150 likes | 519 Views
PROVÉRBIOS. Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios.
E N D
Caríssimos, Hoje nos reportaremos ao livro do Antigo Testamento, chamado Provérbios. O livro dos Provérbios é uma coletânea de textos de diferentes origens e datas. Pertence à literatura sapiencial, gênero literário que floresceu, desde remotas eras. Essa coletânea é atribuída a “Salomão, filho de David, rei de Israel”. Ao apresentar o autor como “rei de Israel” referia-se à concepção, comumente admitida em todo o Oriente antigo, da origem real de toda sabedoria. Não era o Senhor o “Rei de Israel”, por excelência? O compilador sacralizou o livro e esse livro é o mais representativo da sabedoria do povo de Israel. “É um livro para dar a conhecer a sabedoria, a educação e a compreensão de sentenças inteligentes; para proporcionar uma educação esclarecida: justiça, eqüidade, retidão; para proporcionar aos inexperientes a prudência, aos jovens, conhecimento e discernimento.” Meditemos. Carinhosamente, Graziela.
“Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera.” (Prov 15,1) “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Prov 1,7) “Em todo o lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons.” (Prov 15,3)
“Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração porque, com longos dias e anos de vida, assegurar-te-ão eles a felicidade.” (Prov 3,1-2) “Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe.” (Prov 1,8)
“Na estrada dos ímpios não te embrenhes, não sigas pelos caminhos dos maus.” (Prov 4,14) “Meu filho, se pecadores te quiserem seduzir, não consintas.” (Prov 1,10) “Evita-o, não passes por ele, desvia-te e toma outro.” (Prov 4,15)
“Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, nem te espantes de que ele te repreenda.” (Prov 3,11) “Mais precioso que o mais fino ouro é o meu fruto; meu produto tem mais valor que a mais fina prata.” (Prov 8,19) “Porque o Senhor castiga aquele a quem ama, e pune o filho a quem muito estima.” (Prov 3,12)
“É o caminho da sabedoria que te mostro, é pela senda da retidão que eu te guiarei.” (Prov 4,11) “Ouve, meu filho, recebe minhas palavras e se multiplicarão os anos de tua vida.” (Prov 4,10) “Se nela caminhares, teus passos não serão dificultosos; se correres, não tropeçarás.” (Prov 4,12) “Quem ouve a palavra com atenção encontra a felicidade; ditoso quem confia no Senhor.” (Prov 16,20)
“Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos!” (Prov 4,26) “Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida.” (Prov 4,23) “Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal.” (Prov 4,27) “O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor quem dirige seus passos.” (Prov 16,9)
“O temor ao Senhor é o ódio ao mal. Orgulho, arrogância, caminho perverso, boca mentirosa: eis o que eu detesto.” (Prov 8,13) “Eu, a Sabedoria, sou amiga da prudência, possuo uma ciência profunda.” (Prov 8,12) “Amo os que me amam. Quem me procura, encontra-me.” (Prov 8,17) “Comigo estão a riqueza e a glória, os bens duráveis e a justiça.” (Prov 8,18)
Música - Claire de lune (Debussy) Formatação - Graziela Texto - Bíblia TEB Bíblia (Editora Ave Maria) Imagens - do arquivo