130 likes | 237 Views
Desenvolver. Por uma Nova Escola. Reforma da Educação. Exigida pelo mercado. Por iniciativas contemporâneas. Sobretudo para o Século XXI. Pela reforma - razões. A). Mercado Novas exigências, com repercussão na formação, resultantes da revolução tecnológica e globalização da economia.
E N D
Desenvolver Por uma Nova Escola
Reforma da Educação Exigida pelo mercado Por iniciativas contemporâneas Sobretudo para o Século XXI
Pela reforma - razões A) Mercado Novas exigências, com repercussão na formação, resultantes da revolução tecnológica e globalização da economia. B) Iniciativas contemporâneas Insatisfações com a escola tradicional, resultam em diversas propostas, e mudanças legais, no curso da história recente. C) Educação no Século XXI Amplo diagnóstico, resulta em constatação e consenso mundial dos novos desafios colocados para a Educação no Século .
Mercado • What Work Requires of Schools – US Departmente of Labor – jun 1991 • Metodologia Pedagógica Projeto Vencer – Norma Reis, Paul Teeple e cols,- Brasil - 2005 • Ampla discussão no meio empresarial internacional e nacional A) Pela reforma – reflexões Iniciativas contemporâneas • Movimentos de renovação tais como a Pedagogia da Esperança de Paulo Freire • MultiEducação – SME Rio de Janeiro – 1996 • Iniciativas e projetos sociais/educacionais na sociedade • Lei de Diretrizes e Bases • Parâmetros Curriculares Nacionais B) Educação no Século XXI • Relatório Delors – UNESCO - Comissão Internacional para o Século XXI • Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro - Edgar Morin • Reforma Curricular ( Parâmetros Curriculares Nacionais para o Nível Médio) • Todos Pela Educação C)
Desenvolvendo Saberes básicos Capacidades Habilidades Valores Competências
Desenvolvendo Saberes básicos - Dos essenciais como saber ler, escrever, contar, digitar até os pertinentes ao nível escolar, ao específico profissional, e para a vida. Capacidades - Capacidade de interpretar, comunicar, falar e ouvir, até as exigidas para cada etapa e condição da vida. Habilidades - As exigidas para o fazer proposto, em especial as para a empregabilidade juvenil, como trabalho em equipe, respeito, disciplina, comunicação, foco no resultado e auto-desenvolvimento. Valores - Do universal e essencial respeito à vida, do amor ao próximo, respeito à diversidade, aos valores do universo cultural contemporâneo.
E, sobretudo, desenvolvendo competências Aprendendo com a Vida, desenvolvendo para a Vida. Cognitivas : aprender a conhecer Produtivas: aprender a fazer Relacionais: aprender a viver juntos Pessoais: aprender a ser (Os quatro Pilares da Educação para o Séc. XXI – Relatório Delors)
Pela Vida Do egocentrismo infantil, da descoberta do grupo e do colega, da tempestade da afirmação da identidade na adolescência, às bases que se constroem na juventude para a vida autônoma.
Currículo, projeto político pedagógico, metodologia pedagógica. Em atividades extra-classe Na sala de aula Desenvolvendo uma Nova Escola
Referência legal básica LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. 1) 2) PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais por base na LDB (Lei nº 9.394/96) registra que : a) a educação deve cumprir um triplo papel: econômico, científico e cultural; b) a educação deve ser estruturada em quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. (grifo nosso)
Universos distintos Famílias Alunos Jovens Professores Escolas Educadores UNIDOS PELA ÉTICA DO BEM COMUM FAVELA ASFALTO AGUARDE
Pelo sucesso dos alunos POR UM MUNDO MELHOR AGUARDE
Profa Norma Reis – maio 2007 para fazer sentido, tem que ter sentido.