170 likes | 287 Views
Palestrante: Fabian Busnardo Acadêmico da 9ª fase do Curso de Agronomia – UFSC Coordenador Executivo do GPVoisin. Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia GRUPO DE PASTOREIO VOISIN. Re-assentamento de agricultores através da
E N D
Palestrante: Fabian Busnardo Acadêmico da 9ª fase do Curso de Agronomia – UFSCCoordenador Executivo do GPVoisin
Universidade Federal de Santa CatarinaCentro de Ciências AgráriasDepartamento de ZootecniaGRUPO DE PASTOREIO VOISIN Re-assentamento de agricultores através da produção animal agroecológica coletiva no Condomínio Agrovida de Laguna-SC. V Congresso Brasileiro de Agroecologia Outubro de 2007
Grupo de Pastoreio Voisin: Proposta Inicialmente, capacitação de jovens, beneficiários do Programa Terra Negra – MDA. Suscitou o anseio de alguns futuros capacitadores em se tornarem beneficiários do Programa de Reordenação Fundiária do MDA. Agricultores que não possuíam terras, formaram então um Grupo de 8 famílias para obter financiamento e assim adquirir uma propriedade em conjunto.
Condomínio Agrovida de Laguna-SC Primeiros passos: Encontrar uma área de terra para um grupo de oito famílias, Teria que ter, em sua maioria áreas produtivas, embora o foco fosse a produção agroecológica, com o máximo de diversificação.
Condomínio Agrovida de Laguna-SC Dificuldades, na região, a grande maioria dos terrenos encontrados não era passiva de financiamento pelo crédito, por conta de serem terras sem escrituras públicas Após encontrada a área, outras dificuldades apareceram, entre elas a maior foi a burocracia. Dificuldades em vários órgãos governamentais, a ponto de que os agricultores chegaram a desencorajar-se de prosseguir com a idéia.
Condomínio Agrovida de Laguna-SC: Dificuldades O processo foi todo montado e encaminhado para aprovação e por varias vezes O sistema de crédito não entendia a condição de se comprar de forma coletiva. Após aprovado, houve demora ainda de seis meses para conseguir que o recurso fosse liberado e a partir daí comprar a área.
Condomínio Agrovida de Laguna-SC : Dificuldades Por exigência do sistema, tiveram que fazer a divisão de toda área em oito partes. A isto eles deram o nome de Condomínio Agrovida. Com todas estas dificuldades e imprevistos foi gerado um custo adicional para o grupo de mais R$ 20.000,00.
Produção Animal Agroecológica Após estas dificuldades, iniciou-se a implantação do projeto de produção de leite agroecológico em sistema de pastoreio Voisin. A produção orgânica: um passo que requer tempo de amadurecimento e informação por parte dos agricultores. A produção intensiva de leite sob Pastoreio Voisin se apresenta como um sistema agroecológico com rentabilidades superiores aos métodos convencionais (MACHADO, 2003).
Produção Animal Agroecológica Hoje existem 20 piquetes prontos, a implantação tem prosseguido rapidamente. O rebanho possui 32 vacas leiteras 20 estão em lactação. A venda de leite atualmente é apenas 20% do projetado com um faturamento mensal aproximado de R$ 2.754,00.
Condomínio Agrovida de Laguna-SC Outros produtos, como hortaliças, também são comercializados em ecofeiras, constituindo mais uma atividade produtiva. Acredita-se que um sonho possa se tornar realidade quando pensado e realizado por um coletivo democrático, e que isso possa servir de inspiração para outros projetos dessa natureza.
Projeto ATER-FUMO: Cenários Escostas de Serras. Terrenos declivosos e muito acidentados.
Projeto ATER-FUMO: Piquetes Prontos Projeto Piloto (em implantação) – Município de Major Gercino / SC – Sr. Licério da Silva. 6 Piquetes prontos
Projeto ATER-FUMO: Piquetes Prontos Construção do primeiro piquete e alternativas para a falta de material. Projeto Piloto Município de Leoberto Leal / SC Sr. Thiago B. Hellmann.