340 likes | 737 Views
Estrutura de Capital. Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento. Grupo 3 - 3ºC Bruno Barbosa Felipe Gualnieri Fernanda Leal Pamela Obaji Thiago Floriano Samuel Wilton Luz. Estrutura de Capital.
E N D
Estrutura de Capital Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Grupo 3 - 3ºC Bruno Barbosa Felipe Gualnieri Fernanda Leal PamelaObaji Thiago Floriano Samuel Wilton Luz
Estrutura de Capital Segundo os Autores a combinação entre a divida e o capital próprio de uma companhia é denominado de estrutura do capital (Schoroeder, Clark e Cathey (2005))
Teoria Eles sugerem a existência de uma estrutura ótima de capital para a empresa, sem produzir uma metodologia específica para determiná-la. Demonstram que a estrutura de capital não afeta o valor da empresa, admitindo-se a hipótese de mercados perfeitos.
Mas há teorias onde afirma-se que existe uma estrutura ótima de capital que afeta o valor da empresa, baseada nos benefícios e custos dos empréstimos. • Benefício fiscal: é adedução tributária dos juros pagos sobre empréstimos, reduzindo o seu custo e elevando o lucro para os acionistas • Custos do empréstimo: A Elevação da probabilidade da falência por incapacidade de saldar compromissos em razão dos riscos operacional e financeiro.
Escolha da Estrutura Ótima de Capital • Para determinar o seu valor, a empresa deve indicar o nível de retorno que precisa obter para compensar os investidores e proprietários pelos riscos assumidos, ou seja, o risco associado a cada estrutura deve ser relacionado a taxa de retorno exigida.
Cálculo do LAJIR "Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda” Reflete o resultado das atividades operacionais da empresa. Ao contrário da definição de lucro operacional no Brasil, o cálculo do LAJIR permite estimar o resultado das operações sem a inclusão das receitas ou despesas financeiras.
Ponto de Equilíbrio: LAJIR • Receita de Vendas p x Q (-) Custos Operacionais Fixos F (-) Custos Operacionais Variáveisv x Q (=) Lucro Antes Juros e Imp. de RendaLAJIR
Medidas de Avaliação da Estrutura de Capital Para avaliar uma estrutura ótima de capital é preciso levar em consideração os seguintes fatores:
Índice de Endividamento Geral • Índice Exigível a Longo Prazo • Índice de Cobertura de Juros • Índice de Cobertura de Pagamentos Fixos
Tipos de Capital Capital de terceiros: São fundos de longo prazo obtidos via empréstimos. Seus custos são relativamente mais baixos pois os credores tem maiores riscos que os outros fornecedores de capital.
Capital próprio: São fundos de longo prazo fornecidos pelos acionistas (proprietários), que não precisam ser reembolsados.
Alavancagem Financeira Alavancagem financeira é a capacidade da empresa para usar encargos financeiro a fim de aumentar os efeitos de variação no lucro antes dos impostos.
Alavancagem Financeira Segundo pesquisadores a alavancagem financeira é positiva quando os empréstimos que eu faço de terceiro a longo prazo, tem um efeito positivo sobre o patrimônio liquido.
O resultado da alavancagem financeira pode ser melhor interpretado pela fórmula a seguir e seu coeficiente, que denominamos grau de alavancagem financeira (GAF): GAF = RsPL : RsA Sendo: :RsPL=Retorno sobre Patrimônio Líquido e RsA=Retorno sobre o Ativo
Se o GAF for igual a 1,0 = a alavancagem financeira será considerada nula Se o GAF for maior que 1,0 = a alavancagem financeira será considerada favorável Se o GAF for menor que 1,0 = a alavancagem financeira será considerada desfavorável
Em 2000 Em 2001 Ativo 43.070 64.550 Exigível-L. Prazo 13.519 17.404 Lucro Líquido 2.519 4.842 Patrimônio Líquido 13.551 27.443 '''GAF em 2000''' RsPL = 2.519/13.551 = 18,58% RsA = 2.519/43.070 = 5,84% GAF = RsPL/RsA = 18,58%/5,84% = 3,18 '''GAF EM 2001''' RsPL = 4.842/27.443 = 17,64% RsA = 4.842/64.550 = 7,50% GAF = RsPL/RsA = 17,64%/7,50% = 2,35
Retorno Sobre Investimentos • Os proprietários ou terceiros ao investir ou aplicar recursos em uma determinada entidade, exigem um retorno mínimo a título de remuneração do seu capital. • Existem três ingredientes básicos para que qualquer investimento financeiro seja bem sucedido: tempo, disciplina e dinheiro.
Tipos de Investimentos • Fundos de investimento • Caderneta de Poupança • Títulos Públicos • Ações • Renda Fixa vs Renda Variável • Clubes de Investimento É comum o Investidor prestar mais atenção a promessa de rentabilidade, do que as chances de perda do que foi aplicado.
O Custo do capital de uma empresa é fator de fundamental importância para uma variedade de decisões a serem tomadas, alguma delas são relacionadas por meio do qual demonstram que as diferenças na composição de informações entre públicas e privadas afetam o custo do capital, bem como a taxa de obtenção de capitais para projetos de investimentos influenciam a estrutura de capital da empresa.
O custo do capital tem efeito sobre as operações da empresa que, subseqüentemente, afeta a sua lucratividade, e é obtido considerando todas as fontes dos recursos postos à disposição da empresa, de acordo com a participação percentual do capital próprio e de terceiros.
Considerações Finais Não existe um modo prático de se determinar a estrutura ótima de capital da empresa. A Análise quantitativa deve ser ponderada com outros fatores.
Fatores importantes para decisões de estrutura de capital • Risco operacional a) estabilidade da receita b) fluxo de caixa • Custos de agência a) obrigações contratuais b) preferências da administração c) controle • Informações assimétricas a) avaliação externa do risco