560 likes | 639 Views
Hardware. Periféricos. "Computador". CPU. Memória Principal. Constituição do Hardware (Esquema Básico).
E N D
Hardware Periféricos "Computador" CPU Memória Principal Constituição do Hardware(Esquema Básico)
“Computador” :- É a parte mais importante dum sistema informático, porque é onde todos os periféricos estão ligados e onde se processam todas as “tarefas” realizadas num sistema informático. VOLTAR
Constituição dum computador :- Um computador é constituído principalmente pela caixa (“Chassis”) e pela motherboard. • CPU • Slots de Expansão • Memória Principal • Chips de Controlo VOLTAR
Motherboard (Placa principal):-É uma placa de grandes dimensões, que contém um grande quantidade de circuitos, que permitem a circulação de dados entre os vários componentes do computador. Os componentes essenciais da Motherboard são: • Os slots de expansão; • As memórias primárias (RAM e ROM); • O CPU; • O barramento (Bus); • O Chipset ou Chips de controlo; • Conectores; VOLTAR
Slots de Expansão:-São encaixes rectangulares, onde se inserem as “placas de expansão” que permitem a ligação entre os diversos periféricos e o CPU/Memória. • Exemplos de placas de expansão:Placas Gráficas;Placas de som;Placas de rede;Placas de TV;Etc.
Memórias primárias:-É constituída pelas memórias : • Ram (Temporária e de Leitura / Escrita) • Rom (Permanente e só de leitura)
Memória Ram (Random Access Memory ou memória de acesso aleatório) ou Memória Principal • É a memória que armazena temporariamente os programas em execução e os dados que o utilizador está manipular no momento. • O conteúdo desta memória só é mantido enquanto o computador está ligado. • Para não se perder informação é necessário guardá-la nas memórias de armazenamento auxiliares (Disquetes, disco rígido, cd-rom, etc). Ram
A quantidade de memória RAM é um dos factores mais importantes para a escolha dum computador… Ram Como é esta memória que guarda os programas que estão a funcionar e os dados que estão a ser manipulados… Se a memória RAM for reduzida, será mais difícil trabalhar com muitos programas (ou dados) ao mesmo tempo, pois o computador irá ficar mais lento… (Porquê?) porque quando não tem espaço para carregar muitos programas em simultâneo, tem de colocar alguns deles no disco rígido que é muito mais lento que a RAM. A capacidade da memória é avaliada pelo nº de bytes que a RAM possui e mede-se em múltiplos de bytes: Kilobytes, Megabytes, Gigabytes, etc.
Memória Rom (Read Only Memory)-Chip’s que contém instruções fixas (só de leitura), que comandam o funcionamento básico do computador. • Ex:A “Rom Bios” (Basic Input / Output System) é responsável pelo arranque do computador e pela interacção entre este e os periféricos. Rom • Apenas de leitura, pois o utilizador em geral não pode modificar o seu conteúdo: • Esta memória não é apagada quando o computador é desligado; • As memórias ROM modernas são do tipo Flash podendo ser actualizadas por um técnico (Firmware).
CPU (Central Processing Unit) Ou UCP (Unidade Central de Processamento) -É o cérebro do computador, pois é responsável por todo o funcionamento dum computador. -O tipo processador determina a velocidade com que as várias tarefas do sistema são processadas. -Quanto maior for a velocidade de um CPU, mais tarefas pode executar em simultâneo (na verdade o CPU não consegue realizar mais que uma tarefa ao mesmo tempo. Para dar a ilusão de estar a tratar de várias tarefas em simultâneo, o CPU trata delas alternadamente, mudando entre elas muito rápido). CPU
CPU (Componentes Principais) CPU A estrutura dum processador é muito complicada e muda conforme a marca e versão, mas todos têm os seguinte componentes/Secções fundamentais: Secção de Aquisição e descodificação de instruções – onde são recebidas as instruções que vêm de outros componentes (da RAM, Disco, do teclado, etc) e descodificadas (traduzidas) para linguagem do processador. Secção de execução – onde as instruções recebidas vão ser trabalhadas.Esta secção é constituída pelos seguintes componentes: Unidade de Controlo – controla todas as operações que se realizam no computador, enviando os sinais certos para os outros componentes;
CPU (Componentes Principais)Continuação CPU Secção de execução (Cont.) Unidade Lógico-Aritmética(ALU – Arithmetic and Logic Unit) – secção do processador que efectua as operações aritméticas e lógicas. Registos ou Registers – armazenam os dados com que a ALU faz as operações que lhe são indicadas.
