150 likes | 449 Views
Aula 06 Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem.
E N D
Aula 06 Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Com a ênfase que as empresa passaram a adotar para a criatividade e inovação delas e de seus trabalhadores, chegamos numa Era de aprendizagem, as empresas aprendem através de pessoas, valores e sistemas que a capacitam a modificar e melhorar continuamente. As organizações que aprendem são constituídas por pessoas dispostas ao aprendizado, criatividade, inovação e que estão comprometidas com sua auto-avaliação e, responsáveis pelo seu crescimento e do ambiente no qual estão inseridas.
A Organização que aprende cria o futuro que deseja planejando e implementando as ações para sair da situação atual e chegar a que foi desejada entre os diversos futuros possíveis.
As organizações que aprendem medem seus resultados a partir de conjunto de indicadores e medidores de aprendizagem organizacional.
Nas organizações que aprendem ou organizações baseadas no conhecimento existe uma maior flexibilidade, uma maior capacidade de adaptação e reinvenção.
A aprendizagem organizacional é o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Entendendo que errar é aprender temos nestas organizações que aprendem a tolerância ao erro para a correção de rumo até o alcance dos objetivos.
As organizações que aprendem sustentam o pensamento sistêmico, o modelos mentais, a visão compartilhada, a aprendizagem em grupo e o diálogo como elementos de seu desenvolvimento.
A credibilidade nos programas de aprendizagem organizacional está ligado com as políticas internas de gestão de pessoas que devem garantir incentivos ao compartilhamento das conquistas individuais aplicáveis ao desenvolvimento coletivo.
A aprendizagem organizacional é bastante complexa e dinâmica não se compondo unicamente pela ampliação da aprendizagem individual. A organização aprende por intermédio de seus membros individuais e conseqüentemente é afetada direta ou indiretamente pela aprendizagem individual.
Em uma organização que aprende as pessoas devem: - Adotar novas maneiras de pensar e esquecer seus antigos modos de pensar e as rotinas padronizadas; - Aumentar a capacidade de criar e inovar comunicando-se abertamente com as outras pessoas de todos os níveis sem ter medo das críticas ou punições; - Pensar em termos de processos, padrões e inter-relações da organização com o ambiente como um sistema de relações; - Ter uma visão compartilhada e comum a todos do que se pretende criar para a organização; - Trabalhar juntas para trocar experiências e conhecimentos.
Texto Complementar: Organizações que aprendem: a influência das novas tendências de gestão no Brasil