terras. sujeito
“ Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”.