1 / 19

COLESTEROL TOTAL

COLESTEROL TOTAL. O que é colesterol total?. O colesterol total é a soma do colesterol HLD; LDL; VLDL e IDL. O colesterol é insolúvel ao sangue. A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea.

ranae
Download Presentation

COLESTEROL TOTAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COLESTEROL TOTAL

  2. O que é colesterol total? • O colesterol total é a soma do colesterol HLD; LDL; VLDL e IDL. • O colesterol é insolúvel ao sangue. A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. • As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - highdensity, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - lowdensity ou baixa densidade).

  3. LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento • HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

  4. É um lipídio esteróide que da origem a outros esteróides, principalmente os hormônios esteróides. • É obtido da dieta, tanto da gordura de animais como daquela proveniente de vegetais. • Ele é considerado alto e prejudicial à saúde quando seus valores são iguais ou superiores a 200mg/dl, a depender da faixa etária

  5. Ele é resintetizado no organismo através do fígado.

  6. SINTOMAS DO COLESTEROL TOTAL ALTO • O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico, mas pode-se suspeitar dele estar alto se o indivíduo estiver acima do peso ideal e não tiver uma boa alimentação

  7. CAUSAS DE COLESTEROL ALTO • Má alimentação • Sedentarismo • Idade  • Tendência familiar(genética) • Obesidade

  8. GORDURA SATURADA • A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. • A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada.

  9. GORDURA INSATURADA • As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. • A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Prefira margarina light ou diet à manteiga, por exemplo.

  10. COLESTEROL TOTAL NA GRAVIDEZ • Durante a gravidez é normal que os valores do colesterol total tenham um aumento de até 60%. Mas, para evitar exageros e diminuir os riscos para a saúde da mulher e do bebê, aconselha-se uma boa alimentação e a prática regular de exercícios leves, como caminhada, alongamentos ou natação, por exemplo.

  11. EXAME LABORATORIAL Colesterol total Menos de 29 anos abaixo de 200 mg % de 30 até 39 anos abaixo de 225 mg % de 40 até 49 anos abaixo de 245 mg % acima de 50 anos abaixo de 265 mg % Para o HDL Colesterol dão como valores normais Homens de 30 a 70 mg % Mulheres de 30 a 90 mg % Para o LDL Colesterol homens e mulheres 50 a 190 mg %

  12. I Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (2012,p.3): • “ A homeostase do colesterol no organismo depende do equilíbrio entre a síntese hepática e absorção intestinal desse composto, de um lado, e a sua excreção, especialmente pelas vias biliares, de outro. Quando há desequilíbrio dessa equação, como acontece na hipercolesterolemia familiar, o colesterol acumulado forma depósitos como os xantomas e placas de ateroma”.

  13. A doença aterosclerótica afeta de forma preponderante as camadas mais interiores da artéria, determinando o aparecimento de lesões que se caracterizam pelo espessamento da parede (Stary HC,e cols.1992). A parede vascular de uma artéria é  constituída por 3 camadas distintas, sendo a mais interior a túnica íntima,formada por uma fina camada de células, o endotélio, que se encontra adjacente ao lúmen.

  14. ATEROGÊNESE • A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. • A formação da placa aterosclerótica inicia-se com a agressão ao endotélio vascular devida a diversos fatores de risco como elevação de lipoproteínas aterogênicas (LDL, IDL, VLDL, remanescentes de quilomícrons), hipertensão arterial ou tabagismo. • Como conseqüência, a disfunção endotelial aumenta a permeabilidade da íntima às lipoproteínas plasmáticas favorecendo a retenção das mesmas no espaço subendotelial.

  15. O depósito de lipoproteínas na parede arterial, processo-chave no início da aterogênese, ocorre de maneira proporcional à concentração dessas lipoproteínas no plasma. • Além do aumento da permeabilidade às lipoproteínas, outra manifestação da disfunção endotelial é o surgimento de moléculas de adesão leucocitária na superfície endotelial, processo estimulado pela presença de LDL oxidada. •     As moléculas de adesão são responsáveis pela atração de monócitos e linfócitos para a parede arterial

  16. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem a sua elasticidade e, à medida que os ateromas crescem, tornam-se mais estreitas.

  17. Um ateroma “arebentado” também pode derramar o seu conteúdo lipídico e desencadear a formação de um coágulo sanguíneo (trombo). • O coágulo estreita ainda mais a artéria e inclusive pode provocar a sua oclusão ou então desprende-se e passa ao sangue até chegar a uma artéria menor, onde causará uma oclusão (embolia).

More Related