1 / 15

Aula de História

Aula de História. Professor Bruno Barreira. Após o fim da II Guerra Mundial duas potências se afirmaram e dividiram o mundo sob sua influência: os EUA (Capitalista / democrático) e URSS (comunista / socialista). Conferência de Ialta (dividindo o mundo em duas áreas de influência).

pello
Download Presentation

Aula de História

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula de História Professor Bruno Barreira

  2. Após o fim da II Guerra Mundial duas potências se afirmaram e dividiram o mundo sob sua influência: os EUA (Capitalista / democrático) e URSS (comunista / socialista). Conferência de Ialta (dividindo o mundo em duas áreas de influência). Conferência de Potsdam. Dividiu a Alemanha na República Federativa Alemã (capitalista) e República Democrática Alemã (socialista) → Ações da URSS Cortina de Ferro (ideológico) Comecon - Cons. de Assist. Econ. Mútua. (financeiro). Pacto de Varsóvia (militar). Bloco de ajuda militar. → Ações dos EUA Doutrina Truman (ideológico) Plano Marshall (financeiro) (Organização do Tratado do Atlântico Norte) bloco de ajuda militar. Guerra Fria

  3. Período de tensão • Macarthismo – O senador Joseph McCarthy inicia, em 1951, a investigação sobre qualquer suspeita de movimentos comunistas. Realiza uma caça às bruxas, atingindo artistas, roteiristas e jornalistas que se manifestam a favor da aliança com a URSS.. • Stalinismo - Sua política de coletivização forçada das terras, provoca a morte de 10 milhões de camponeses. Ele também combate às tendências autonomistas dos povos não russos. Realizou milhares de julgamentos sumários que previam o fuzilamento, e matou a maioria dos antigos dirigentes bolcheviques. Todos deveriam cultuar Stalin como um Deus.

  4. Coexistência Pacífica • As denúncias de Kruschev. Com a morte de Stalin, Kruschev popularizou-se ao denunciar os crimes de Stálin no 20º Congresso do PC, em 1956. Visitou os EUA, em 1959, iniciando a "coexistência pacífica". • A Crise dos Mísseis. Mesmo assim, um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria aconteceu 1962. Fotos tiradas de um vôo secreto norte-americano indicavam que os soviéticos haviam instalados em Cuba estrutura para mísseis. O governo Kennedy considerou aquilo inaceitável a existência de foguetes há apenas 150 km dos EUA. Kennedy advertiu Khruschev de que seu país não teria dúvidas em usar armas nucleares contra a iniciativa russa. Ou retiravam os mísseis, ou a guerra seria inevitável.  Durante 13 dias o planeta ficou com medo de uma guerra nuclear. Em 28 de outubro Kruschev ordenou a retirada.

  5. A Construção do Muro de Berlim • Com o objetivo de dar um fim as fugas dos habitantes da Alemanha Oriental para o território Ocidental, a URSS iniciou a criação do Muro de Berlim, em 1961. A construção era a representação física da divisão ideológica mundial

  6. A Guerra do Vietnã 1959-1975 • Contexto Histórico. Pode ser visto como um quadro da Guerra Fria. O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte, comandado por Ho Chi Minh, era comunista. O Vietnã do Sul, capitalista. • Causas da Guerra - A relação entre os dois Vietnãs era tensa. Em 1959, Ho Chi Min atacou uma base no Vietnã do Sul, dando início à guerra. • O Conflito – De 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora EUA e URSS dessem apoio indireto. Em 1964, os EUA entraram no conflito. Já no final da década de 1960, era claro o fracasso norte-americano. Em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon.

  7. A Corrida Armamentista Espacial • Nos EUA, após o período Kennedy, com a ascensão do presidente Ronald Reagan, em 1980, a continuidade da distensão política foi ameaçada, com a tentativa da volta pela corrida armamentista. Reagan queria criar um projeto militar chamado STAR WARS, contra possíveis ataques de mísseis oriundos do bloco socialista. Criticado pela opinião pública internacional, a proposta foi vetada pelo Congresso.

