1 / 23

Consequências da Poluição Marinha

Consequências da Poluição Marinha. O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial. Um quinto das produções de petróleo que ocorrem em plataformas petrolíferas, no meio do mar, sofrem alguns acidentes durante a sua extração.

rio
Download Presentation

Consequências da Poluição Marinha

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Consequências da Poluição Marinha

  2. O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial. Um quinto das produções de petróleo que ocorrem em plataformas petrolíferas, no meio do mar, sofrem alguns acidentes durante a sua extração. • Durante o transporte também costumam ocorrer acidentes muito graves, provocados pelo derrame de petróleo e seus derivados. Pensa-se que num ano são derramados 6 milhões de toneladas de hidrocarbonetos, uma das principais causas de poluição marítima.

  3. Esta tonelada podem cobrir uma área de 12Km2 o que contamina o oceano, quase permanentemente, reduzindo o nível de recursos vivos, atividades fotossintética das algas e de Fitoplânctun.

  4. Poluição devido a descargas e efluentes urbanos • Esta poluição é provocada pelas águas residuais, que vêm do resíduo doméstico e industrial. Quando os países, que têm costa no Mar Mediterrâneo, recebem turistas durante a época balnear, a poluição marinha aumenta devido às matérias orgânicas. • Em Toulon no cabo Sicié a rapidez das descargas efluentes urbanos foi de 7,5m3/s, o suficiente para destruir por completo habitat marinho daquela zona! Todos os animais marinhos que habitavam esta zona morreram devido ao excesso de poluição!

  5. Poluição devido a descargas e efluentes urabnos

  6. Esta poluição é provocada pelas águas residuais, que vêm do resíduo doméstico e industrial. Quando os países, que têm costa no mar mediterrâneo, recebem turistas durante a época balnear, a poluição marinha aumenta devido às matérias orgânicas. • Em Toulon no cabo Sicié a rapidez das descargas efluentes urbanos foi de 7,5m3/s, o suficiente para destruir por completo habitat marinho daquela zona! Todos os animais marinhos que habitavam esta zona morreram devido ao excesso de poluição!

  7. Outro tipo de poluição são os macro-resíduos (vidros, plástico e metais). Estes têm vindo a tornar-se parte da paisagem e se não forem devidamente tratados podem trazer grandes problemas à vida humana. • Alguns destes detritos resistem durante muito tempo e porque têm uma densidade que lhes permite flutuar, podem dar à costa arrastados pela corrente. • As tempestades, as chuvas abundantes e as enchentes, também contribuem para o aparecimento de detritos no mar e na costa. Os efeitos nocivos dos macro-resíduos, faz com que tomemos consciência da degradação do ambiente.

  8. No tratamento de lixo nuclear as centrais armazenam os resíduos em barris metálico que caem no mar. Esses barris oxidam rapidamente e a água do mar fortemente corrosiva, faz com que o barril não resista mais de 4 meses. • A poluição nuclear é a mais perigosa de todas as poluições, e seu desejo forma uma grande quantidade de algas mortas e em decomposição no fundo do mar, o que origina um depósito de sedimentos. Matam várias espécies de peixes!

  9. Poluição de mercúrio nos mares e oceanos • O mercúrio é um metal pesado e extremamente tóxico. Em 1983 era o principal poluente de todos os metais pesados e ainda hoje é utilizado na extração de ouro. • Quando lançado em grandes quantidades nas águas dos rios e mares, envenena e mata diversas formas de vida. Se consumimos alimentos contaminados por mercúrio, por exemplo, peixe, podemos ficar com graves lesões a nível nervoso.

  10. ÁGUA E OXIGÉNIO DOIS ELEMENTOS AMBIENTAIS. NÃO POLUA NEM DEIXE POLUIR! SEM ELES NÃO EXISTIRIAMOS.

  11. Trabalho e realizado por: JOÃO SILVA

  12. FIM…

More Related