1 / 13

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA. A IMPORTÂNCIA DE UMA ROTA ACESSÍVEL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS SERTÃO. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA. ALUNA: CLAUDIA CRISTINA PIACENTINI ORIENTADOR: LENIR ANTÔNIO HANNECKER.

sagira
Download Presentation

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA A IMPORTÂNCIA DE UMA ROTA ACESSÍVEL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS SERTÃO

  2. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA ALUNA: CLAUDIA CRISTINA PIACENTINIORIENTADOR: LENIR ANTÔNIO HANNECKER

  3. Estrutura do IFRS – Campus Sertão

  4. Introdução Todo o ser humano tem de crescer, ter sua valorização e poder se manifestar, expandir e desenvolver suas atividades, mas esta busca se torna limitada pelos obstáculos arquitetônicos junto às instituições de ensino.

  5. Para que serve a Acessibilidade : Facilidade de aproximação, de locomoção, ou seja, forma de chegar a algum lugar com segurança, conforto e independência. Segundo a Revista A Escola, página 22, (2004): “A acessibilidade física é um dos primeiros requisitos para a universalização do ensino, já que ela garante a possibilidade, a todos, de chegar até a escola, circular por suas dependências, utilizar funcionalmente todos os espaços, freqüentar a sala de aula, nela podendo atuar nas diferentes atividades. A NBR 9050 define e descreve as normas de acessibilidade que devem ser respeitadas no Brasil. Toda escola, por força da lei, deve ela obedecer.”

  6. Porque transformar o IFRS – Campus Sertão numa Instituição Acessível: Assim como mostra a norma de acessibilidade para deficientes nas escolas, “deve existir pelo menos uma rota acessível interligando o acesso de alunos às áreas administrativas, de prática esportiva, de recreação, de alimentação, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, centros de leitura e demais ambientes pedagógicos, todos estes ambientes devem ser acessíveis”.

  7. Objetivo: • Propor alternativas funcionais que permitam que o IFRS - Campus Sertão, seja inserido no contexto da educação inclusiva como facilitador do acesso a alunos com deficiência.

  8. Realizar um diagnóstico das condições de acessibilidade existentes; Verificar as necessidades específicas de cada tipo de deficiência; Facilitar o acesso aos ambientes de leitura, alimentação, esporte, lazer, serviço odontológico, médico e também as residências dos alunos; Disponibilizar vagas específicas, telefones, sanitários, passarelas, rampas, enfim, todos os dispositivos necessários para o aluno deficiente; Utilizar a norma brasileira ABNT NBR 9050 – Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, para que todos os ambientes se tornem realmente acessíveis à pessoa com deficiência. Métodos:

  9. Exemplos de algumas dificuldades encontradas no estudo de caso Sanitário para Deficientes

  10. Escada de acesso ao Ambulatório – atendimento médico e odontológico

  11. Escada de acesso ao acervo da biblioteca.

  12. Resultados Esperados Após o estudo de caso, a coleta de dados e pesquisa teórica, desenvolver um relatório ou quadro avaliativo, visando ordenar e classificar os problemas encontrados, servindo de síntese para recomendação de como resolver o problema de acessibilidade existente. Posteriormente a este trabalho será preciso fazer um projeto com rota acessível, afinal em instituições já construídas, algumas adaptações ficam inviabilizadas, devido a terrenos muito acidentados, que impedem a implantação de rampas e passarelas em todos os percursos. E por fim, realizar as adequações através de reforma, construção e adaptação em toda a instituição de ensino.

  13. Considerações Finais: Precisamos melhorar o acesso de deficientes em nossa instituição, realizando as adequações e construções necessárias, pois proporcionar uma rota acessível, tanto externa como internamente aos ambientes do IFRS – Campus Sertão é o primeiro passo para que haja efetivamente a verdadeira inclusão. Muito Obrigado! claudia.piacentini@sertao.ifrs.edu.br

More Related