1 / 17

Lilian Mendes RGM 12445-1 Joana Ragnelli RGM 12227-1

PASTA DENTAL INFANTIL SABOR MARACUJÁ. Lilian Mendes RGM 12445-1 Joana Ragnelli RGM 12227-1. SAÚDE BUCAL INFANTIL.

sabine
Download Presentation

Lilian Mendes RGM 12445-1 Joana Ragnelli RGM 12227-1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PASTA DENTAL INFANTIL SABOR MARACUJÁ Lilian Mendes RGM 12445-1 Joana Ragnelli RGM 12227-1

  2. SAÚDE BUCAL INFANTIL A higiene bucal deve ser uma preocupação constante e, já nos primeiros dias de vida as gengivas do bebê devem ser limpas com uma gaze ou fralda úmida após cada mamada. Quando os primeiros dentes começam a nascer, por volta dos 7 meses, a higiene bucal deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia, principalmente antes de dormir. Não deve deixar o bebê dormir com a mamadeira de suco ou leite na boca, pois os resíduos desses alimentos levam ao aparecimento das placas bacterianas que, permanecerem por muito tempo, causa cáries ou problemas periodontais como a gengivite. Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.

  3. PATOLOGIAS Fluorese é o excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes, se manifesta na dentição definitiva principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas. A Cárie é uma doença infecto-contagiosa degenerativa que destrói os dentes, seu principal agente etiológico é a bactéria Streptococcus mutans. A placa bacteriana é uma camada macia branca, que se forma sobre os dentes, contendo grande quantidade de bactérias de vários tipos. O tártaro, é a placa bacteriana que endureceu nos dentes.

  4. SAÚDE BUCAL INFANTIL CUIDADOS • Ingestão de flúor em quantidade necessárias • Higiene dentária regular ( de manhã, após as refeições e antes de deitar) • Evitar a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas • Ingestão diária de alimentos ricos em cálcio • Utilização de pasta dentifrícia com flúor • Ir ao dentista de seis em seis meses • Escovar com técnica correta; • manter a escova limpa. • Utilizar corretamente o fio dental. • Visitação freqüente ao dentista.

  5. PRODUTO Pastas/ Géis Dentais: São mais conhecidos como CREME DENTAL, eles ajudam a retirar a placa bacteriana e alimentos dos dentes, elimina ou disfarça odores indesejáveis na boca, libera ingredientes como flúor que previne problemas nos dentes e gengiva. Desenvolvemos uma formulação de pasta dental infantil com sabor de Maracujá, de acordo com as legislações: Resolução RDC 79 de 28/08/00 Resolução RDC 211 de 14/07/05

  6. FORMULAÇÃ0 FASE A (Aquosa) Água _______________ q.s.p.__________________________ 100% Fluoreto de Sódio ____________________________________ 2 Sacarina Sódica _____________________________________ 2% LSS _______________________________________________ 2% Propilenoglicol ______________________________________ 6% Extrato de Própolis ___________________________________ 1% Óleo de Menta _______________________________________1% FASE B (Espessante) Glicerina ___________________________________________ 3% CMC ______________________________________________ 1,5% FASE C Carbonato de Cálcio _________________________________ 45% Essência de Maracujá ________________________________ q.s. Óleo de Buriti _______________________________________ q.s. Cromage Passiflora __________________________________ q.s.

  7. DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES Água: Veículo Fluoreto de Sódio: inibe a desmineralização dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à cárie. Sacarina Sódica: é um edulcorante artificial 500 vezes mais doce que o açúcar e apresenta um sabor doce e metálico. É comum encontrá-lo em cremes dentais e anti- sépticos bucais, pois mascaram os sabores das demais matérias primas da formulação. LSS (Lauril Éter Sulfato de Sódio): tensoativo e emulsificante que proporciona espuma que auxilia na limpeza dos dentes no momento da escovação. Propilenoglicol: Devido a suas propriedades higroscópicas, tem a capacidade de absorver água e de funcionar como um hidratante e umectante. Impedindo que o dentifrício se resseque nas embalagens quando em prateleira e uso. O propilenoglicol possui também propriedades antimicrobianas, sendo efetivo em ajudar a preservar a formulação de contaminações microbiológicas. Extrato de Própolis: tem as ações antimicrobiana, anti-oxidante, anti-séptica, antifúngica, bactericida, anti-placa anti-cárie e cicatrizante. Óleo de Menta: tem ação refrescante para sensação de hálito agradável. E ação antimicrobiana.

