E N D
Os primeiros passos A ciência química surge no século XVII, a partir dos estudos de alquimia, populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da Química se recolhem pela primeira vez, na obra do cientista britânico Robert Byle: The Sceptical Chymist (1961). A Química, como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do francêsLavoisier e suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão. A partir destas leis de Lavoisier teve-se o início da Química Moderna.
A hipótese atomística Por volta de 400 a.C. o filósofo grego Demócrito sugeriu que a matéria não é contínua, isto é, ela é feita de minúsculas partículas indivisíveis. Essas partículas foram chamadas de átomos (a palavra átomo significa, em grego, indivisível).
Ligações entre os átomos As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substancia ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substancias químicas. Esses átomos unem-se através de seus elétrons. Essa união Consiste na combinação onde cada espécie química procura uma maior estabilidade.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos
As ligações químicas tem forte influência sobre diversas propriedades dos materiais os elétrons de valência (do último nível) são os que participam das ligações químicas. Os átomos buscam a configuração mais estável dos gases nobres (com 2 ou 8 elétrons) Dependendo da energia envolvida na ligação elas podem ser divididas em: Fortes Ligações: (intramolecular) Iônicas; Covalentes; Metálicas
Ligação iônica Uma ligação iônica ocorre quando um ou mais elétrons são transferidos da camada de valência (A última camada que contém elétrons) de um átomo para a camada de valência de outro. Se um átomo perde elétrons torna-se um íon positivo (cátion), enquanto o átomo que ganha elétrons torna-se negativamente carregado (ânion). A ligação iônica resulta da atração entre os íons com cargas opostas.
Ligação covalente polar Ligação covalente polar, é quando os átomos que estão ligados apresentam eletro negatividades variadas. Os átomos ligados tem diferente eletro negatividade. A toda ligação covalente polar esta associado um vetor polarização, orientado da carga positiva para a negativa. H Cl Ligação covalente apolar Os átomos ligados tem igual eletronegatividade. H – H
Representação esquemática da ligação iônica para o NaCl Resulta da atração mútua entre íons positivos e negativos
Experimentos Detecção de amido no leite 1 Diminuição do amido em bananas maduras: um experimento 2 simples para discutir ligações químicas e forças intermoleculares. Os objetivos e métodos serão discutidos no laboratório no dia do experimento.