160 likes | 256 Views
Biocombustíveis:. Maria Helena M. Rocha Lima Nilo da Silva Teixeira. Estudo de culturas adequadas à sua produção: um panorama da produção agrícola da cana de açúcar e da soja. Introdução. Quais os fatores que deverão impulsionar a produção de biocombustíveis no Brasil nos próximos anos?.
E N D
Biocombustíveis: Maria Helena M. Rocha Lima Nilo da Silva Teixeira Estudo de culturas adequadas à sua produção: um panorama da produção agrícola da cana de açúcar e da soja.
Introdução Quais os fatores que deverão impulsionar a produção de biocombustíveis no Brasil nos próximos anos? • Existência de amplas áreas disponíveis para a produção agrícola; • Crescimento da demanda mundial pelas fontes de energia renováveis; • Adoção de legislação que estabelecerá percentuais mínimos de aditivos limpos nos combustíveis fósseis, por diversos países; • O país será relevante exportador de energias alternativas, mas para assegurar bom desempenho, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico não podem perder força. Fonte: Valor Economico, 2007. Nota:Respostas de 122 especialistas em pesquisa feita pela FIA/USP. Pesquisa Delphi “O Futuro da Energia”.
Informações Técnicas Produto: Etanol Produto: Biodiesel Matéria – prima: cana de açúcar Matéria - prima: soja
Políticas Públicas Etanol Biodiesel Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB - 2004) Lei 11.097 Objetivo de promover o biodiesel como alternativa energética sustentável , sob aspectos técnicos, econômicos e ambientais, promovendo a inclusão social, preços competitivos e o estímulo a produção regional de oleoginosas. Do Proálcool aos carros flex (1975 a 2003) Proálcool : tinha o objetivo de amenizar o problema energético nacional, após o primeiro choque de petróleo, reduzindo a importação do combustível fóssil. Surgimento dos carros flex (2003): recuperação do mercado do etanol com preço do etanol competitivo em relação ao preço da gasolina.
Processos de Produção Cana de Açúcar Soja O processo de beneficiamento da soja com o esmagamento do grão, no qual se separa o óleo bruto (20% grão) do farelo de soja (80%). O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível. • O processamento é feito a partir da colheita do caule que é esmagado e depois concentrado por fervura, resultando no mel ou melaço. A cristalização do mel produz o açúcar e a fermentação gera tanto as bebidas alcólicas quanto o etanol. • Fibras ou bagaço da cana podem ser usados para a produção de energia elétrica – co-geração ou para produzir mais etanol – segunda geração da tecnologia.
Produção e Produtividade Tabela 1: Evolução da Área de Produção e Produtividade da Cana no Brasil Fonte: Pesquisa Agrícola Municipal, 1990, 1995, 2000, 2005, 2006, 2007 e 2008. Tabela 2: Evolução da Produção, área plantada e produtividade da soja no Brasil
Incorporação de Novas Áreas Cana de Açúcar Soja Fonte: elaboração própria com dados da Produção Agrícola Municipal, 1990, 2000 e 2007 disponível no site: www.sidra.ibge.gov.br
Custo de Produção Cana de Açúcar Soja Custos de produção tem aumentado como resultado de altas nos preços de fertilizantes, infra-estrutura e valorização cambial. Os custos de produção por hectare varia nos diversos estados produtores: custo de fertilizantes (micronutrientes) gira em torno de 25% nos estados de São Paulo e Paraná e pode chegar a 41% na Bahia e Maranhão. Os custos de operação (máquina e mão de obra) variam de 19% no Maranhão a 30% no Rio Grande do Sul. (Agrianual, 2009). • Ênfase na procura de eficiência na etapa de produção agrícola: 61% dos custos totais do setor sucroalcooleiro. • Os custos de produção por hectare de lavoura de cana (fase de plantio), considerando o estado de São Paulo no ano de 2008: máquinas e equipamentos (28%), mão de obra (12%) e fertilizantes (21%). (Agrianual, 2009) • Impacto do aumento dos custos de fertilizantes (2007). • Relação de troca (quantidade de cana por tonelada de adubo): em 2007 = 19,8 toneladas de cana, em 2008= 36,3 toneladas
Custo de Produção Tabela 3: Custo de Produção da Cana de Açúcar (São Paulo) - 2008
Custo de Produção Tabela 4: Custo de Produção da Soja em 2008 (Principais Estados)
Perspectivas de Produção e Mercados Cana de Açúcar Mercados para a cana de açúcar: Mercado do etanol: cenário internacional negativo (preço do petróleo, barreiras tarifárias) Mercado do açúcar: commodity com alta volatilidade. Mercado internacional em alta Mercado de energia elétrica: co-geração.
Mercados da Cana de Açúcar Etanol Açúcar Tem grande inserção no mercado internacional. Aumento do preço (quebra de safra) externo pode gerar deslocamento da oferta interna para o mercado externo. Trata-se de uma commodity. Oferta: tem permanecido quase constante , no entanto na safra atual, dado ao mercado internacional está havendo deslocamento da oferta do álcool para o açúcar. Demanda internacional aquecida tendo em vista déficit na produção mundial. Não tem grande inserção no mercado externo, ainda não é uma commodity e sua principal questão é a relação entre o seu preço e o do petróleo. Os requisitos básicos, as normas para comercialização (padrões mínimos de qualidade do produto) ainda não estão disponíveis. • Oferta: o país possui 420 usinas de açúcar e álcool. • Demanda interna aquecida pelos carros flex .
Mercados da Cana de Açúcar (Exportação) Tabela 5: Exportação Brasileira de Cana de Açúcar
Mercados da Cana de Açúcar Co-geração de energia elétrica • Importante fonte alternativa de energia elétrica. O potencial de geração de energia (bagaço equivale a 30% da cana moída) é estimado em 4.000 MW com tecnologias disponíveis. Segunda fonte de energia (16%) na matriz energética. • Dificultam a implantação em todas as usinas: a exigência de investimentos necessários para a comercialização, a garantia de venda da energia pelas usinas a um preço apropriado e o preço que depende das distribuidoras
Mercados da Soja Tabela 6: Produção e Consumo de Soja Tabela 7: Exportação Brasileira de Soja
Concluindo Tornar o biodiesel competitivo em relação ao diesel mineral requer, em primeiro lugar, investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pode-se afirmar que o mesmo potencial da produção do etanol se vislumbra para a produção do biodiesel.