1 / 9

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.

shalom
Download Presentation

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

  2. Área total: 577.214 km²Densidade demográfica (2000): 43,46 hab/km²Maiores cidades (Habitantes/2009): Curitiba (1.851.215); Porto Alegre (1.436.123); Londrina-PR (510.707); Joinville-SC (497.331); Caxias do Sul-RS (410.166); Florianópolis (408.161); Pelotas-RS (345.181); Maringá-PR (335.511); Foz do Iguaçu-PR (325.137); Canoas-RS (332.056); Ponta Grossa-PR (314.681); Blumenau-SC (299.416) 

  3. RELEVO HIDROGRAFIA

  4. CLIMAS VEGETAÇÃO

  5. ECONOMIASituada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados. Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.

  6. A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade. A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região.            A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar um grande número de hotéis e pousadas.

  7. INDICADORES            Os três estados do sul - além do Distrito Federal -, são quem reúnem os melhores indicadores nacionais em educação, saúde e qualidade de vida (nesse último item, inclui-se também o estado de São Paulo). Apesar dos três estados estarem entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, recebem menos verbas federais que os estados do Nordeste - mais carentes. Na tentativa de equilibrar as contas, catarinenses e paranaenses lançam mão de programas de privatização de companhias de energia, água e bancos estaduais.

More Related