210 likes | 293 Views
Modelos de Governança para o desenvolvimento em Municípios com Mineração Desenvolvimento Sustentável e as Pequenas e Médias empresas de mineração. Flávia de Andrade Zerbinato Martins Analista Técnica e Econômica Sistema OCB Brasília, 23 de abril de 2013. Cooperativismo no mundo.
E N D
Modelos de Governança para o desenvolvimento em Municípios com Mineração Desenvolvimento Sustentável e as Pequenas e Médias empresas de mineração Flávia de Andrade Zerbinato Martins Analista Técnica e Econômica Sistema OCB Brasília, 23 de abril de 2013
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop)
OCB:Atuação Cadastro e registro do cooperativismo A OCB é responsável pelo registro das cooperativas brasileiras e manutenção do cadastro com informações de cada entidade. Essa ação conta com o apoio direto do Sescoop. Apoio às Organizações Estaduais A OCB está sempre atenta às necessidades do segmento, desenvolvendo estratégias para cada estado, considerando a realidade local. Inteligência comercial Busca novas oportunidades de negócios para o segmento, tanto no mercado interno quanto externo, investindo no profissionalismo da gestão.
OCB:Atuação Representação institucional A OCB integra conselhos e fóruns públicos e privados interna e externamente, confirmando a expressividade do setor e seu papel como agente promotor de desenvolvimento econômico e social. Articulação política Atua junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para garantir marcos regulatórios favoráveis ao setor cooperativista. Cooperação internacional As ações do cooperativismo brasileiro se tornaram referência no Brasil e em diversos países. Da mesma maneira, o sistema promove a intercooperação e se espelha em experiências estrangeiras. Consultoria Jurídica, Contábil e Tributária O objetivo é orientar as cooperativas nessas questões e mostrar a sociedade os diferenciais do setor. Essa ação conta com o apoio direto do Sescoop.
OCB: Principais números 6.587 É o número de cooperativas atuantes em 13 ramos de atividades econômicas. 304.398 É o total de empregos diretos gerados pelas cooperativas em 2012. 10,3 milhões É o total de associados a cooperativas filiadas ao sistema OCB. 33 milhões É o número total estimado de brasileiros envolvidos no cooperativismo. US$ 6 bilhões É o valor aproximado das exportações das cooperativas brasileiras em 2012. Fonte: OCB e Organizações EstaduaisBase: Dez/2012.
OCB: Principais números Fonte: OCB e Organizações EstaduaisBase: Dez/2012
OCB: Ramos As cooperativas brasileiras atuam em 13 ramos de atividades econômicas. Fonte: OCB e Organizações EstaduaisBase: DEZ/2012
Ramo Mineral O Ramo Mineral é composto pelas cooperativas com a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais.
Ramo Mineral Número de cooperativas Distribuição Regional Fonte: GeMDC/Sescoop (2012). Elaboração: Getec/OCB (2012).
Ramo Mineral Número de cooperativas Mineral por Estado TOTAL = 75 943 1,5 9.016 6,6 6,5 10.008 296 Fonte: GeMDC/Sescoop (2012). Elaboração: Getec/OCB (2012).
Sistema Cooperativista Evolução do número de Cooperativas Evolução do número de Cooperativas - Mineral 1,1% Fonte: GeMDC/Sescoop (2012). Elaboração: Getec/OCB (2012).
Sistema Cooperativista Evolução do número de Associados Evolução do número de Associados – Mineral Fonte: GeMDC/Sescoop (2012). Elaboração: Getec/OCB (2012).
Sistema Cooperativista Evolução do número de Empregados Evolução do número de Empregados – Mineral Fonte: GeMDC/Sescoop (2012). Elaboração: Getec/OCB (2012).
Sistema Cooperativista Estratificação dos estabelecimentos associados a cooperativas - Agropecuário Fonte: IBGE (2006); Elaboração: GETEC/OCB
A forma de cálculo do IDH leva em consideração os indicadores de educação, longevidade e renda. Com base nos valores do IDH para os municípios com cooperativa e sem cooperativa, foi possível notar que os valores médios do IDH para os municípios com a presença de cooperativas são maiores do que aqueles que não têm cooperativas. IDH • Índice de Desenvolvimento Humano - IDH
IDH • IDH e municípios com sede de cooperativas O IDH é a síntese de quatro indicadores: Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expectativa de vida, taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade e taxa de matrícula bruta nos três níveis de ensino (relação entre a população em idade escolar e o número de pessoas matriculadas no ensino fundamental, médio e superior). Estes índices são divulgados a cada 10 anos pelo PNUD. Anualmente é divulgado um Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), que sinaliza o Ranking do Brasil com relação aos outros países. Posição em 2005: 68º numa lista de 177 países e territórios.
Gestão Sustentável Tendência do Cooperativismo - atual • Surgimento da Cooperativa: • Conhecimento mútuo dos que querem constituir uma cooperativa; • Confiança entre as pessoas – empreendimento coletivo; • Projeto econômico comum, com viabilidade econômica; • Capitalização do empreendimento, mediante cotas-partes. • Deve ser empreendimento economicamente viável • IMPORTANTE: Criação de um Estatuto Social da Cooperativa estruturado e com clareza. • O estatuto é a lei orgânica da cooperativa, onde ficam definidos a forma jurídica, sede e foro do empreendimento, seus objetivos, forma de administração, direitos e deveres dos cooperados e todos os demais aspectos referentes à sua existência e funcionamento.
Desafios • Meio Ambiente: • Licenças/autorizações; • Tributos: • Entendimento do empreendimento e tributação compatível; • Acesso à Crédito: • Programas e Linhas de Crédito compatíveis com as atividades; • Qualificação.
Flávia de Andrade Zerbinato Martins Analista Técnica e Econômica do Sistema OCB 61 3217-2123 | flavia.zerbinato@ocb.coop.br