E N D
APARELHOS DE LABORATÓRIO Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui na sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente fria: a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar, a chama se torna azul, mais quente. 1. BICO DE BUNSEN
APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN
3.SUPORTE UNIVERSAL E TRIPÉ DE FERRO Suporte universalcom garras: Utilizado para sustentar peças (tubos de ensaio, condensadores, etc.) e na montagem de aparelhos de laboratório. Tripé de ferro: Serve de sustentação à tela de amianto ou ao triângulo de porcelana. É constituído de ferro fundido.
2. TELA DE AMIANTO E TRIÂNGULO DE PORCELANA São suportes de sustentação para recipientes que contém o material a ser aquecido. - A tela de amianto distribui uniformemente para o recipiente o calor recebido do bico de Bünsen. Já o triângulo de porcelana serve de suporte para cadinhos de porcelana, que são aquecidos diretamente pela chama.
5.ESPÁTULA DE AÇO E MANTA ELÉTRICA Espátula de aço: Utilizada para transferência de sólidos ou como elemento cortante. Manta elétrica: Utilizada para aquecimento de líquidos inflamáveis.
4 .PINÇA E BAQUETA DE VIDRO Pinça: Pode ser de madeira ou de ferro. Utilizada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento. Vareta de vidro: Utilizada para agitar soluções, ajudar na dissolução de substâncias ou escorrer líquidos de um recipiente para outro.
6 .TUBOS DE ENSAIO E BÉQUER Tubos de ensaio: Utilizados para efetuar reações em pequena escala ou testes de reacções. Copo ou Gobelé: Usado para dissolver substâncias, efectuar reacções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.
7 .FUNIL COMUM E DE BUCHNER Funil comum: Usado em filtrações comuns, para retenção de partículas sólidas em sistemas heterogêneos. Funil de Buchner: Usado em filtrações a vácuo.
8.ERLENMEYER E KITASSATO Erlenmeyer: Devido ao seu gargalo estreito, é usado para agitar soluções e dissolver substâncias. Kitassato: Usado em filtrações à vácuo.
9 .BALÃO DE FUNDO PLANO E BALÃO DE FUNDO REDONDO São utilizados para aquecer líquidos ou soluções e fazer reações com desprendimentos gasosos. O balão defundo redondo é, em especial, muito utilizado em refluxos.
10 .BALÃO VOLUMÉTRICO E FUNIL DE BROMO Balão volumétrico: Usado para medir com precisão um volume determinado (único, fixo), que vem escrito no balão. Funil de decantação, de separação ou de bromo: Utilizado para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam).
11 .BURETA E PROVETA Bureta: Equipamento calibrado para medida precisade volumes líquidos. Permite o escoamento controlado de líquido através da torneira e é muito utilizado em titulações. Proveta: Geralmente graduada, serve para medir e transferir volumes aproximados de líquidos.
12 . BALÃO DE DESTILAÇÃO E PIPETA VOLUMÉTRICA Balão de destilação: Utilizado na montagem do aparelho de destilação. Pipeta volumétrica: Usada para medir com precisão volume fixo de líquidos.
13 . PIPETA GRADUADA E CONDENSADOR Pipeta graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos, dentro de sua escala, sem grande precisão. Condensadores: Utilizados na condensação de vapores em destilação ou aquecimento sob refluxo.Pode ser de bolas, reto ou serpentina.
14 . VIDRO DE RELÓGIO E CÁPSULA Vidro de relógio: Pode ser usado para pesagem, transporte e proteção de substâncias, cobrindo a cápsula de porcelana e evitando assim a perda da substância. Cápsula: Normalmente de porcelana ou metal, pode ser aquecida diretamente à chama. É usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente( inclusive para cristalização).
15 . ALMOFARIZ, PISTILO E CADINHO Almofariz e pilão: Normalmente feitos de porcelana ou ágata, são utilizados para triturar e pulverizar sólidos. Cadinho: Recipiente de porcelana, prata ou ferro.Pode ou não ter tampa. Resiste a altas temperaturas, sendo utilizado para calcinações (decomposições das substâncias sem oxidação).
16 .TROMPA D’ÁGUA E DESSECADOR Trompa d’água: É ela que provoca a sucção do ar e com isso, produz o vácuo do processo de filtração. Dessecador: Contém em seu interior substâncias higroscópicas (absorvem a humidade de outras substâncias), como o cloreto de cálcio e sílica gel. É usado quando queremos preservar algum material ou reagente, sem absorção de humidade.
16 .pH O pH é uma medida indicadora da acidez do produto Os microrganismos só podem crescer em determinados intervalos de pH, pelo que este também irá influenciar o desenvolvimento dos mesmos
Densidade A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica ou massa específica) de um corpo, define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).