440 likes | 838 Views
Professores : Juliano Leonardo. Aula de Geografia Globalização e Regionalização. Globalização. A globalização é fruto da intensificação de mercadorias, capitais, e informações entre mercados nacionais, com isso, estimulando o crescimento do comércio internacional.
E N D
Professores: Juliano Leonardo Aula de GeografiaGlobalização e Regionalização
Globalização A globalização é fruto da intensificação de mercadorias, capitais, e informações entre mercados nacionais, com isso, estimulando o crescimento do comércio internacional. Chama-se também o salto ocorrido no fim do século XX no processo de interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais. O termo descreve a situação propiciada pela internet, troca instantânea de informações e consequentemente fechamento de negócios.
Globalização Origens Século XV e XVI: descoberta da América e desenvolvimento do Mercantilismo; Século XVIII: Revolução Industrial; Século XIX e XX: Corporações multinacionais, industriais e financeiras; 1929: Queda da bolsa de Nova York; I e II Guerra Mundial;
Globalização 1945 - Fim da II Guerra Mundial e inicio da Guerra Fria; 1989 – Fim da Guerra Fria e queda do muro de Berlim; Anos 90 – Revolução tecnológica e neoliberalismo; 2008 – Crise Econômica mundial;
Revolução Tecnológica Baseia-se na automatização e na robotização, reduzem as necessidades de mão-de-obra e ampliam a produtividade e na utilização de menos matérias-primas e energia.Informática, telecomunicações e biotecnologia são as outras industrias q fazem parte desse revolução.
Blocos Econômicos Regionais Outra tendência que ocorre paralelamente a globalização é a regionalização, com o surgimento de blocos econômicos. São agrupamentos de nações reunidas para facilitar a circulação de mercadorias entre si.Sob a economia globalizada, ajudam a abrir as fronteiras das nações ao livre comércio.
Blocos Econômicos Regionais São classificadas como: • Área de livre comércio, área em que há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias; • União aduaneira, além de abrir o mercado interno,define regras para o comércio de nações fora do bloco; • Mercado comum, acordo que permite a livre circulação de capitais,serviços e pessoas.; • Áreas de tarifa preferencial; • União econômica monetária, á o acordo em que os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única.
Blocos Econômicos Regionais • ALBA - Alternativa Bolivariana para as Américas • ALCA - Área de Livre Comércio das Américas • APEC - Asia-Pacific Economic Cooperation • ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático • Comunidade Andina de Nações
Blocos Econômicos Regionais • Comunidade Econômica da África Ocidental • Conselho de Cooperação do Golfo • Mercosul - Mercado Comum do Sul • NAFTA - North America Free Trade Agreement • União Européia
Nafta O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e EUA e tendo o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1° de janeiro de 1994. Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica;
Nafta • Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos; • O atual NAFTA entrou em vigor em 1992 , com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, estando aberto a todos os países da América central e sul.
ALCA • Criada pelo Fórum das Américas, a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), na cidade de Miami, em 1994.O objetivo da ALCA é criar uma área de livre-troca em todo o continente americano. • Embora a sigla trate apenas do fantasioso “livre comércio”, o alcance da ALCA será bem maior. Na prática, ela visa avançar na total desregulamentação das economias latino-americanas e na anulação completa do papel dos estados nacionais.
ALCA • Embora a sigla trate apenas do fantasioso “livre comércio”, o alcance da ALCA será bem maior. Na prática, ela visa avançar na total desregulamentação das economias latino-americanas e na anulação completa do papel dos estados nacionais.
ALCA • Trata-se de um projeto estratégico dos Estados Unidos de consolidação de sua dominação sobre a América Latina, por meio da criação de um espaço privilegiado de ampliação de suas fronteiras econômicas. • Para os defensores deste projeto, a ALCA criaria o paraíso do consumo, com o fim de qualquer restrição à circulação de mercadorias, serviços e capitais. Com esta falsa propaganda, procuram seduzir o incautos.
ALCA • Os EUA sozinhos, como potência hegemônica mundial, controlam quase 80% do PIB do continente. Diante de tamanha assimetria, a tendência natural é de que os EUA engulam de vez a economia latino-americana, causando falências de empresas e demissões em massa.
MERCOSUL • O MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. Seu principal objetivo é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. • Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
MERCOSUL Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação. O MERCOSUL tem como Estados Associados Bolívia, Chile (1996), Peru (2003), Colômbia e Equador (2004).Bolívia, Equador, Colômbia e Peru integram a Comunidade Andina (CAN), bloco com que o MERCOSUL também firmará um acordo comercial.
União Européia O processo de unificação da Europa teve inicio a partir de considerações geopolíticas,inserindo-se no cenário bipolar da guerra fria. Pós guerra – Plano Marshall; 1950 – Plano Shumann; 1951 - Tratado de Paris, cria-se a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA);
União Européia • 1957 - Tratados de Roma, instituindo a Comunidade Económica Europeia (CEE); • 1973 – Novos membros são incorporados(Grã-Bretanha,Dinamarca e Irlanda do Norte); • 1992 – Tratado de Maastricht;
União Européia 1995 - Quinze países da União Européia e doze países do sul do Mediterrâneo são incorporados ao bloco; 1999 – Criação do Euro; 2004 – Dez novos membros;
Tigres Asiaticos O termo Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos refere-se às economias desenvolvidas: Hong Kong Coreia do Sul Cingapura Taiwan; Esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
ALBA É uma proposta de integração diferente. Coloca ênfase na luta contra a pobreza e a exclusão social, expressando os interesses dos povos latino-americanos. A Alba se fundamenta na montagem de mecanismos para criar vantagens cooperativas que permitam compensar as assimetrias existentes entre os países do hemisfério, corrigindo as disparidades.
PACTO ANDINO Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.
ASEAN A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. Entre eles constam o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional e o direito de cada nação de se guiar livre de interferência, subversão ou coerção exterior. Em 92, os países participantes decidiram transformá-la em zona de livre-comércio, a ser implantada até 2008, criando uma zona de comércio livre de modo a desenvolver a competitividade da região, que assim passou a funcionar como um bloco unido.
APEC Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico. Criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN e parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornou um bloco econômico em 1993, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.
OUA Foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa, Etiópia, através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes. Sendo substituída pela União Africana a 09/06/02.Seus principais objetivos eram: Promover a unidade e solidariedade; Coordenar e intensificar a cooperação entre os estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para os povos da África; Defender a soberania, integridade territorial e independência dos estados africanos;
OUA Erradicar todas as formas de colonialismo da África; Promover a cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Coordenar e harmonizar as políticas dos estados membros nas esferas política, diplomática, económica, educacional, cultural, da saúde, bem estar, ciência, técnica e de defesa.
CDEAO Foi assinado em Maio de 1975 com o objetivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região. Cabo Verde juntou-se à organização em 1976 e a Mauritania desligou-se em 2002.
Outros Blocos BRIC; OMC; UNASUL;