  8. DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES Glicerina: tem açãoumectante, impede que o dentifrício se resseque nas embalagens quando em prateleira e uso. CMC (Carboximetilcelulose): Espessante, estabilizante e emulsificante proporciona viscosidade. Carbonato de Cálcio: Abrasivo, para higienizar melhor as superfícies dentárias, remover a placa dentária, melhorar o fluxo salivar e a capacidade tampão e reduzir as colônias bacterianas, como de Streptococcus mutans (Espécie de STREPTOCOCCUS produtora de polissacarídeos que é isolada da placa dentária humana), agente causador da cárie dentária. Essência de Maracujá: proporciona um aroma agradável ao dentifrício. Óleo de Buriti: anti-oxidante. Cromage Passiflora: semente de maracujá, abrasivo auxilia na limpeza dos dentes sem danificar o esmalte.

  9. TÉCNICA DE PREPARO • Inicialmente todos os componentes da formulação são pesados e identificados, e então, as fases da formulação são preparadas isoladamente e posteriormente acrescidas. • Na fase aquosa, são adicionados ao propilenoglicol: o fluoreto de sódio, a sacarina sódica, o lauril éter sulfato de sódio, o extrato de própolis e o óleo de menta. E então, dissolvidos com o auxilio de um bastão de vidro, até apresentarem solução homogênea. Em seguida, a esta solução é adicionada a água gradativamente, com agitação leve e constante. • Na fase espessante a carboximetilcelulose foi dissolvida na glicerina. E por último, a FASE C, todos os itens são deixados separados, pois a essência de maracujá, o óleo de buriti e a Cromage passiflora são adicionados à formulação somente ao termino do processo de fabricação. • Após o preparo das fases, a fase aquosa foi adicionada à fase espessante, gradativamente e pelas bordas do recipiente a fim de evitar a formação de espuma. E então dissolvidas com o auxilio de um bastão de vidro. • E então, para a preparação é utilizada uma pedra de granito. Sobre esta foi colocado o Carbonato de Cálcio e gradativamente foi adicionada a mistura das FASES A e B, com o auxilio de uma espátula foi feita à homogeneização. Após a apresentação homogênea, ao creme dental foi acrescida a essência de maracujá, o óleo de buriti e a cromage passiflora, misturando-os. • Ao findar este processo, o produto foi envasado.

  10. TÉCNICA DE PREPARO Cuidados Devido à presença do LSS, caso a agitação seja intensa ocorre à formação de espuma, o que neste caso é indesejável. A parte final (mistura do carbonato de cálcio com as FASES A e B) é de suma importância, desta forma exige técnica e habilidade do manipulador, pois se essa mistura não for bem sucedida o produto não se apresenta na forma e características de um creme dental.

  11. O poder contra as cáries Power Girl • Delicioso sabor MARACUJÀ • Limpeza Comprovada • Proteção Contra Cáries www.powerkids.com.br PRODUTO Escolha do produto: Existem muitos cremes dentais destinados a crianças no mercado. Mas nenhum que apresenta na formulação semente de maracujá moída, que por meio de ação mecânica, gera atrito, que por sua vez auxilia na limpeza dos dentes sem causar danos ao esmalte dos dentes. Power Boy Agora escovar é diversão

  12. PRODUTO Público alvo: Crianças a partir de 5 anos de idade ou quando souber cuspir. Advertências: Crianças menores de 5 anos devem utilizar com certo critério. Como nesta idade não há coordenação motora para cuspir, a criança tende a engolir toda a pasta durante a escovação. O problema é que, durante essa fase da infância, a ingestão em excesso de pasta com flúor pode causar fluorese nos dentes permanentes, que são pequenas manchinhas brancas no esmalte. Preço Sugerido: R$ 4,90

