200 likes | 442 Views
CORRIDAS DE VELOCIDADE. Prof°. Ms. Lissandro Moisés Dorst. Força Básica. Coordenação. Velocidade de contração. Poder de reação. Biomecânica. VELOCIDADE. CONCEITO DE VELOCIDADE.
E N D
CORRIDAS DE VELOCIDADE Prof°. Ms. Lissandro Moisés Dorst
Força Básica Coordenação Velocidade de contração Poder de reação Biomecânica VELOCIDADE
CONCEITO DE VELOCIDADE Velocidade é a capacidade de realizar esforços de intensidade máxima com freqüência de movimento máximo ou a capacidade de cobrir a maior distância dentro de um menor tempo. No atletismo existe a velocidade pura, representada pelas provas clássicas de 100 e 200 metros rasos, e a velocidade prolongada, nas provas de 400 metros rasos.
CONCEITO DE VELOCIDADE De acordo com experiências realizadas, a maior velocidade possível de um corredor após uma saída parada é conseguida entre 40 e 70 metros, ao que chamamos de velocidade pura (antes de Usain Bolt). A velocidade pura ou de base é definida como sendo a "máxima capacidade de deslocamento na unidade de tempo, sem perda aparente de energias".
CONCEITO DE VELOCIDADE A velocidade da corrida é o produto de dois fatores, o tamanho da passada pela freqüência ou velocidade. Usain Bolt – 100m 9,58s 200m 19,19s
CONCEITO DE VELOCIDADE Nos Jogos Olim. de Seul Ben Johnson e Carl Lewis chegaram a 43,373 km/h. No ninho de Pássaro, Usain Bolt atingiu 43,902 km/h, durante 2,46 segundos, mais de 30 metros (até os 80m). E apesar dos braços levantados antes, dos sorrisos, da festa do ouro – ainda passou a meta a mais de 40 à hora. Média final: 37,151 Km/h. Tempo – 9,69s. Ao contrario dos demais, que o fizeram em 44 ou 45 passadas, fê-lo em… 41! Mais fantásticos foram os seus 200 metros: 19,30 segundos, primeiros 100m em 9,96, segundo 100m em 9,34 segundos, média de 37,305 km/h.
CONCEITO DE VELOCIDADE - A velocidade máxima é obtida aproximadamente aos 60-80 metros de corrida. - Após essa distância, a perda da freqüência não pode ser compensada através de um aumento da amplitude da passada. - Essa perda de freqüência, principalmente nos últimos metros, não impede a perda ou queda da velocidade, mesmo aumentando a amplitude da passada. - A diminuição da freqüência é tanto mais precoce quanto mais cedo o corredor alcançar o ponto elevado da sua velocidade.
CONCEITO DE VELOCIDADE Existe uma relação matemática entre a velocidade, o comprimento das passadas e a freqüência das passadas. A velocidade do corredor pode ser calculada através do produto do comprimento das passadas e a freqüência das passadas (Hay, 1985). Velocidade = comprimento das passadas x freqüência das passadas
CONCEITO DE VELOCIDADE Se um corredor apresenta um comprimento das passadas grandes e uma freqüência pequena pode desenvolver a mesma velocidade de um corredor com pequeno comprimento das passadas e grande freqüência. Não existe combinação ideal entre comprimento e freqüência das passadas. Estes valores variam de corredor para corredor. Porém, para melhorar a velocidade, o aumento em longo prazo do comprimento da passada e o aumento em curto prazo da freqüência de passadas são importantes.
ECONOMIA DOS MOVIMENTOS CABEÇA: Fixa, olhando para frente TRONCO: Na vertical (diferencia-se nos primeiros passos) MEMBROS SUPERIORES: Fletidos nos cotovelos (90°), movimento antero-posterior MEMBROS INFERIORES: Flutuação - Elevação do calcanhar até o glúteo, movimento pendular da coxa para frente, joelho até a altura do quadril (define a amplitude da passada), 90 graus com a perna. PÉS: Contato com o solo pela parte anterior, lado externo.
SAÍDA • - Aos seus lugares: Passa a frente do bloco, apóia os dois pés, joelho de trás no solo, mãos apoiadas o mais próximo da linha da saída com afastamento da largura dos ombros. Cabeça no prolongamento do tronco. (Posição de 05 apoios). • - 100, 200 e 400 metros: Obrigatório o uso de bloco de partida. Saída deve ser agachada.
SAÍDA • - Prontos: Adianta e eleva o quadril. Cabeça mantém a posição anterior. Perna da frente 90 graus. Calcanhares pressionam os bloco (posição de 4 apoios). • - Disparo do revólver (tiro): Mãos saem do solo com os braços assumindo os movimentos da corrida, pressão sobre os apoios impulsionam o corpo para frente/cima. Perna de trás executa primeira passada. A inclinação do corpo vai diminuindo durante a corrida.
CHEGADA • 1 - Inclinação natural do corpo. • 2 - Inclinação e Flexão do tronco. Lançamento dos braços para trás (alto nível/ adulto).