180 likes | 357 Views
O entrelaçamento das concepções de corpo constituídas pela humanidade e a prática pedagógica na Escola do MST. Objetivos. - investigar quais são as concepções de corpo, da equipe docente da Escola Madre Cristina, do assentamento Roseli Nunes em Mirassol D´Oeste/MT.
E N D
O entrelaçamento das concepções de corpo constituídas pela humanidade e a prática pedagógica na Escola do MST.
Objetivos - investigar quais são as concepções de corpo, da equipe docente da Escola Madre Cristina, do assentamento Roseli Nunes em Mirassol D´Oeste/MT - conhecer as concepções de corpo que perpassam os princípios filosóficos e pedagógicos, propostos pelo Setor Nacional de Educação do MST, para as escolas dos assentamentos.
Procedimentos metodológicos - pesquisa participante - de cunho qualitativo - referencial teórico-metodológico baseado no materialismo histórico dialético
As concepções de corpo historicamente constituídas pela humanidade e o seu entrelaçamento no cotidiano escolar 3.1 - Preâmbulos sobre o Corpo 3.2 - As principais concepções de corpo constituídas no decorrer dos tempos 3.3 - O entrelaçamento das concepções de corpo historicamente constituídas e a prática pedagógica na Escola Madre Cristina
- No entender de Sant´Anna (2001, p. 03) "há sempre novas maneiras de conhecer o corpo, assim como possibilidades de estranhá-lo". - Ao longo da história podem ser observadas diferentes concepções de corpo humano, bem como formas variadas de comportar-se corporalmente, que revelam as relações do corpo com o contexto social.
# Conceitos e atitudes do e para com o corpo - mitificado na sua origem; - exaltado nos jogos olímpicos; - adorado pela sua beleza e imortalizado em obras de arte.
AS PRINCIPAIS CONCEPÇOES DE CORPO CONSTITUÍDAS NO DECORRER DOS TEMPOS Três grandes pensadores influenciaram a cultura do mundo ocidental, desde a antiguidade até os nossos dias. Sócrates, seu discípulo Platão e posteriormente, Aristóteles. A cultura grega representada por estes três pensadores nos legou a principal concepção de ser humano, histórica e filosoficamente estruturada.
Essa concepção lançou as bases para as formas como nos vemos até hoje e, consequentemente, para as diferentes percepções de corpo que atravessam a história. Se por um lado procuravam desenvolver o ser humano integral, em toda a sua capacidade intelectual e corporal, por outro, reforçava a discriminação de classes.
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES - Tratam o corpo como um obstáculo ao conhecimento e à moralidade, por considerá-lo um lugar de doenças, paixões e ilusões. - percebemos a supremacia da alma sobre o corpo, porém, Platão era um admirador da beleza. - a preocupação com um corpo harmonioso e belo para abrigar a alma.
Instaura-se, portanto, a divisão do ser humano numa visão de corpo e alma, emoção e razão. Perfilando a partir de então, uma série de dicotomias em relação ao corpo.
A partir do processo de helenização do cristianismo, o monismo dos primeiros séculos desta era, foi substituído pelo dualismo cristão. Dentro dessa moral cristã, Santo Agostinho destacou-se por dar ênfase à disciplina na educação e o combate às heresias, a defesa da moralização do corpo e a separação entre o sagrado e o profano.
Seus preceitos influenciaram os pensadores até a Idade Média,São Tomás de Aquino, que, assim como Aristóteles, considerava o corpo fundamental para o processo de construção do conhecimento. São Tomás de Aquino, imbuído pelos princípios cristãos, defendia a supremacia da alma sobre o corpo, devido a sua imortalidade.
A partir do século XVIII, o conjunto das transformações acontecidas no plano científico, econômico, social e político contribuiu no processo desencadeador da formação do sistema capitalista. A visão de corpo, nesse contexto, é uma visão de corpo disciplinado e produtivo, educado para as necessidades que o mundo do trabalho exigia, com capacidade de rodar as engrenagens da produção.
As classificações a seguir não contemplam todas as possibilidades de entendimento sobre o corpo. - o corpo máquina - o corpo objeto - o corpo biocibernético
Uma escola que tem um projeto político-pedagógico vinculado a um projeto de transformação social, precisa ter o compromisso de questionar se existem possibilidades de superar as concepções de corpo, historicamente construídas e consolidadas, reforçadas em diversas áreas do conhecimento, e que objetivam a criação de estereótipos de seres humanos.
o caminho é longo, mas a caminhada, não é solitária!
Equipe docente Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Madre Cristina" - Assentamento Roseli Nunes Mirassol D´Oeste - MT