1 / 17

EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. OS FILHOS SERÃO OS FUTUROS HABITANTES DO PLANETA, OS LÍDERES. AQUELES QUE DARÃO CONTINUIDADE. CONTRIBUIRÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E EVOLUÇÃO PLANETÁRIA.

nerice
Download Presentation

EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAISO PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

  2. OS FILHOS SERÃO OS FUTUROS HABITANTES DO PLANETA, OS LÍDERES. AQUELES QUE DARÃO CONTINUIDADE. CONTRIBUIRÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E EVOLUÇÃO PLANETÁRIA. PARA TANTO OS PAIS E EDUCADORES PRECISAM CONHECER MELHOR SUAS CARACTERÍSTICAS.

  3. CRIANÇAS E JOVENS Excesso de energia – dificuldades de concentração > Déficit de atenção Alguns têm dificuldade de se acalmar para dormir, fazer uma prova, ler um livro (principalmente se for obrigado a isso) Difícil de ser convencido a fazer algo – Prazer e sentimento de que é para seu bem. Visão multifacetada - capaz de fixar-se em várias coisas ao mesmo tempo. Geração Tecnológica - facilidade com eletrônicos em geral. Alimentação equilibrada. Excessos de gordura, doces e carnes desequilibram seu organismo sensível, causando ansiedade, insônia, irritabilidade. Pais ansiosos, nervosos, desorganizados, sem rotinas previamente estabelecidas devem rever seus valores e hábitos, pois além de serem modelos negativos, estarão transferindo essas sensações para seus filhos. Procurar um caminho de serenidade e paz, de equilíbrio e hábitos saudáveis, de rotinas e parcerias com seus filhos. Demonstrar apoio, entendimento, paciência, autoridade e amor.

  4. Não reagem bem a gritos, imposições e ordens por autoritarismo. Mas reconhecem a autoridade legítima, pois são observadores. Aprendem pelo exemplo, pela cópia. Muitos não gostam de estudar, sentem-se entediados, e apresentam resultados abaixo da média, mesmo sendo inteligentes. Suas habilidades e capacidades precisam ser valorizadas e incentivadas para que tenham ânimo e cumpram com suas responsabilidades. O elogio é fundamental. Combinados devem ser feitos e consequências devem e precisam ser mantidas. Deve haver parceria e diálogo com a escola.

  5. IÇAMI TIBA, PSIQUIATRA E PSICOTERAPEUTA FAMILIAR, ESCREVEU: A arte de ser pai e mãe está em desenvolver os filhos para que sejam independentes e cidadãos do mundo. Quanto mais competentes forem os pais, menos necessários eles se tornarão para os filhos, mas os vínculos afetivos serão mantidos eternamente. Portanto os pais precisam:

  6. ATENÇÃO EM TODAS AS FASES DE DESENVOLVIMENTO OUVIR – BRINCAR - ENSINAR

  7. FALAR NÃO - EXPLICANDO OS MOTIVOS AUTORIDADE COM AFETIVIDADE

  8. CONHEÇA OS AMIGOS REAIS E VIRTUAIS DE SEU FILHO OBSERVAR PRIVACIDADE OU SEGURANÇA ?

  9. TRAÇAR OBJETIVOS O SABOR DA CONQUISTA

  10. PAIS QUE LEVAM O FILHO DESDE CEDO AO ENCONTRO DA RELIGIÃO, NUNCA IRÃO BUSCÁ-LO NA CADEIA - Içami Tiba

  11. REGRAS E LIMITES SÃO BOAS E NECESSÁRIAS ORGANIZAR - PRIORIZAR - DAR REFERÊNCIAS - CRIAR HÁBITOS

  12. NÃO TERCEIRIZE A EDUCAÇÃO NA ESCOLA SEU FILHO É O ALUNO

  13. CONFIE NOS EDUCADORES → Ouça seu filho, mas verifique sua história. → Procure a escola quando não souber o que fazer. →Ensine seu filho a ser responsável com suas coisas. →Ensine-o a falar a verdade e arcar com as consequências dos seus atos. → Ensine-o a gostar de estudar.

  14. VOCÊ É O ESPELHO

  15. OS FILHOS NÃO SÃO NOSSAS PROPRIEDADES! SE OS AMARMOS E TIVERMOS RESPEITO POR ELES, ELES RETRIBUIRÃO. DEVEMOS CATIVÁ-LOS TODOS OS DIAS COM AMOR E AUTORIDADE DE PAIS. RECORDEMOS AS PALAVRAS DO LIVRO: “ O PEQUENO PRÍNCIPE”

  16. “ TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS” Lúcia Helena Zenha – Pedagoga/Psicopedagoga Clínica e Institucional - 2013

More Related