Barramento (bus) Bus -É o conjunto de linhas de ligação situados na motherboard, por onde circulam os dados entre o CPU, RAM e as placas de expansão dos periféricos. Existem vários tipos de barramento(Conforme os tipos de sinais que transmitem): • Bus de dados; • Bus de Endereços; • Bus de controlo.
Barramento (bus) Bus Bus de dados: canais por onde circulam os dados (Instruções dos programas, dados) entre o CPU, Memórias e os periféricos. Bus de endereços: canais por onde são indicadas as posições da memória RAM ou dos discos, onde se encontram as instruções e os dados que estão a ser trabalhados Bus de Controlo: canais que sinalizam e controlam as operações que estão a ser feitas.
Chipset Chipsetouchips de controlo -É constituído por um ou mais chips… Que têm como função controlar a circulação de dados entre os vários componentes da Motherboard, como por exemplo: O processador, a memória, a placa gráfica e todos os controladores de periféricos.. Ou seja, comanda as vias de comunicação (bus ou Barramento) entre os vários componentes da motherboard.
Conectores (ligações a periféricos) Bus Porta Paralela: a transmissão de dados é feita através de vários fluxos de bits em simultâneo (em paralelo ). Normalmente onde se ligam as impressoras. Porta Série: a transmissão de dados é feita através de um só fluxo ou série de bits. Normalmente onde se ligam ratos antigos, modems externos, scanners, etc. USB (Universal Serial Bus) e FireWire: nestes dois tipos de ligação, as velocidades são muito superiores às de série e paralelas. São utilizadas para os novos periféricos (drives externas de CD, DVD ou discos rígidos).
Periféricos :- Dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o exterior. • De Saída (Output) • De Entrada (Input) • Mistos (Input / Output)
Periféricos de Saída (Output) :-Permitem a saída de informação do computador para o exterior. • Monitor e Placa gráfica (SubSistema Gráfico) Exemplos: • Impressora • Projector Vídeo
Subsistema gráfico Placa gráfica :-Tem como função, receber informação das memórias do computador e do CPU (processador), tratá-la e transferi-la para o ecrã. Monitor :-apresenta, no ecrã, a informação enviada pela placa gráfica.
Placa Gráfica(Principais Características) -A placa gráfica é muito importante para o funcionamento do sistema informático, pois é por ela que passa toda a informação, imagens e gráficos complexos, que são mostrados no monitor. Uma placa gráfica deve ter, no mínimo, as seguintes características: • Um Interface (ligação) com o bus – é a parte da placa que encaixa na motherboard; actualmente a maioria encaixam em slots próprios do tipo: -AGP 8X, 4X, 2X (Advanced Graphics Port); -PCI Express 16X.
Placa Gráfica(Principais Características) Continuação • Quantidade de Memória do Ram – a memória Ram da placa gráfica destina-se a guardar todos os pontos (pixels) que estão a ser mostrados no monitor. Quanto maior for a memória, maior é a quantidade de pontos que podem ser mostrados. Ou seja, maior pode ser a resolução da imagem. Quanto maior for a resolução, maior irá parecer o monitor, podendo conter mais objectos, janelas ou imagens duma só vez.
Placa Gráfica(Principais Características) Continuação • Um conversor digital-analógico (RAMDAC ou DAC-Digital to Analog Converter) –tem como função transformar os sinais digitais (“linguagem” do computador) em sinais analógicos ( ou eléctricos) que formam as imagens no monitor. Ao se escolher uma placa gráfica deve-se ter atenção à velocidade deste componente (medida em MHz). Este componente da placa gráfica corre o risco de desaparecer pois os novos monitores digitais (LCD, OLED, etc) já são capazes de receber as imagens directamente em formato digital através dos conectores DVI.
Placa Gráfica(Principais Características) Continuação • Motor Gráfico [VPU (VideoprocessorUnit) ou GPU (GraphicsProcessorUnit)] –O motor gráfico é o processador da placa gráfica, que faz os cálculos necessários para mostrar efeitos 3D, sombras, movimentos das imagens, etc. O VPU é importante, pois ao fazer estes cálculos, poupa o CPU do computador e deixa-o livre para realizar outras tarefas. Acelerando o funcionamento geral do computador. Para se trabalhar com de 3D, jogos realistas, ou até mesmo edição/criação de vídeo é necessário que a placa gráfica tenha um VPU rápido (Velocidade mede-se também em MHz).
