1 / 12

As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor

As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.

orla-spence
Download Presentation

As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor

  2. Para que o professor consiga desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, ele precisa adquirir e desenvolver determinados saberes, ou seja, um conjunto específico de competências. É necessário entender, então, o conceito de “competência”. Esta palavra pode ser interpretada como a capacidade de mobilizar saberes (desenvolvidos ao longo da vida social, escolar e laboral) para agir em situações concretas de trabalho

  3. O ensino on-line requer que os profissionais usem uma variedade de habilidades técnicas, como: • E-mail – incluindo a possibilidade de enviar e receber anexos, criando listas de distribuição, etc.; • Fóruns de discussão – incluindo a postagem de comentários, respostas às mensagens dos alunos e a criação de novos tópicos de conversação; • Programas de chat – que permitem a comunicação em tempo real (síncrona); • Website – ferramentas de desenvolvimento de site e uma compreensão geral de HTML; • Ferramentas de vídeo e audioconferência.

  4. As habilidades de facilitação (mediação) estão relacionadas às diferentes formas de melhorar a comunicação interpessoal que é usada no ensino a distância para apoiar, orientar e incentivar o aluno on-line por meio da sua experiência de aprendizagem. Estas habilidades de facilitação incluem: • Envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, especialmente no início; • Questionamento adequado, capacidade de ouvir e dar feedback; • Capacidade de fornecer orientação e apoio aos alunos; • Competências na gestão de discussões on-line; • Capacidade para construir equipes on-line; • Capacidade para a construção de relacionamento, principalmente de um-para-um nas relações professor/aluno; • Habilidades motivacionais.

  5. As competências de gestão também são importantes para o ensino on-line. Estas competências incluem a gestão dos alunos e gestão do processo de aprendizagem. Estas habilidades incluem: • Competências de gestão do tempo (para o professor e sua capacidade de transmitir isto para os alunos); • Capacidade de criar e manter diretrizes para o processo de aprendizagem, tais como o tipo e frequência de comunicação com o aluno, quando as atribuições são devidas, etc.; • Habilidades de planejamento: estabelecer parâmetros para o professor e os alunos trabalharem em conjunto, olhando para o curso/módulo on-line; • Capacidade de controlar eficazmente o processo de aprendizagem e tomar medidas, quando necessário; • Capacidade de rever o processo de ensino e aprendizagem para identificar as alterações e melhorias; • Capacidade de se adaptar e mudar o ensino e os cursos para atender às necessidades específicas dos alunos e promover a diversidade on-line.

  6. A necessidade de um estreitamento entre os processos de ensino, pesquisa e extensão deve ser recuperado e praticado pelos professores dentro da universidade, com o intuito de fazer valer o papel fundamental da universidade e proporcionar a transformação da prática a partir dos processos formativos iniciais com a construção de novas possibilidades de formação, a colaboração de todos no processo de avaliação/reformulação dos próprios cursos de graduação.

  7. A renovação implica na mobilização de saberes que devem extrapolar as fronteiras da academia e a formalização do uso tradicional dos recursos didático-pedagógicos.

  8. A inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos de formação inicial e continuada possibilitam um revisitar em tempo real a prática pedagógica docente, o que implica no movimento de reflexão-ação real e efetivamente dialógico.

  9. É nessa linha que a alfabetização tecnológica do professor deve acontecer.

  10. Referências: BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Edições Loyola, 2002. GOMES,G.; SARAGOÇA, V.; DOMINGUES, M.J.C.S; Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores/Tutores de Pós-Graduação no Ensino a Distância- III Encontro de Administração de Informação – Porto Alegre – 2011 – disponível em http://www.sigmees.com acedido em 20.03. 2014 PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006. SALES, M.V.S.; As Tecnologias, o ensino e a formação do(a) professor(a) de Geografia: Novas linguagens na transformação da prática. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - Porto Alegre – 2009 – disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(29).pd,f acedido em 21.03.2014

  11. Rossana Ricardo Marinho Aluna nº 1302656 Processos Pedagógicos em e-learning

More Related