80 likes | 166 Views
Avaliação, agências e especialistas:. Padrões oficiais de qualidade da educação superior. A definição dos padrões na avaliação da educação superior agencias e comissões de especialistas. Reformas universitárias na America Latina.
E N D
Avaliação, agências e especialistas: Padrões oficiais de qualidade da educação superior
A definição dos padrões na avaliação da educação superior agencias e comissões de especialistas Reformas universitárias na America Latina Cordoba 1918: Princípios fundamentais autonomia universitária e governo colegiado ampliação do acesso através da via privada de 50-80 Autonomia avaliada no contexto da internacionalização da educação
Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) idd SESu Setec
Governo Luiz Inácio (lula) Questionamento das agencias reguladoras SESu
Definição da Qualidade Sinaes • Formado por três componentes principais: • A avaliação das instituições • A avaliação dos cursos • A avaliação do desempenho dos estudantes. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Decreto ponte • DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006. Explicita os procedimentos que atendem as funções de regulamentação, supervisão e avaliação das instituições e cursos.
CTAA Comissão técnica de acompanhamento de avaliação A CTAA tem a função de acompanhar os trabalhos das comissões de especialistas, julgar os recursos advindos das avaliações externas (institucional e de cursos) e selecionar os avaliadores que realizarão as visitas. Existem duas comissões para avaliar a educação superior. CONAPES - Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior, Institui o Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior e dispõe sobre a avaliação do ensino superior CONAV – Comissão da Orientação Nacional da Avaliação MEDIDA PROVISÓRIA Nº 147, DE 15 DE DEZEMBRO 2003 - DOU DE 16/12/2003 – Convertida em Lei
Especialistas Conaes Sinaes enade BaSis