1 / 14

Espaço público e cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt

Espaço público e cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Espaço Público e Cidadania : uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. In Revista Serviço Social e Sociedade , nº 59 , São Paulo : Cortez Editora , 1999.

ronat
Download Presentation

Espaço público e cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Espaço público e cidadania:uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt CASTRO, Alba TerezaBarrosode.EspaçoPúblico e Cidadania: umaintroduçãoaopensamentode Hannah Arendt. In RevistaServiço Social e Sociedade, nº 59, SãoPaulo: Cortez Editora, 1999.

  2. Nosso objetivo: discutir noções de esfera pública e cidadania.

  3. * A noção de espaço público em Hannah Arendt A partir do advento da modernidade Hannah discute o esvaziamento da esfera pública e o declínio do homem público, que têm implicações diretas com a perda de padrões tradicionais de análise. A história do mundo moderno é a história da dissolução do espaço público, fazendo emergir uma sociedade despolitizada e atomizada pela competição e por uma instrumentalização do mundo. (Telles,90) Fundamenta-se na tradição grega e romana, referenciando-se nas Revoluções americana e francesa na reconstrução da política por meio da constituição de uma esfera pública que, como a pólis, seja espaço do aparecimento e da visibilidade. O espaço público se constrói mediante manifestação livre e legítima dos indivíduos.

  4. A noção de espaço público em Hannah Arendt Na Antiguidade/Idade Média: => Fundamenta-se na tradição grega e romana, nas Revoluções Americana e Francesa, como referências autêntica na reconstrução de uma esfera pública que, como a pólis, seja espaço do aparecimento e da visibilidade. => Faz referência à pólis, situando-a em confronto com a família, diferenciando esfera pública e esfera privada: Esfera pública= espaço da liberdade para construção coletiva. (p.11; § 2) Esfera privada= espaço da atividades econômicas, necessárias à reprodução da vida – individualismo. (p. 11, último §)

  5. A noção de espaço público em Hannah Arendt Refletir pág: 11 • Esfera Pública na Modernidade • => Inversão Histórica entre esfera pública e privada • Esfera privada= Esfera da liberdade • Esfera pública= Esfera da necessidade (perde sentido político) (p.12 §3º) • O cidadão, autor da ação política, fica atomizado, privilegia os interesses privados • =>Retraçãodos princípios que caracterizam a Esfera Pública (ação, poder, política, liberdade e pluralidade) =>Valorizaçãodos princípios que caracterizam a Esfera Privada ( trabalho, violência, economia, necessidade e uniformidade. (p.13 § 5º)

  6. A noção de espaço público em Hannah Arendt PONTOS DE ATENÇÃO: => O tipo de esfera pública defendido por Arendt distancia-se da configuração da esfera pública vinculada à formação da sociedade burguesa* (Habermas) p.14 2 e 3§ O Espaço público burguês( criticas de Hannah Arendt ) => Espaço Público confundido com o Estado =>A ordem burguesa privilegia o mercado , instrumentaliza as suas instâncias políticas e sociais para atender aos interesses econômicos => Na sociedade capitalista de mercado a esfera pública vai se modificando conforme evolui a ordem burguesa. :: Origem:manifesta-se através dos pequenos proprietários privados :: 2ª fase: emerge uma sociedade de classes (p. 14 último § ) =>Esfera pública ampliada, assume o papel de intermediar relações de interesses entre estado e sociedade civil * Fundada a partir do século XVIII - Espaço aglutinador de interesses públicos dos sujeitos privados.

  7. Concepções de esfera pública por Habermas • => Esfera pública burguesa com função de mediar as necessidade da sociedade civil perante o poder estatal. • A desagregação da esfera (espaço) pública burguesa ocorre quando na estrutura social emerge um público de pessoas privadas organizadas, substituindo o público composto por pessoas privadas individuais (p.. instaurada: Socialização do Estado e estatização da sociedade. (p.15; 6 §) • Trata-se da emergência dos sujeitos coletivos que passam a assumir a tarefa de realizar mediação entre a sociedade civil e o Estado. • Dialética instaurada: Socialização do Estado e estatização da sociedade. (p.15; último § )

  8. Configuração do espaço público contemporâneo => Pressupõe um exercício de cidadania. => O entrecruzamento é a palavra definidora dos formatos atuais de relações entre o social, o econômico e o político. =>A efetiva atuação dos sujeitos coletivos pode elevar o atual modelo de espaço público ao espaço de cidadania como sendo do aparecimento e da visibilidade.

  9. O espaço público como espaço de cidadania => Requisitos para o espaço público contemporâneo: :: O resgate do político como valor ético e como espaço de aparecimento e da visibilidade é função legítima da democracia. ::A ideia de espaço público como um campo fértil para a cidadania vincula-se à visão de democracia, enquanto autonomia, colocando o indivíduo como o centro da história.

  10. ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Antecedentes: =>Década de 30, governo atuando como gestor centralizador da questão social, a esfera pública centrada no econômico. => Na década de 1980, surgem novos sujeitos sociais coletivos que organizam movimentos sociais em defesa de demandas locais,geralmente de caráter econômico. =>Constituição de 1988, marco e aos mesmo tempo resultado do processo político na redefinição da esfera pública brasileira => Década de 1990 e 2000, intensifica-se a ação política de movimentos sociais em torno de questões e representações de interesse público.

  11. ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Fatores redefinidores da esfera pública brasileira: => dificuldades relacionadas a padrões éticos na política e do Estado (ineficiência do aparelho estatal pós ditadura militar) => crise da sociabilidade cotidiana ( preocupação com a sobrevivência diante da recessão econômica). => processo de abertura e de evolução da democracia no Brasil

  12. ESFERA PÚBLICA NO BRASIL: Novas feições da Esfera Pública Brasileira: => Ampliação do campo de discussão política pondo em julgamento a ação do poder e publicizando o negócio político; => Nova concepção de cidadania e de direitos, alargando o ambiente democrático; => Democracia como campo de ancoragem dos interesses múltiplos da sociedade, viabilizando o entrecruzamento do social, do político e do econômico;

  13. ESFERA PÚBLICA NO BRASIL Cenário contemporâneo => Prática política vinculada ao exercício da cidadania e pulverizada por toda a sociedade =>conscientização na sociedade de que mercado e Estado não são os únicos organizadores da vida social e que os movimentos organizados da sociedade são partes integrantes e peças fundamentais nessa tarefa. => A participação direta encontra expressão nos Conselhos (“ideais reguladores do funcionamento das democracias modernas) onde participam múltiplos atores sociais e políticos.

  14. BIBLIOGRAFIA ARENDT, Hannah. As esferas pública e privada. In. A Condição Humana. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1997. CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Espaço Público e Cidadania: uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt. In Revista Serviço Social e Sociedade, nº 59, São Paulo: Cortez Editora, 1999.

More Related