  8. Em 1985 a URSS enfrentava estagnação econômica com forte inflação, crise agrícola e atrasos tecnológicos, que levou a depressão econômica. Mikhail Gorbachev chega ao poder: criação da Glasnost (redemocratização) e Perestroika (liberdade econômica/capitalismo) Houve a criação da CEI – Comunidade dos Estados Independentes = Fim da URSS. No leste Europeu, as reformas liberais e a crise também incentivaram os outros países sociealistas a lutarem pela redemocratização. O ato simbólico mais importante foi a queda do Muro de Berlim em 1989. Crise na URSS: fim da Guerra Fria

  9. Ásia: A Conferência de Bandung • No século XX os países afro-asiáticos organizaram-se em amplos movimentos de libertação. O contexto internacional (duas guerras mundiais) também ajudou esses movimentos. Soma-se a isso a questão ideológica no contexto da Guerra Fria, onde a ONU afirmava que os povos deveriam ser livres. • Coferência de Bandung – encontro que deu início ao processo de independência dos povos afro-asiáticos. Adotou-se a política de não alinhamento em relação ao capitalismo ou ao socialismo. Surgiu o conceito de Terceiro Mundo para designar os países em processo de desenvolvimento.

  10. Conflitos no Oriente MédioA Guerra dos Seis Dias • Contexto antes da Guerra - a nação de Israel – extinta desde o século I – foi restabelecida depois da II Guerra Mundial no território palestino. O desconforto político e religioso se arrasta até os dias de hoje. Foi justamente por causa dessa questão que surgiu, em 1959, o Movimento de Libertação Palestina (Al Fatah) liderado por Yasser Arafat, com o objetivo de acabar com Israel. • A Guerra – Com a fundação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a tensão na região cresceu e, em 1967, diversos países muçulmanos se voltaram contra Israel, dando início a “Guerra dos Seis Dias”. Israel derrotou diversas nações árabes em apenas 6 dias, com um exército infinitamente menor que os seus oponentes. No sétimo dia, todos reconheciam a vitória de Israel.

  11. A constituição da Liga Árabe • Foi criada a partir de um movimento nacionalista que garantiu a Independência dos países do Oriente Médio, no período que se estende de 1945 a 1960.

  12. Conflitos no Oriente MédioA Guerra do Golfo • Os conflitos provocados por questões territoriais fundamentam-se basicamente em disputas de fronteiras e na luta por domínios de novos espaços petrolíferos. Foi o que aconteceu com a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991, quando o Iraque,ao invadir o território do Kwait, provocou a reação da comunidade internacional, liderada pelas forças note-americanas. • Em 2003, o líder Iraquiano Saddan Hussein foi derrubado do poder por acusação de possuir armas nucleares. O que não foi comprovado.

  13. A descolonização da Índia • As negociações tiveram início com o Partido do Congresso, liderado por Mahatma Gandhi, que promoveu a idéia de resistência pacífica através do não cumprimento civil das ordens britânicas. Ex: não pagamento de impostos, não cumprimento das ordens britânicas etc.

  14. A descolonização na África • A independência de Angola e Moçambique - territórios, secularmente subordinados ao domínio português, conquis-taram a independência em 1975, beneficiados exter-namente pela Revolução dos Cravos (1974), responsável pela queda do regime salazarista (fascista), em vigor na metró-pole desde 1929, e adotaram o regime socialista de governo, em vigor até o presente momento.

  15. O Apartheid na África do Sul • Características - Apartheid ("vida separada") designou um regime, implementado por lei, segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Foi abolido em 1990 e em 1994 eleições livres foram realizadas. • Conseqüências - Aos negros eram proibidos diversos empregos sendo-lhes também vedado empregar brancos. A terra conferida aos negros era tipicamente muito pobre, impossibilitada de prover recursos à população forçada à ela. As áreas de negros raramente tinham saneamento ou eletricidade. Os hospitais eram segregados, trens e ônibus eram segregados .

More Related