240 likes | 536 Views
Consequências da Poluição Marinha. O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial. Um quinto das produções de petróleo que ocorrem em plataformas petrolíferas, no meio do mar, sofrem alguns acidentes durante a sua extração.
E N D
O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial. Um quinto das produções de petróleo que ocorrem em plataformas petrolíferas, no meio do mar, sofrem alguns acidentes durante a sua extração. • Durante o transporte também costumam ocorrer acidentes muito graves, provocados pelo derrame de petróleo e seus derivados. Pensa-se que num ano são derramados 6 milhões de toneladas de hidrocarbonetos, uma das principais causas de poluição marítima.
Esta tonelada podem cobrir uma área de 12Km2 o que contamina o oceano, quase permanentemente, reduzindo o nível de recursos vivos, atividades fotossintética das algas e de Fitoplânctun.
Poluição devido a descargas e efluentes urbanos • Esta poluição é provocada pelas águas residuais, que vêm do resíduo doméstico e industrial. Quando os países, que têm costa no Mar Mediterrâneo, recebem turistas durante a época balnear, a poluição marinha aumenta devido às matérias orgânicas. • Em Toulon no cabo Sicié a rapidez das descargas efluentes urbanos foi de 7,5m3/s, o suficiente para destruir por completo habitat marinho daquela zona! Todos os animais marinhos que habitavam esta zona morreram devido ao excesso de poluição!
Esta poluição é provocada pelas águas residuais, que vêm do resíduo doméstico e industrial. Quando os países, que têm costa no mar mediterrâneo, recebem turistas durante a época balnear, a poluição marinha aumenta devido às matérias orgânicas. • Em Toulon no cabo Sicié a rapidez das descargas efluentes urbanos foi de 7,5m3/s, o suficiente para destruir por completo habitat marinho daquela zona! Todos os animais marinhos que habitavam esta zona morreram devido ao excesso de poluição!
Outro tipo de poluição são os macro-resíduos (vidros, plástico e metais). Estes têm vindo a tornar-se parte da paisagem e se não forem devidamente tratados podem trazer grandes problemas à vida humana. • Alguns destes detritos resistem durante muito tempo e porque têm uma densidade que lhes permite flutuar, podem dar à costa arrastados pela corrente. • As tempestades, as chuvas abundantes e as enchentes, também contribuem para o aparecimento de detritos no mar e na costa. Os efeitos nocivos dos macro-resíduos, faz com que tomemos consciência da degradação do ambiente.
No tratamento de lixo nuclear as centrais armazenam os resíduos em barris metálico que caem no mar. Esses barris oxidam rapidamente e a água do mar fortemente corrosiva, faz com que o barril não resista mais de 4 meses. • A poluição nuclear é a mais perigosa de todas as poluições, e seu desejo forma uma grande quantidade de algas mortas e em decomposição no fundo do mar, o que origina um depósito de sedimentos. Matam várias espécies de peixes!
Poluição de mercúrio nos mares e oceanos • O mercúrio é um metal pesado e extremamente tóxico. Em 1983 era o principal poluente de todos os metais pesados e ainda hoje é utilizado na extração de ouro. • Quando lançado em grandes quantidades nas águas dos rios e mares, envenena e mata diversas formas de vida. Se consumimos alimentos contaminados por mercúrio, por exemplo, peixe, podemos ficar com graves lesões a nível nervoso.
ÁGUA E OXIGÉNIO DOIS ELEMENTOS AMBIENTAIS. NÃO POLUA NEM DEIXE POLUIR! SEM ELES NÃO EXISTIRIAMOS.
Trabalho e realizado por: JOÃO SILVA