Placa Gráfica(Principais Características) Continuação • Os conectores de ligação ao monitor –é onde se ligam os monitores. Os tipos mais utilizados são:-VGA ou SVGA (analógicos);-DVI (digitais). DVI VGA
Monitor • Existem dois tipos principais:-Monitores CRT (Cathod Ray Tube) mesmo tipo que as televisões;-Monitores LCD (Liquid Cristal Display) que são mais estreitos que os CRT. CRT LCD
Monitor(Principais Características) Velocidade de Varrimento (Refresh) • Resolução • Dot Pitch
Monitor(Principais Características) Resolução- É a quantidade de pontos de imagem (Pixels) que o ecrã consegue mostrar duma só vez, na horizontal e na vertical.
Monitor(Principais Características) Velocidade de Varrimento (Refresh)-Num monitor a imagem não é criada toda ao mesmo tempo, mas sim ponto a ponto, percorrendo todos os pontos do ecrã muito rapidamente e muitas vezes por segundo. Mesmo quando se vê uma imagem parada no ecrã, esta está sempre a ser construída. A uma “volta” completa do ecrã, chamamos “Varrimento”. A velocidade do varrimento é medida em hertz (Hz) e mede a quantidade de vezes que todos os pontos do ecrã são mudados, durante um segundo. Actualmente a maior parte dos monitores tem velocidades entre 70 a 80 Hz, que significa 70 a 80 varrimentos por segundo.
Monitor(Velocidade de Refrescamento) Ex: Se a velocidade de um monitor for de 60 Hz, isso quer dizer que é refrescado 60 vezes por segundo. E em cada uma dessas 60 vezes todos os pontos do ecrã são redesenhados.
Monitor(Principais Características) Dot pitch – refere-se à distância entre píxeis (pontos) no ecrã do monitor (0,2 a 0,3 milímetros). Quanto menor for o dot pitch melhor será a qualidade da imagem. • Resumindo…Ao se comparar dois monitores devemos escolher o que tiver: • Maior resolução; • Maior velocidade de varrimento (Refresh); • E menor dot pitch.
Impressora :-Permite a transposição de informação digital, para papel, transparências ou outros meios (físicos). Tipos de Impressoras:-Matriciais ou de agulhas;-Impressoras de jacto de tinta (InkJet);-Impressoras laser-Plotters.
Tipos de Impressora :Matriciais ou de Agulhas • Funciona com uma cabeça de impressão que contém um conjunto de agulhas (9 a 24) que imprimem pontos contra o papel, através duma fita com tinta. • O resultado da impressão, sejam imagens ou letras é um conjunto de pontos.
Tipos de Impressora :Impressoras a Jacto de Tinta (Inkjet) • Funciona com uma cabeça de impressão que atira pequenos jactos de tinta contra o papel • Uma característica importante deste tipo de impressoras (também das laser) é a capacidade de resolução que é medida em dpi (dots per inch – pontos por polegada). Os valores normais são por exemplo 300 dpi, 600 dpi, etc.
Tipos de Impressora :Impressoras laser • Funciona através de laser que ao ser “disparado” contra um cilindro (Toner), faz desprender tinta em pó desse cilindro para o papel, que é fixada de seguida através de um outro cilindro aquecido. • São as impressoras com melhor qualidade de impressão (Resolução). A desvantagem é que impressoras laser a cores são mais caras.
Tipos de Impressora :Plotters ou traçadores gráficos • São utilizados em desenhos em que é preciso muita precisão, como por exemplo, design de peças industriais ou em arquitectura. • É uma prancha rectangular, por onde se desloca um braço mecânico com uma ou mais canetas na ponta, que desenham as imagens através de traços.
