340 likes | 467 Views
I Conferência Nacional de Saúde Ambiental Etapa Municipal. Trabalho, Ambiente e Saúde: Desafio dos Processos de Produção e Consumo nos Territórios. Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo Mestrado em Alimentos e Nutrição- UFPI. Qualidade de Vida e Meio Ambiente.
E N D
I Conferência Nacional de Saúde Ambiental Etapa Municipal Trabalho, Ambiente e Saúde: Desafio dos Processos de Produção e Consumo nos Territórios. Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo Mestrado em Alimentos e Nutrição- UFPI
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Na atualidade há uma intensa preocupação com o homem para que tenha uma vida digna e com qualidade. • O termo “Sadia Qualidade de Vida” cmpreende: o direito à saúde, à educação, ao trabalho, ao lazer, segurança, previdência social, etc.
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Somos organismos vivos harmonizados com a natureza . • Nossa qualidade de vida cotidiana depende do estado no qual a ecoesfera se encontra, ou seja, precisamos de ar, água, alimentos, elementos essenciais para sobrevivência material.
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • É vital um meio ambiente ecologicamente equilibrado. • A sustentabilidade ecológica passou a ser uma condição para a sobrevivência da humanidade
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Declaração do Rio, ECO-92 – Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável, têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza. • A OMS elaborou uma Estratégia Mundial de Saúde e Meio Ambiente (vínculo entre saúde meio ambiente desenvolvimento sustentável.
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Produtos Orgânicos produzidos sem destruir os recursos naturais e com respeito à saúde do homem • Nele o produtor deve: • Valorizar as espécies de animais e plantas. • Proteger os solos das degradações (continuar fértil).
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Nele o produtor deve: • Inexistência do cultivo de transgênicos (para não colocar em risco a diversidade de variedades existentes na atureza). • Não utilizar fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e outros venenos.
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • As pessoas que participam de sua produção recebem todos os cuidados que um trabalhador necessita e seus direitos são respeitados. • Selo SISORG (Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade Orgânica).
Qualidade de Vida e Meio Ambiente. • Os sistema orgânicos estão baseados em princípios agroecológicos, ou seja: - visam preservar o uso sustentável do solo, da água, do ar, reduzindo as contaminações e protegendo a biodiversidade.
A Cultura Alimentar no Brasil Nas Américas as diferentes expressões de culturas alimentares estão fortemente relacionadas às populações que para cá se deslocaram, trazendo: hábitos, necessidades, grande variedade de alimentos e temperos e, também, preferências, prescrições e interdições. As influências dessas populações que chegavam se somavam a uma cultura já consolidada. (ABREU et al., 2001)
A Cultura Alimentar no Brasil As práticas alimentares de cada sociedade expressam diferentes culturas alimentares ligadas ao que é tradicional e outras ao que é inovador, algumas desaparecendo e outras enraizando-se, vindo a formar hábitos alimentares que acabam constituindo-se em verdadeiro patrimônio cultural. (CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2003).
A Cultura Alimentar no Brasil As influências recebidas pela fusão das três raças (portugueses, índios e africanos), resultam numa culinária rica e diversificada, que traduz toda nossa identidade culinária brasileira.
A Cultura Alimentar no Brasil O Brasil não tem uma única cultura alimentar, mas culturas alimentares diversas em cada uma de suas regiões com pratos típicos que passaram a ser marcadores de identidade.
A Cultura Alimentar no Brasil Os povos e os diferentes grupos sociais expressam suas identidades por meio da alimentação. A escolha dos alimentos, sua preparação e seu consumo estão relacionados à identidade cultural, que são fatores desenvolvidos ao longo do tempo, que distinguirão um grupo social de outro. (ORNELLAS, 2003)
A Cultura Alimentar no Brasil O hábito de alimentar-se, alimentar seus familiares e aos outros é um dos que mais profundamente reflete a riqueza e a complexibilidade da vida humana em sociedade. Os hábitos e praticas alimentares de um ser humano, de sua família e de sua comunidade são produtos da história e da vida de seus antepassados.
A Cultura Alimentar no Brasil No entanto, a alimentação incorpora muitos outros aspectos como criatividade, amor, carinho, socialização, cultura, espiritualidade e religiosidade. (LORIMER, 2001
A Cultura Alimentar no Brasil Para se determinar o hábito de uma determinada população, é necessário investigar aspectos variados, entre eles os dados históricos e antropológicos, perpassando a dimensão biológica da questão nutricional, para que a análise alimentar seja completa. (CANESQUI, 1996).
A Cultura Alimentar no Brasil O sistema alimentar é uma visão panorâmica de todos os fatores históricos, políticos, geográficos, temporais que influenciam e/ou contribuem para o estabelecimento das bases alimentares regionais, que no caso do Brasil acabam se diferenciando de uma região para outra. (LORIMER, 2001)
A Cultura Alimentar no Brasil Os frutos do cerrado, há 500 anos já eram largamente usados pelos índios que habitavam o Brasil, onde destacavam-se: o pequi, araticum , dentre outros que serviram de alimentação para os primeiros habitantes e de sustentação a fauna existente. (PIRES, 1999).
A Cultura Alimentar no Brasil A domesticação das fruteiras nativas do Cerrado, para cultivo em lavouras comerciais evita o extrativismo predatório e conservam as espécies em seu habitat natural, evitando os riscos de sua extinção, fornecendo matéria prima para a agroindústria e alimentação saudável para a população. (ÁVIDOS & FERREIRA, 2003).
Consumo Alimentar de Frutos do Cerrado em Pré-Escolares de Teresina – PI e Intervenção Educativa Orientanda: Bárbara Verônica S. Cardoso Mestrado em Ciências e Saúde - UFPI
Frutos do Cerrado: • Nutrientes essenciais • Minerais • Fibras • Vitaminas • Antioxidantes
Frutos dos cerrados pesquisados: Mauritia vinífera(buriti) Hancornia spp (mangaba) Genipa americana(jenipapo) Caryocar brasilliense(pequi) Hymenaea stigonocarpa (jatobá)
Frutos dos cerrados pesquisados: Sterculia striata (Chichá) Campomanesia cambessedeana(Guabiroba) Anacardium humile (Cajuí) Byrsonima verbascifolia(Murici) Spondia spp (Umbu cajá)
Caju: Alimento funcional Rico em fibras dietéticas tanto solúvel quanto insolúvel – 61,21% e vitaminas (C). (LIMA, et. al, 2004) Substâncias fenólicas - Propriedades antioxidantes. (BROINIZI, et. al, 2008) Aproveitamento do pedúnculo (pseudofruto)- Hambúrguer.
Mel Obtenção: -néctar das flores (mel floral). -secreções de partes vivas das plantas. -secreção de insetos sugadores de partes vivas das plantas (mel de melato). Elevado valor calórico. Propriedades: antimicrobiana, curativa, calmante, regenerativa de tecidos, estimulante.
Mandioca Planta dicotiledônea(família Euphobiaceae). Raiz eminentemente calórica(amido). Um dos alimentos preferenciais da mesa dos brasileiros.
Fibras Baixos níveis de colesterol. Tratamento: diabetes insulino -dependente, constipação intestinal, doenças cardiovasculares.
Aproveitamento de subprodutos da indústria de carnes. Salgadinho à Base de Pulmão Bovino, Milho e Grão-de-Bico Rico em Ferro. Novo alimento que será introduzido na Merenda Escolar, iniciando em Recife-PE este ano.