  13. EMBALAGEM Embalagem Primária Constituída por material de plástico , flexível projetadas para ficarem sempre de pé permitindo que a pasta seja melhor aproveitada , material em contato direto com o produto, aumenta o tempo de vida útil evitando o contato com microrganismos e principalmente impede o contato com o oxigênio o que evita o ressecamento do produto. Embalagem Secundária A embalagem secundária é constituída por papelão revestido por resina. Protege o produto contra deformações mecânicas, choques térmicos, luz, oxigênio, vapor de água, insetos, microrganismos, contato com sujeira, contato com outros produtos ou materiais, perda ou absorção de aromas. Além de sua função protetora, facilita o manuseio do produto. Comercialmente, torna-se um instrumento para a propaganda, estando em contato direto com o consumidor, possibilita reforçar a marca e aumentar a aceitação, por meio dos elementos visuais expostos. Embalagem Terciária Utiliza-se uma embalagem terciária, apenas para o transporte e distribuição do produto, a fim de proteger a embalagem secundária, evitando deformações.

  14. RÓTULO RÓTULO Frente Verso Ingredientes:Aqua,Calcium Carbonate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Fluoride, Sodium Saccharin, Glycerin, Mint Oil, Buriti Oil, Passion Flower Flavor, Passion Flower Cromage, Própolis Extract (1450 ppm de flúor). Fabricado por: F. F. Health Care. R. Otilia, n° 191. Indústria 1, São Paulo – SP Ingredientes:Aqua,Calcium Carbonate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Fluoride, Sodium Saccharin, Glycerin, Mint Oil, Buriti Oil, Passion Flower Flavor, Passion Flower Cromage, Própolis Extract (1450 ppm de flúor). Fabricado por: F. F. Health Care. R. Otilia, n° 191. Indústria 1, São Paulo – SP

  15. Creme Dental Power Kids – sabor Maracujá As sementes de maracujá moídas agem como partículas polidoras, removendo toda a sujeira que esta aderida aos dentes. Promove limpeza e deixa os dentes limpos e hálito fresco. Instruções de uso: Escove seus dentes adequadamente após cada refeição, três vezes ao dia ou segundo recomendação de seu dentista. Enxágüe completamente depois da escovação. Precauções: Crianças menores de 5 anos devem usar uma quantidade reduzida ao tamanho de uma gota e ter a supervisão de um adulto. Não ingerir. Mantenha fora do alcance de crianças menores de 5 anos. RÓTULO Verso Ingredientes:Aqua,Calcium Carbonate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Fluoride, Sodium Saccharin, Glycerin, Mint Oil, Buriti Oil, Passion Flower Flavor, Passion Flower Cromage, Própolis Extract (1450 ppm de flúor). Fabricado por: F. F. Health Care. R. Otilia, n° 191. Indústria 1, São Paulo – SP Ingredientes:Aqua, Calcium Carbonate, SodiumLauryl Sulfate, Sodium Fluoride, Sodium Saccharin, Glycerin, Mint Oil, BuritiOil,Passion Flower Flavor, Passion Flower cromage, Própolis Extract (1100 ppm de flúor). Fabricado por: Powerkids. R. Otilia, n° 191. Indústria 1,SãoPaulo–SP.CNPJ00382468000862. Farm. Resp. Dr. XCRF:X---SAC:0800-553899 www.powerkids.com.br L D5051 / F 05-10 V 05-12

  16. Sorrindo para o Mundo FIM Sorrindo

  17. BIBLIOGRAFIA BARTH, ADRIANO. Cremes dentais. Disponível em: http://br.geocities.com/adrianobarth/dentifricio.htm. CORAZZA, Sonia. Aromoterapia:uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: Editora SENAC, 2002, 412pg. MEDEIROS, Paula. 40% da população não têm acesso à escova e à pasta de dente. Agência Brasil. São Paulo, 2004. Disponivel em: http://www.brasiloeste.com.br MINISTÉRIO DA SAÚDE. Governo realiza III Conferência Nacional de Saúde Bucal. São Paulo, 2004. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/. MONTENEGRO, Fernando Luiz Brunetti. Dentes saudáveis na terceira idade. Editora Escala. São Paulo. Disponível em: http://odontologika.uol.com.br/terceiraidade.htm. ODONTOLOGIA E SAÚDE. Dentifrícios e pasta de dentes. Revista APCD. Disponível em: http://www.uniodonto-sc.com.br/. Ojoe, Evelyn; Pita, Nilson Oliveira Gonçalves Apostila de aulas práticas. São Paulo, 2010.

More Related