200 likes | 344 Views
EXORTACÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI DO SANTO PADRE BENTO XVI SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA. INTRODUÇÃO. Para que nossa alegria seja perfeita [2] Da Dei Verbum ao Sínodo sobre a Palavra de Deus [3] O Sínodo dos Bispos sobre la Palavra de Deus [4]
E N D
EXORTACÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI DO SANTO PADRE BENTO XVI SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
INTRODUÇÃO • Para que nossa alegria seja perfeita [2] • Da Dei Verbum ao Sínodo sobre a Palavra de Deus [3] • O Sínodo dos Bispos sobre la Palavra de Deus [4] • O prólogo do Evangelho de João como guia [5]
OBJETIVO: Desejo influenciar • Sobre a RELAÇÃO PESSOAL com as Sagradas Escrituras • Sobre a INTERPRETAÇÃO na Liturgia e na Catequese • Sobre a INVESTIGAÇÃO científica
João 1,1-18 1 NO PRINCÍPIO era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.4 Nele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens; 5 a Luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.7 Este, veio como Testemunha, a fim de dar testemunho da Luz, para que todos cressem por meio dele.8 Ele não era a Luz, mas veio para dar testemunho da Luz.9 Pois a verdadeira Luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.10 Estava Ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não O conheceu. 11 Veio para o que era Seu, e os seus não O receberam.12 Mas, a todos quantos O receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai.15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: o que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim, Ele já existia.16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram pelo Mestre Jesus.18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus Unigênito, que está no seio doPai, esse o deu a conhecer.
A PALAVRA DO SENHOR permanece para sempre. E essa é a Palavra que vos anunciamos (1Pd 1,25: cf. Is 40,8).
PORQUE… “ Num mundo que frequentemente sente Deus como supérfluo ou alheio, confessamos como Pedro que só Ele tem « palavras de vida eterna » (Jo 6, 68). Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida em abundância (cf. Jo 10, 10)”. (VD 2)
Exorto a todos os fiéis • a reavivar o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que se fez visível, e a ser seus anunciadores • para que o dom da vida divina, a comunhão, se extenda cada vez mais por todo o mundo.
A Igreja se funda sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. • Ao longo de toda sua história, o Povo de Deus encontrou sempre nela sua força, e a comunidade eclesial cresce também hoje na escuta, na celebração e no estudo da Palabra de Deus.
Só podemos aprofundar a nossa relação com a Palavra de Deus dentro do « nós » da Igreja, na escuta e no acolhimento recíproco. (VD 4)
« Pudemos assim constatar, com alegria e gratidão, que na Igreja há um Pentecostes também hoje, ou seja, que ela fala em muitas línguas; e isto não só no sentido externo de estarem nela representadas todas as grandes línguas do mundo mas também, e mais profundamente, no sentido de que nela estão presentes os variados modos da experiência de Deus e do mundo, a riqueza das culturas, e só assim se manifesta a vastidão da existência humana e, a partir dela, a vastidão da Palavra de Deus ».
Quando refletimos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, não podemos deixar de pensar em São Paulo e na sua vida entregue à difusão do anúncio da salvação de Cristo a todos os povos. (VD 4)
Pretendo apresentar e aprofundar os resultados do Sínodo, tomando por referência constante o Prólogo do Evangelho de João (Jo 1, 1-18), que nos dá a conhecer o fundamento da nossa vida: o Verbo, que desde o princípio está junto de Deus, fez-Se carne e veio habitar entre nós (cf. Jo 1, 14) (VD 5)
Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo para amarcada vez mais a Palavra de Deus.
MARCADO PELA ALEGRIA… • Para que nossa alegria seja perfeita (2) • …comprovar com alegria e gratidão que « também hoje na Igreja há um grande Pentecostes (4) • …Os Padres reconheceram com alegria o crescimento do estudo da Palabra de Deus na Igreja (31) • …A exemplo de Maria Madalena, primeira testemunha da alegria pascal… (94) • A Palabra e a alegria(123) • Mater Verbi et Mater laetitiae (124)
CASA CAMINHOS VERBUM IN ECCLESIA VERBUM MUNDO “A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12) “No princípio era a Palavra,e a palavra estava junto a Deus,e a Palavra era Deus...e a Palavra se fez carne” (Jo 1 1.14) “Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer” (Jo 1,18) PALAVRA DE DEUS PALAVRA NA IGREJA VOZ - ROSTO VERBUM DEI PALAVRA PARA O MUNDO
PARA O MUNDO NA IGREJA PALAVRA DE DEUS
A PALAVRA PRECEDE, ESTÁ PRESENTE E VAI ALÉM DA BÍBLIA: 17 A PALAVRA É GERADORA: 3, 8, 9, 28, 50, 83, 106 A PALAVRA ÉÍNTEGRA (sem dicotomias): 38 A PALAVRA DE DEUS FALA AO MUNDO DE HOJE CINCO EIXOS TEMÁTICOS A PALAVRA VIVA: 11, 18, 30, 34, 37, 48, 49, 52, 53, 74, 86... 1 2 3 4 5
HERMENÊUTICA (Igreja) SER HUMANO RESPONDE • DEUS FALA PALAVRA