250 likes | 479 Views
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes das Políticas Nacionais da Educação Básica – Educação Profissional. Roberto Ferraz Barreto Conselho Estadual de Educação do Pará. Definição.
E N D
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Diretrizes das Políticas Nacionais da Educação Básica – Educação Profissional Roberto Ferraz Barreto Conselho Estadual de Educação do Pará
Definição Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, seqüencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. (Resolução n.4/CNE, de 13 de julho de 2010)
Objetivos das DPNEB • Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da educação básica contidos na Constituição, na LDBEN e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;
Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica; • Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da educação da educação básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Sistema Nacional de Educação A concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional.
Ensino Médio ... No Brasil é historicamente marcado por não possuir uma identidade definida, pois ora está relacionado à preparação do educando para os estudos posteriores, ora está relacionado com a preparação para o mundo do trabalho, isto pode ser associado à própria gênese da Educação Profissional no Brasil.
É no Ensino Médio que a relação entre Educação e Trabalho, entre o conhecimento e a atividade prática, é tratada mais explicitamente, fato este claramente expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que destaca como uma das finalidades do Ensino Médio a preparação básica do jovem para o trabalho e a cidadania.
É nesta etapa da Educação Básica que a relação entre conhecimento e a prática de trabalho estará mais latente e, onde, os elementos mais gerais já aprendidos no Ensino Fundamental precisam receber um tratamento mais crítico, impulsionando o educando para a construção do conhecimento científico, para o domínio teórico-prático do processo produtivo.
A Educação Profissional Tecnológica ...Lei n. 11.741/2008 / Resolução n. 4/2010 / Resolução n. 001/2010 • Integra-se a diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o Ensino Regular e com outras modalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação a Distância.
A Educação Profissional Técnica de nível médio ... • Articula-se com o Ensino Médio: a) Integrada, na mesma instituição; b) Concomitante, na mesma ou em distintas instituições Pode ser desenvolvida por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente do trabalho.
Crescimento da demanda na Educação Profissional ... Fonte: CONAE, 2010.
Currículo ... Implica o redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e espaço pedagógicos. Deve ser objeto de discussão pelos Sistemas de Ensino e Unidades Educativas, de modo a humanizar e assegurar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Acesso e Permanência para a Conquista da Qualidade Social A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
A Educação Profissional deve ... • Garantir a articulação entre formação cidadã e profissional, com enfoque no direito de acesso da adolescência e juventude ao ensino médio, tendo em vista a ampliação da etapa de escolarização obrigatória no Brasil;
Consolidar a expansão da Educação Profissional de qualidade, que atenda as demandas produtivas e sociais locais, regionais e nacionais, em consonância com a sustentabilidade socioambiental e com a inclusão social;
Construir uma Educação Profissional que atenda, de modo qualificado, as demandas crescentes por formação de recursos humanos e difusão de conhecimentos científicos, e dê suporte aos arranjos produtivos locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social;
Garantir que os diferentes formatos institucionais e os diferentes cursos e programas na área tenham forte inserção na pesquisa e na extensão, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade;
Consolidar a oferta do nível Médio Integrado e Profissional, bem como, a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura; • Inserir, na Educação Profissional, ações de Educação Especial, possibilitando a ampliação de oportunidade de escolarização.
Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará • A Secretaria de Educação, ao propor e implantar a Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA (Portaria 042/2008 SAEN/SEDUC), como novo modelo Educação Profissional técnica de nível médio, coloca-a como alternativa ao que vinha sendo desenvolvida pela OS-ETPP, que até junho de 2008 geria a Educação Profissional estadual.
Uma diferença básica e que deve ser destacada desde o início é o compromisso com uma formação profissional qualificada, integradora entre Ensino Médio e Educação Profissional, capaz de promover o cidadão com capacidades para produzir, mas também autônomo frente as diferentes dimensões da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, política e ética.
Profaps no Estado do ParáResolução n. 115, de 15 de julho de 2010 • Aprova os Projetos de Curso de Formação Técnica de Nível Médio a ser desenvolvido pela Escola Técnica do SUS (ETSUS), com recursos do Programa de Formação de Profissional de Nível Médio para a Saúde – PROFAPS, no valor total de R$ 2.007.011,14 (dois milhões, sete mil e onze reais e quatorze centavos).
Processo no CEE/PA das ETSUS Fonte: Conselho Estadual de Educação do Pará/CEB, 2010.
Referências Conselho Estadual de Educação. Resolução n. 001/2010. In Legislação do Conselho Estadual de Educação 2010, Belém/Pará. Conferência Nacional de Educação. Construindo o Sistema nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de ação. CONAE, 2010. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDEN n. 9.394/96. Portaria n. 1255/CIB/PA, de 15 de julho de 2010. Diário Oficial do Estado do Pará – IOEPA, cad. 3, pag. 9, 2010 SEDUC. O Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública, 2008.
Obrigado!!! Conselho Estadual de Educação • 3223 2899 / 2341 5519 • www.cee.pa.gov.br