330 likes | 441 Views
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Tecnologia da Informação – GETIN Divisão de Informações Coordenação Estadual do SIM. Sistema de Informações sobre Mortalidade. Outono, 2010. Apresentação do Módulo – Investigação de Óbito.
E N D
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Tecnologia da Informação – GETINDivisão de Informações Coordenação Estadual do SIM Sistema de Informações sobre Mortalidade Outono, 2010
Apresentação do Módulo – Investigação de Óbito Esta é uma iniciativa da Coordenação Estadual do Sistema de Informações sobre Mortalidade de SC.
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Público-alvo Gestores do SIM nas Regionais de Saúde e Municípios-Sede.
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Objetivo Este trabalho tem por finalidade apresentar o Módulo Investigação de Óbito no SIM Web.
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Meta Facilitar o entendimento da operação do Módulo Investigação de Óbito, a fim de atender a meta pactuada para o ano de 2009, 2010 e os demais.
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC O Módulo Investigação de Óbito no SIM Web foi desenvolvido pelo DATASUS e nos permitirá digitar as informações constantes na Ficha Síntese de Investigação de maneira on line.
Como ficou planejado a alimentação do módulo Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC A alimentação do Módulo – Investigação de Óbito seguirá a exemplo da digitação das declarações de óbito, ou seja a Regional de Saúde ficará com a responsabilidade de seus municípios adstritos com exceção do município-sede, que digitará suas investigações. Tomamos essa iniciativa com o objetivo de garantir a segurança e confiabilidade dos dados.
Conhecendo o ambiente de testes Módulo – Investigação de Óbito on line Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC O ambiente de testes dos sistemas SIM e SINASC foi concebido com o objetivo de viabilizar testes e treinamentos dos profissionais de saúde estaduais e municipais. Todos os cuidados com a confidencialidade das informações visando assegurar a preservação da privacidade das pessoas mencionadas nos registros já adotados no dia a dia de quem trabalha com o SIM e SINASC devem ser tomados. O Ministério da Saúde não se responsabiliza pela integridade das informações gravadas neste ambiente, todos os dados aqui informados são à titulo de teste. http://200.214.130.46/sim/
Listagens de casos a investigar Declaração de Óbito acessível na íntegra Status após o preenchimento Tela de entrada para o resultado síntese da investigação
Trazendo a informação que está no ambiente on line (Módulo – Investigação de Óbito para o SIM Local
Imprimir a listagem • Discutir a mudança no atestado • Recodificar e atualizar o SIM Local Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC
Resumidamente, vamos percorrer 4 passos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC • Acessar o SIM Web e digitar as informações constantes na Ficha Síntese • Gerar um arquivo com estas informações e importar no Aplicativo Exportação e Importação • Visualizar a listagem e discutir com a equipe • Atualizar o SIM Local, se for o caso
Como ficou a pactuação Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC 2009 – 50% - (foi discutido no Comitê de Monitoramento do Pacto, levado para aprovação na Tripartite e somente após esta fase os Estados pactuaram com o Ministério da Saúde) 2010 – 50% - Programação das Ações em Vigilância em Saúde (PAVS) 2011 – 60% - Programação das Ações em Vigilância em Saúde (PAVS)
Portaria 1119, de 5 de junho de 2008 Regulamenta a Vigilância de Óbitos Maternos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Artigo 5.º “Prazos” § 1.º O Prazo para o serviço ou profissional de saúde informar o óbito com o envio da 1.ª via da DO é de, no máximo, 48 horas a contar da data da ocorrência. § 2.º O prazo para a SES disponibilizar o registro via SIM para o MS, é de, no máximo, 30 dias a contar da data da ocorrência. § 3.º O prazo para a equipe de vigilância de óbito responsável concluir o levantamento de dados que compõem a investigação, enviar o material ao comitê de morte materna e enviar a ficha-síntese da investigação epidemiológica ao gestor do SIM é de, no máximo, 120 dias a contar da data da ocorrência.
Portaria 1119, de 5 de junho de 2008 Regulamenta a Vigilância de Óbitos Maternos Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC § 4.º O prazo para o gestor do SIM providenciar a alimentação do módulo de investigação de óbitos maternos com os dados da ficha-síntese da investigação (…) é de, no máximo 7 dias a contar do recebimento. § 5.º O prazo para alimentar o SIM, com dados oriundos da ficha-síntese da investigação epidemiológica, incluindo alterações da causa do óbito devidamente recodificada e resselecionada quando cabível, bem como a transferência do registro alterado e a sua dispobilização para o MS, é de, no máximo 30 dias após conclusão da investigação de que trata o § 3.º.
Site oficial para alimentação do Módulo Investigação de Óbito Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC www.saude.gov.br/sim As informações de usuário e senha já fornecidos aos Gestores do SIM nas Regionais de Saúde e Municípios-sede, caso não esteja conseguindo acessar, favor enviar e-mail para sim@saude.sc.gov.br Atenção: para preenchermos a Ficha de Investigação a DO precisa estar digitada e transferida.
Painel de indicadores da situação de saúde Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Desenvolvido pelo Secretaria de Vigilância em Saúde – MS. http://svs.aids.gov.br/dashboard/situacao/saude.monitoramento.mtw
Nosso espaço no site da SES Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC “A qualidade da informação prestada no SIM só é possível com o empenho de toda a equipe (Gestor, Codificador e Operador) e o resultado do nosso trabalho é um fator muito importante para o planejamento, execução e avaliação das ações em saúde”.
Recomendamos continuar preenchendo a informação Óbito investigado – “sim” ou “não” Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC
Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Desejamos um ótimo trabalho, assim como nos colocamos à disposição para esclarecimentos, objetivando atingir a meta pactuada.
Referências Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Instrumento de coleta – Óbito materno. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32249 Acessado em 20.05.2010. Instrutivo para utilização do Módulo de Investigação de Óbito. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde (revisado em 01 de março de 2010). Disponível em: http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=87&Itemid=82. Acessado em 20.05.2010. Painel de indicadores da situação de saúde. Disponível em:http://svs.aids.gov.br/dashboard/situacao/saude.monitoramento.mtw. Acessado em 20.05.2010.
Referências Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – SES – SC Portaria 1119 - Regulamenta a vigilância de óbitos maternos.Ministério da Saúde,de 05 de junho de 2008. Usando o SIM como ferramenta de vigilância - Oficina de investigação de óbitos, março de 2010 – SES – RJ.
Obrigada! Contato: sim@saude.sc.gov.br 48 3221 2229