Projector de Video e imagens do computador:-Útil nas salas de aula, congressos, conferências e outros. -Permite a projecção do “conteúdo” do monitor de maneira a ser visionada por várias pessoas.-Liga-se ao mesmo conector que o monitor, ou seja, à placa gráfica. VOLTAR
Periféricos de Entrada (Input) :-Permitem a introdução dados e instruções no computador. • Teclado Exemplos: • Rato • Scanner • Câmara Web (WebCam)
Teclado :-Permite a introdução de dados (na forma de texto) ou de instruções no computador. 1-Tecla Escape (Esc) 2-Teclas de Funções 3-Bloco alfanumérico (letras e números) e de símbolos. 4-T. de acções especiais 5-Barra de espaços 6-T. De direcção (setas) 7-T. Movimentação rápida e Insert e delete 8-Luzes de aviso (fix. de maiúsculas e do bloco númerico/Setas 9-Bloco numérico 1 2 8 7 3 4 9 4 6 5 VOLTAR
1-Tecla Escape(Esc)- Tecla que serve para cancelar/parar acções ou para sair de algumas janelas. • 2-Teclas de Funções -Teclas às quais se podem atribuir funções diferentes. A mesma tecla pode ter funções diferentes conforme o o programa de computador (Ex: Normalmente a tecla “F1” dá acesso à ajuda na maior parte dos programas de computador, mas é possível que noutros tenha uma outra função) • 3-Bloco alfanumérico (letras e números) e de símbolos – Teclas que permitem escrever letras, números ou outros símbolos. • 4-T. de acções especiais –As teclas: • “Ctrl” e “Alt” são utilizadas em conjunto com outras teclas, como atalho para diversas acções (Ex: Ctrl+G para guardar um documento do word & Alt+F4 para fechar uma janela) • “Shift” serve para escrever letras maiúsculas e para escrever os símbolos que se encontram na parte superior de algumas teclas. • “Caps Lock” quando está activo as letras são todas escritas em maiúsculas; ... Etc. • 5-Barra de espaços • 6-T. De direcção (setas) – Para movimentação nos menus, texto, em pastas, etc. • 7-T. Movimentação rápida e Insert e delete – • “Home” & “End” - ir para o ínício ou para o fim de uma janela ou de uma linha de texto; • “Page Up” & “Page Down” – para subir ou descer a distância de uma página; .... Etc. • 8-Luzes de aviso (fix. de maiúsculas e do bloco númerico/Setas . • 9-Bloco numérico/teclas de direcção – Serve como teclas de direcção se a luz de aviso “Num Lock” estiver desactivada e para escrever números se estiver activada Teclado : VOLTAR
Rato :-Permite controlar o computador através dum interface gráfico (Ex: Windows).
Scanner :-Permite a digitalização de imagens, ou seja, transformar imagens num meio físico (papel, etc) em informação num computador.
Câmara Web :-Permite a digitalização de imagens, sob a forma de filmes ou fotografias através da captação de imagens.
Periféricos mistos (Input / Output) :-Permitem a entrada e saída de informação no computador. • Discos Rígidos Exemplos: Dispositivos de armazenamento secundário ou Memórias Secundárias • Drives • Modem’s
Disco Rígido:-lêem e escrevem informação em pequenos discos magnéticos, feitos de um material rígido (hard disk – Disco rígido). -Actualmente têm capacidades de muitos GigaBytes com velocidades mais rápidas que outros meios de armazenamento. -É indispensável num computador, pois é aí que se instala o sistema operativo e os programas com que se pretende trabalhar.
Disco Rígido(Cont.):Um disco rígido, normalmente é constituído por vários discos empilhados. -Cada disco é coberto, dos dois lados, por uma camada magnética onde se grava a informação -Depois da formatação dum disco, cada lado dos discos, fica dividido em pistas (em forma de circunferência), que por suas vez são divididas em sectores.
Disco Rígido(Cont.):Um disco rígido, normalmente, liga-se à motherboard através de ligações próprias, que podem ser do tipo: • (E)IDE –(Extended intregrated Drive Electronics) Encaixe IDE na motherboard Cabo IDE Cabo de Alimentação
Tipos de ligação do Disco Rígido (Continuação): • SATA–(Serial Advanced Technology Attachment) Cabo de Alimentação SATA Cabo SATA Encaixe SATA na motherboard
Unidades de Disquetes:lêem e escrevem informação em pequenos discos flexíveis Para serem utilizadas, têm de ser formatadas (Tal como o disco rígido) e ficam também divididas em pistas e sectores.
Unidades de discos ópticos (cd / dvd):lêem e escrevem informação em discos ópticos utilizando feixes de laser. A gravação de pistas num cd ou dvdé feita em espiral e não em circunferências como nos discos magnéticos.
Unidades de discos ópticos (cd / dvd): Existem vários tipos de CD’s e DVD’s mais ou menos equivalentes. A diferença é que os DVD’s têm mais capacidade. Tipos de cd (Compact Disc): Tipos de DVD(Compact Disc): • CD-ROM (Read Only Memory • DVD-ROM Só é possível ler informação. • CD-R (Recordable)- • DVD-R eDVD+R Pode-se guardar informação mas só uma vez. • CD-RW (Rewritable)- • DVD-RW eDVD+RW Permite gravar informação, apagar e voltar gravar várias vezes. Ex. de capacidades – 650 e 700 Mbytes Ex. de capacidades – 4,7 GigaBytes