70 likes | 320 Views
A LUTA PELO DIREITO. Rudolf von Ihering. I - A CONFERÊNCIA DE 1872 - Sociedade Jurídica de Viena. O FIM DO DIREITO É A PAZ, E O MEIO PARA CONSEGUI-LO É A LUTA. A VIDA DO DIREITO É A LUTA. Todos os direitos da humanidade foram conquistados pela luta.
E N D
A LUTA PELO DIREITO Rudolf von Ihering
I - A CONFERÊNCIA DE 1872 - Sociedade Jurídica de Viena O FIM DO DIREITO É A PAZ, E O MEIO PARA CONSEGUI-LO É A LUTA. A VIDA DO DIREITO É A LUTA ...
Todos os direitos da humanidade foram conquistados pela luta. O DIREITO não é uma simples IDÉIA, é uma FORÇA VIVA. ...a luta necessária ao nascimento do Direito não é nenhuma maldição, mas uma bênção.
II - A luta pelo Direito Subjetivo. Constitui um dever do titular do direito para consigo mesmo, pois representa um imperativo de autodefesa moral; e representa um dever para com a comunidade, pois só por meio de tal defesa o direito pode realizar-se.
A defesa da própria existência é a lei suprema de toda a vida. No Direito, o homem encontra e defende a sua existência moral. "Antes ser um cão que um homem, se tenho de ser pisado“ (Michael Koolhaas, de Heinrich von Kleist)
A luta pelo Direito é a poesia do caráter. E qual a origem do milagre? - Não é o conhecimento, não é a cultura, mas simplesmente o sentimento de dor. -A energia de reação efetiva do sentimento de justiça diante de uma lesão de direito representa a pedra de toque do seu estado de sanidade